Topo

Juiz de Joinville x Portuguesa ignora liminar em súmula publicada pela CBF

18.abr.2014 - Jogadores da Portuguesa voltam ao vestiário em Joinville após saírem de campo em razão de ordem judicial - Carlos Junior/Folhapress
18.abr.2014 - Jogadores da Portuguesa voltam ao vestiário em Joinville após saírem de campo em razão de ordem judicial Imagem: Carlos Junior/Folhapress

Pedro Lopes e Renan Prates

Do UOL, em São Paulo

22/04/2014 13h16

A CBF publicou nesta terça-feira a súmula da partida da última sexta-feira entre Portuguesa e Joinville, pela primeira rodada da Série B. Ao relatar a saída de campo do clube paulista, o árbitro do jogo, Marcos Andre Gomes da Penha, falou em “recusa em jogar”, mas em nenhum momento citou a liminar que fez com que a Lusa deixasse a partida.

“Todos os jodadores da Portuguesa de Desportos abandonaram o campo de jogo, indo para os seus respectivos vestiários (…) No local, fomos recebidos pelo Sr. Marcos Rogério Lico (…) O referido dirigente informou-lhes que a A. A. Portuguesa de Desportos não regressaria de forma alguma ao campo do jogo”, diz o documento.

Na sequência, o árbitro relata apenas que aguardou 30 minutos e avisou aos atletas do Joinville que a Portuguesa “se recusaria a retornar”. Em nenhum momento há qualquer menção à razão pela qual o clube paulista abandonou a partida – uma decisão judicial que garantia seu direito de disputar a Série A.

A liminar não havia sido obtida pela própria Portuguesa, mas pelo torcedor Renato Azevedo. De acordo com a diretoria do clube, o torcedor chegou a ameaçar prestar queixa caso o a decisão fosse desrespeitada e a Lusa entrasse em campo.

No sábado, a liminar foi cassada. Agora, o procurador geral do STJD, Paulo Schmitt, afirma que irá denunciar a Portuguesa pelo abandono, o que poderia resultar na exclusão do clube da Série B em 2014.

A diretoria, porém, não teme punição. Nesta segunda-feira, o vice-presidente jurídico José Luiz Ferreira de Almeida disse ao UOL Esporte que a Lusa estava respaldada pela decisão judicial, e que, caso surja uma nova liminar que a coloque na Série A, irá se recusar a entrar em campo novamente.

Súmula CBF - Reprodução - Reprodução
Súmula de Joinville x Portuguesa, publicada pela CBF
Imagem: Reprodução

“Como poderiam punir? Decisão judicial não pode ser desrespeitada, a Portuguesa é obrigada a acatar. Se desrespeitar e jogar, pode sofrer outras punições. Hoje, estamos na Série B, mas se até sábado houver uma decisão em nosso favor, não entraremos em campo novamente, e estaremos na Série A. Será assim até o fim do campeonato”, afirmou.

Veja a íntegra do que relatou o árbitro:

"Aos 17 (dezessete) minutos do 1º tempo, no instante que a partida se encontrava com o placar de 00 x 00, após a marcação de um tiro lateral a favor da equipe do Joinville E.C., subitamente, todos os jogadores da equipe da A. Portuguesa de Desportos abandonaram o campo de jogo, estando a partida paralisada, indo diretamente para o seu respectivo vestiário. Diante dos fatos, solicitei ao 4º árbitro, Sr. Paulo Eduardo Vieira Areas que se dirigisse ao vestiário da A. Portuguesa da Desportivos, acompanhado do delegado da partida, Sr. Laudir Dermini, para que solicitassem o regresso da mencionada equipe ao campo de jogo. No local, foram recebidos pelo Sr. Marcos Rogério Lico RG 12894062-1. O qual se identificou como representante (trecho ilegível) e única pessoa autorizada a falar. O referido dirigente informou-lhes que a equipe da A. Portuguesa de Desportos não regressaria de forma alguma ao campo de jogo. Decorridos 30' (trinta) minutos após a interrupção, da partida, ocasionada pelos fatos supramencionados e com a não reapresentação de nenhuma (trecho ilegível) da A. Portuguesa de Desportos, informei ao Sr. Rafael Ditto de Souza, atleta Nº 4 da equipe do Joinville EC que sua equipe poderia se retirar de campo, haja vista que não haveria prosseguimento a partida por ter a equipe da A. Portuguesa de Desportos se recusado a continuar jogando-a."