Topo

Goleiros Leandro e Márcio garantem empate em 1 a 1 entre Boa e Atlético-GO

Do UOL, em Belo Horizonte

19/04/2014 18h16

Na reestreia oficial do técnico Nedo Xavier, que iniciou sua sétima passagem pelo clube, o Boa Esporte apenas empatou com o Atlético-GO, em 1 a 1, neste sábado, na estreia de ambos na Série B do Brasileiro.  Dessa forma, o atual campeão goiano segue sem perder para o time mineiro, na curta história do confronto, e a equipe da casa não consegue quebrar um incômodo tabu e continua sem vencer em estreias na 2º Divisão Nacional. Márcio, na etapa inicial, e Leandro, no tempo final, foram responsáveis diretos pela igualdade.

Este foi o quinto jogo entre Boa Esporte e Atlético-GO e o terceiro empate em Varginha, sendo que os dois primeiros foram por 0 a 0. Em Goiânia, o time atleticano venceu as duas partidas, por 3 a 1 e 3 a 2. Esses duelos aconteceram em partidas válidas pela Série B e também pela Copa do Brasil.

Os gols saíram na etapa inicial, mas cada equipe dominou um tempo. O time anfitrião foi melhor nos 45 minutos iniciais, quando o goleiro Márcio trabalhou muito. O campeão goiano, por sua vez, se destacou na fase final, quando chegou a mandar bola na trave do adversário, com Juninho, aos 26 min.

Contrariando a sua forma tradicional de jogar, mesmo quando atua em casa, o Boa Esporte, sob o comando de Nedo Xavier, começou o primeiro tempo de forma bastante ofensiva, partindo para a pressão diante de um acuado Atlético-MG. Com apenas 40 segundos, Fernando Karanga fez bela jogada individual, com direito a lençol sobre um marcador, na área adversária, mas errou a finalização.

As chances de gols para o Boa iam se sucedendo. Aos 4 min, Nilson recebeu passe de Karanga, driblou um adversário, mas permitiu o corte da defesa, antes de bater a gol. Três minutos depois, o mesmo Nilson chutou, mas o goleiro Márcio fez ótima defesa, impedindo a abertura do placar. De tanto tentar, os donos da casa chegaram ao gol, aos 19 min. Nilson deu belo passe para o lateral esquerdo Marinho Donizete tocar para as redes.

O Boa Esporte seguia melhor em campo, mas sua defesa ainda não havia sido testada. E quando foi, em um rápido contra-ataque do Atlético-GO, aos 26 min, mostrou fragilidade. João Lucas avançou pela esquerda, cruzou no segundo pau, para Júnior Viçosa que ajeitou para Jorginho apenas completar para as redes, sem chances de defesa do goleiro Leandro. Por alguns minutos, após o empate, o cenário do jogo era o time mineiro tomando a iniciativa e a equipe goiana contra-atacando.

Aos poucos, no entanto, o Boa diminuiu seu ímpeto e o Atlético-GO adiantou o posicionamento do seu time, equilibrando a partida. Mas o time anfitrião ainda teve uma outra ótima chance para desempatar, aos 45 min, quando Nilson obrigou Márcio a excelente defesa após tabela com Karanga. “Fizemos um gol, desperdiçamos outras chances, vamos ouvir o Nedo no vestiário e corrigir os defeitos”, afirmou Marinho Donizete. Para Jorginho, o time goiano fez a bola chegar pouco ao ataque. “Felizmente fiz o gol do empate”, destacou.

O Atlético-GO voltou com Pedro Bambu no lugar de Jonas na lateral direita. Ao contrário da etapa anterior, o time visitante começou mais ofensivo e teve as melhores chances no recomeço de jogo. Aos 6 min, por exemplo, Leandro impediu o desempate, ao defender com dificuldade chute de Thiago Feltri. O Atlético era melhor em campo e a situação se inverteu, com o Boa passando a usar a estratégia dos contra-ataques.

Aos 21min, Luiz Eduardo, de cabeça, obrigou a Márcio, do Atlético, fazer a defesa. O time atleticano seguia melhor e mais ofensivo. Aos 26 min, o travessão evitou o desempate rubro-negro. Leandro também teve participação importante para garantir o empate, com defesas consecutivas em chutes de Juninho e Júnior Viçosa, aos 41 min.

BOA ESPORTE 1 X 1 ATLÉTICO-GO

Data: 19/4/2014 (sábado)
Local: Estádio Melão, em Varginha (MG)
Árbitro: Wagner dos Santos Rosa (RJ)
Auxiliares: Francisco Pereira de Sousa (RJ) e Diogo Carvalho Silva (RJ)
Cartões amarelos: Betinho, Nilson, Marcel, Alan (BOA); Fábio Lima, Artur (ATL)
Gols: Marinho Donizete, aos 19 min, Jorginho, aos 26 min do primeiro tempo;

Boa Esporte
Leandro; Moisés Ribeiro, Thiago Carvalho, Wallace e Marinho Donizete; Vinícius Hess, Betinho, Malaquias (Alan) e Marcel; Fernando Karanga (Rafael Ratão) e Nilson (Luiz Eduardo)
Técnico: Nedo Xavier
 
Atlético-GO
Márcio; Jonas (Pedro Bambu), Artur, Lino e Thiago Feltri (Marcus Vinícius); Renan Foguinho, Wagner Carioca, Jorginho (Fábio Lima) e João Lucas; Juninho e Júnior Viçosa.
Técnico: Marcelo Martelotte