Topo

Torcidas brigam e 44 são presos em evento-teste da Copa na Arena das Dunas

Torcedores do ABC são detidos após briga com a torcida do América-RN, no entorno da Arena das Dunas - Nadjara Martins/Tribuna do Norte
Torcedores do ABC são detidos após briga com a torcida do América-RN, no entorno da Arena das Dunas Imagem: Nadjara Martins/Tribuna do Norte

Vinícius Segalla

Do UOL, em São Paulo

03/05/2014 18h04

A Polícia Militar deteve 44 torcedores que se envolveram em casos de violência neste sábado, momentos antes do clássico ABC e América-RN, na Arena das Dunas, em Natal. A partida, válida pela Série B do Campeonato Brasileiro, é o último evento-teste da arena antes do início da Copa do Mundo do Brasil, no dia 12 de junho. O estádio potiguar irá receber quatro jogos do Mundial de futebol.

Do total de detidos neste sábado, 38 são torcedores do ABC. De acordo com o delegado Roberto Andrade, representante da Polícia Civil do Rio Grande do Norte na Arena das Dunas neste sábado, os torcedores, quando caminhavam para assistir à partida, se depararam com um grupo de torcedores do América que, menor número, tentaram fugir. "A partir daí, a torcida do ABC passou a persegui-los, atirando pedras e pedaços de madeira", conta o delegado.

Neste momento, policiais que ocupavam uma viatura da Polícia Rodoviária Federal que passava pelo local resolveram intervir para evitar o confronto. "Esses torcedores detidos, então, passaram a incitar que se atirassem pedras na viatura policial, o que chegaram a tentar, mas não conseguiram atingir o veículo", afirma Andrade. A Polícia Militar, então, teria chegado ao local e realizado as detenções. 

Os torcedores detidos foram encaminhados ao 5º Distrito Policial, onde deverão assinar um termo circunstanciado de ocorrência. Será aberto um inquérito para investigar o crime de incitação à violência. A pena é de um a dois anos de reclusão. 

Já os seis torcedores do América foram presos quando ameaçavam agredir um único torcedor do ABC, que estava junto com uma criança. A polícia chegou antes que houvesse qualquer agressão, e os torcedores também deverão responder por incitação à violência. 

Apesar de não estar ainda com sua capacidade total de público para a Copa, em virtude do atraso na colocação dos mais de 11 mil assentos temporários, a Arena das Dunas vive neste sábado seu último evento-teste antes da Copa. O esquema de segurança e o de atendimento médico estão sendo testados.

De acordo com a Polícia Militar do Rio Grande do Norte, 600 PMs estão atuando na partida. O esquema de segurança inclui ainda Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, representantes da Prefeitura de Natal e membros do COL (Comitê Organizador Local).