Topo

América-MG usa as cobranças de faltas para bater Boa e retomar liderança

Do UOL, em Belo Horizonte

03/05/2014 18h16

O pacto firmado pelos jogadores do América-MG de somar o maior número possível de pontos antes da pausa da Série B para a Copa do Mundo foi bem sucedido. Com dois gols diretos de cobranças de faltas e um em cruzamento após batida de infração, o time americano bateu o Boa Esporte, por 3 a 1, neste sábado, no Estádio Melão, em Varginha. Foi o segundo triunfo seguido americano, que chegou aos sete pontos e reassumiu a liderança da competição.

 Já o Boa Esporte sofreu sua segunda derrota consecutiva em três jogos pela Série B, mantendo-se sem triunfo e com apenas um ponto somado. Dessa forma, a equipe de Varginha segue na zona de rebaixamento da competição, confirmando um fraco início na Segunda Divisão do Brasileiro.

Boa e América entraram em campo com situações distintas. O time da casa tentava a primeira vitória, depois de empatar com o Atlético-GO, em 1 a 1, e perder para o ABC, por 1 a 0, para deixar a zona de rebaixamento. Já a equipe americana disputa a liderança deste início de Série B, com quatro pontos, obtidos no empate com Vasco (1 a 1) e na vitória sobre o Ceará, por 3 a 0.

O América-MG começou melhor a etapa inicial. Logo no 1º minuto, Obina teve a chance de finalizar, mas errou o alvo. Aos 4 min, Elsinho recuperou bola, avançou pela direita e cruzou para Ricardinho, que não conseguiu desviá-la. Aos 8 min, o time visitante teve mais uma chance. Tchô bateu falta da esquerda, Andrei desviou de cabeça, mas o zagueiro André chegou atrasado e não conseguiu a conclusão.

Mais entrosado, o América-MG tomava a iniciativa do jogo, em busca do primeiro gol. O Boa, fiel ao estilo de Nêdo Xavier, mesmo quando é o mandante, iniciou cauteloso, priorizando os contra-ataques e encaixou dois perigosos em seguida, aos 9 min e 10 min. No primeiro, Pedrinho chutou e Matheus fez a defesa. No outro, Bruno Aquino chutou cruzado, mas a bola saiu. O jogo era ofensivo e muito corrido.

Revelado pela base do São Paulo, o jovem meia Pedrinho se destacava e o Boa equilibrou o jogo e teve uma ótima oportunidade de gol, aos 17 min. O camisa 10 levou a bola da esquerda para o meio, passou pelo marcador, e acertou chute potente, que bateu no travessão. Ficou a dúvida se a bola entrou ao bater no chão, mas o árbitro Devarly Lira do Rosário não deu gol. Como a partida era aberta, não demorou para o placar ser mexido. Em cobrança de falta, aos 23 min, Andrei Girotto fez 1 a 0 para o América.

Os dois times continuaram em busca do gol. O América desperdiçou oportunidade para ampliar, mas o Boa conseguiu empatar, aos 31 min, com tento marcado por Marinho Donizete, após tabela com Bruno Aquino. A igualdade não diminuiu o ritmo de jogo. A movimentação seguiu a mesma, com chances criadas e desperdiçadas dos dois lados nesse bom primeiro tempo, que terminou mesmo em 1 a 1.

Os torcedores do Boa Esporte reclamaram muito da arbitragem pela não confirmação do gol de Pedrinho. O camisa 10 da equipe da casa acredita que a bola ultrapassou totalmente a linha. “Tive a sensação que a bola entrou, mas faz parte. Infelizmente, a arbitragem errou e nos prejudicou”, disse Pedrinho. O volante Andrei Girotto, autor do gol americano, lamentou o erro do seu time, que propiciou o empate do Boa. “Fui feliz de novo no chute, agora é voltar para o segundo tempo e fazer o gol da vitória. Falhamos no gol, é levantar a cabeça e voltar melhor”, disse.

Nêdo Xavier e Moacir Júnior não modificaram suas equipes para o segundo tempo. Ao contrário da etapa inicial, o Boa Esporte começou mais presente ao ataque. Com menos de um minuto, Betinho tentou o chute, mandando a bola por cima do travessão. A equipe anfitriã pressionava e o América defendia e tentava jogar nos contra-ataques.

Quando o Boa era melhor em campo e pressionava em busca do gol, o América desempatou. A exemplo do primeiro gol, usou de novo a arma da bola parada. Desta vez, Tchô, aos 11 min, cobrou com perfeição uma faltan e venceu o goleiro Emerson. Depois disso, Nêdo Xavier fez alterações para tentar seu time mais ofensivo e a pressão foi grande. Mas a cobrança de falta americana estava um perigo. Aos 41 min, Mancini cobrou na cabeça de Andrei Girotto, que fez o seu segundo gol no jogo.

BOA ESPORTE 1 X 3 AMÉRICA-MG

Data: 3/5/2014 (sábado)
Local: Estádio Melão, em Varginha (MG)
Árbitro: Devarly Lira do Rosario (ES)
Auxiliares: Daniel Henrique da Silva Andrade (DF) e Leone Carvalho Rocha (GO)
Cartões amarelos: Leandro Guerreiro (AME)
Gols: Andrei Girotto, aos 23 min e Marinho Donizete, aos 31 min do primeiro tempo; Tchô, aos 11 min e Andrei Girotto, aos 41 min do segundo tempo

Boa Esporte
Emerson; Marcão (Rafael Goiano), Thiago Carvalho, Wallace e Marinho Donizete; Vinícius Hess, Betinho (Nilson), Moisés Ribeiro e Pedrinho; Fernando Karanga (Piauí) e Bruno Aquino
Técnico: Nedo Xavier
 
América-MG
Matheus; Elsinho, Victor Hugo, André e Gilson; Leandro Guerreiro, Andrei Girotto, Pablo e Tchô (Mancini); Ricardinho (Dinei) e Obina (Thiago Santos).
Técnico: Moacir Júnior