Topo

Em meio a imbróglio judicial, Lusa estreia com empate contra o Santa Cruz

Do UOL, em São Paulo

26/04/2014 18h09

Oito dias após ficar em campo por apenas 16 minutos e abandonar a partida de estreia contra o Joinville, a Portuguesa ‘estreou’ na Série B do Brasileiro. Em meio a um imbróglio judicial, o time do Canindé não foi além de empate por 1 a 1 diante do Santa Cruz, que teve a estreia do técnico Sergio Guedes.

A Lusa esteve em campo, mas ainda não sabe se permanecerá na competição. O STJD entrou com um pedido de exclusão do time do Canindé da Série B. Segundo a denúncia da Procuradoria, o clube paulista, ao deixar o campo, infringiu os artigos 205, parágrafo segundo, e 231 do CBJD (Código Brasileiro de Justiça Desportiva) e o artigo 69-2 do Código Disciplinar da FIFA.

As penas contidas nestes artigos variam da perda de pontos em favor do adversário até a exclusão do campeonato em disputa, o que acarretaria no rebaixamento para a Série C. A Lusa, por outro lado, alega que teria deixado o jogo na abertura da Série B com respaldo de uma liminar obtida por um torcedor. A ação exigia o retorno do clube à elite nacional.

Imbróglio judicial à parte, a Portuguesa não teve um começo de jogo inspirador. Aliás, o Santa Cruz também não. Muitos erros de passe e pouca criatividade. Isso melhorou na segunda parte da etapa inicial, principalmente com a Lusa, que teve ao menos três boas oportunidades. O segundo tempo foi aberto, e as duas equipes tiveram chances claras. Desta vez, a bola entrou.

Aos 17min, Rudnei dominou na área e mandou para o fundo das redes. A resposta do Santa Cruz acabou sendo até certo ponto rápida. Apenas seis minutos depois, Flávio Caça-Rato deixou tudo igual.