Topo

Ameaçado de exclusão, Portuguesa pega Boa em busca da 1ª vitória na Série B

Do UOL, em Belo Horizonte

06/05/2014 06h00

Na véspera de ser julgada pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva em processo movido pelo procurador geral Paulo Schimitt, que pede sua exclusão da Série B, a Portuguesa visita o Boa Esporte, nesta terça-feira, às 21h50, no Melão, em partida que pode até marcar a despedida da equipe. Após ser rebaixado por decisão do STJD, por ter escalado o meia Héverton contra o Grêmio, o clube do Canindé volta a enfrentar os tribunais esportivos.

A possibilidade de exclusão da Série B se deve pelo abandono do jogo com o Joinville, na estreia no Campeonato,  aos 17 minutos do primeiro tempo, por possuir uma liminar concedida pela Justiça Comum obrigando a CBF a incluí-la na Série A. Para Paulo Schmitt, a Portuguesa infringiu os artigos 205 e 231 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD) e o artigo 69-2 do Código Disciplinar da FIFA. As penas contidas nestes artigos variam da perda de pontos em favor do adversário até a exclusão do campeonato em disputa. Dessa forma, o time cairia para a Série C.

Dentro de campo, Boa Esporte e Portuguesa fazem o confronto entre equipes que ainda não venceram na Série B. O time mineiro ocupa a 18ª colocação, com apenas um ponto em nove possíveis. A equipe de Nêdo Xavier empatou, na estreia com o Atlético-GO, em 1 a 1, e perdeu os dois últimos jogos seguidos: ABC (1 a 0) e América-MG (3 a 1). Contra a Portuguesa já será a terceira partida como mandante.

O time paulista, por sua vez, não ganhou e nem perdeu. Como o resultado do jogo de estreia contra o Joinville, será definido pelo STJD, a Portuguesa empatou os dois jogos que terminaram na Série B, diante de Santa Cruz e Bragantino, em 1 a 1 e 2 a 2, como mandante e visitante, respectivamente. Com dois pontos, a Lusa ocupa a 16ª posição, a primeira fora da zona de rebaixamento da Série B.

Apesar de ter perdido para o América, em casa, Nêdo Xavier deve manter a mesma formação, por acreditar em crescimento do time. “Temos de ficar atentos à desatenção que atrapalharam o time contra o América. Vamos nos preparar para corrigir os erros”, salientou o treinador.

Na Portuguesa, tarefa prioritária do técnico Argel Fucks, é impedir que os problemas extracampo prejudique o desempenho do time em campo. E para montar a equipe para o jogo em Varginha, o treinador tem problemas. Os zagueiros Diego Augusto e Valdomiro e o atacante Caio Mancha estão contundidos. A novidade é o meia Rondinelly, relacionado pela primeira vez na Série B e que deverá ficar no banco contra o Boa.

BOA ESPORTE X PORTUGUESA
Data: 6/5/2014 (sábado)
Local: Estádio Melão, em Varginha (MG)
Horário: 21h50
Árbitro: Pablo Ramón Gonçalves Pinheiro (RN)
Auxiliares: Vinicius Melo de Lima (RN) e Jean Márcio dos Santos  (RN)
Transmissão: Sportv e Premiére

Boa Esporte
Emerson; Marcão, Thiago Carvalho, Wallace e Marinho Donizete; Vinícius Hess, Betinho, Moisés Ribeiro e Pedrinho; Fernando Karanga e Bruno Aquino
Técnico: Nedo Xavier

Portuguesa
Gledson; Arnaldo, Wagner, Djair e Régis; Coutinho, Rudnei, Gabriel Xavier e Allan Dias; Caion e Laércio.
Técnico: Argel Fucks