Topo

Boa vence 1ª e empurra Portuguesa para a zona de queda um dia antes do STJD

Argel Fucks, que tenta montar a Portuguesa durante a Série B, viu seu time perder com gol aos 48 min - Dorival Rosa / site oficial da Portuguesa
Argel Fucks, que tenta montar a Portuguesa durante a Série B, viu seu time perder com gol aos 48 min Imagem: Dorival Rosa / site oficial da Portuguesa

Do UOL, em Belo Horizonte

06/05/2014 23h41

O Boa Esporte conquistou seu primeiro triunfo na atual edição da Série B, ao bater a Portuguesa, por 2 a 1, no Melão, em Varginha, tornando ainda mais difícil para a equipe paulista a véspera do julgamento pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva, que pode até mesmo excluí-la do torneio. E a Lusa ainda não venceu na competição. Soma dois pontos em três jogos – dois empates e uma derrota –, e entrou para a zona de rebaixamento. O time paulista tomou gols no final dos dois tempos, aos 45 min do primeiro, marcado por Pedrinho, e aos 48 min da etapa final, assinalado por Nilson. O tento dos visitantes saiu aos 39 min, por meio de Allan Dias.

A Portuguesa tem um jogo a menos exatamente pelo fato de o jogo de estreia contra o Joinville não ter sido concluído, situação que será julgada nesta quarta-feira, pelo STJD. O time paulista vinha de empates diante de Santa Cruz e Bragantino, em 1 a 1 e 2 a 2, respectivamente. Já o Boa, foi a quatro pontos, deixou a zona de degola e chegou à 11ª colocação. Antes de vencer a Portuguesa, o representante de Varginha havia empatado com o Atlético-GO (1 a 1) e perdido para ABC (1 a 0) e América-MG (3 a 1).

Além de terem entrado na noite desta terça-feira em busca da primeira vitória, os dois times apresentam outro ponto em comum: ambos estão se armando durante a competição. O técnico Nedo Xavier, que promoveu a estreia de Marcel Simão no lugar de Fernando Karanga, com o objetivo de melhorar a finalização da equipe, recebeu o veterano Fábio Júnior, recentemente contratado e que não tem condição de jogo. Ele ainda aguarda a “chegada de mais jogadores”.

Do outro lado, Argel Fucks viu a Portuguesa apresentar mais “volume de jogo” no empate com o Bragantino, há uma semana, mas admite que o time ainda está em formação. “Estamos montando a equipe agora, essa é a verdade”, destacou o treinador do time paulista. Além de estar montando o time com o certame em andamento, o clube sofre com os imbróglios jurídicos, que o ameaçam até mesmo de exclusão da Série B, embora a diretoria da Lusa não acredita nessa possibilidade.

A Portuguesa será julgada, nesta quarta-feira, pelo STJD por causa do abandono do jogocom o Joinville, aos 17 minutos do primeiro tempo, por possuir uma liminar concedida pela Justiça Comum obrigando a CBF a incluí-la na Série A. O procurador geral do STJD, Paulo Schmitt, diz que a Portuguesa infringiu os artigos 205 e 231 do CBJD (Código Brasileiro de Justiça Desportiva) e o artigo 69-2 do Código Disciplinar da FIFA. As penas contidas nestes artigos variam da perda de pontos em favor do adversário até a exclusão do campeonato em disputa.

A Portuguesa começou melhor o primeiro tempo, tomando a iniciativa do ataque. Nos 15 minutos iniciais, o goleiro Emerson, do Boa, já havia feito três difíceis defesas, a melhor delas, aos 7 min, após belo chute de Allan Dias. Além disso, o time paulista havia finalizado outras três vezes, mas sem pontaria. A equipe da casa, por sua vez, não conseguia deixar o seu campo para chegar ao ataque, sendo acuado pelo adversário.

Após os 20 minutos, o Boa começou a se soltar. Aos 21 min, Pedrinho, o habilidoso camisa 10, acertou chute forte, de longa distância, defendido com dificuldade por Gledson, que mandou a escanteio. O jogo era caracterizado pela forte marcação dos dois times. A bola parada acabava tornando-se boa alternativa para os dois times, que, entretanto, não estavam com a pontaria calibrada.Mas, aos 45 min, Pedrinho acertou um bom chute e ainda contou com o desvio em um adversário para entrar no ângulo esquerdo do gol de Gledson, colocando os donos da casa em vantagem.

“A partida está muito difícil, como a gente já esperava. Em relação ao gol é uma jogada que eu treino muito, tanto que no jogo passado (derrota para o América-MG, por 3 a 1) quase saiu o gol muito parecido. Hoje, fui feliz”, comentou Pedrinho. Para o zagueiro Wagner, a Portuguesa começou bem o jogo, impondo seu ritmo, mas o Boa equilibrou a partida a partir dos 20 minutos. “Continuamos com posse de bola, mas tomamos o gol numa infelicidade”, observou.

A Portuguesa voltou para o segundo tempo com Laércio no lugar de Caion. Já o Boa Esporte não teve mudanças. A exemplo da etapa inicial, o jogo não empolgava, por ser disputado em ritmo lento, com pouca criatividade dos dois lados e igualmente poucas chances de gol. A entrada de Fernando Karanga na vaga de Bruno Aquino aumentou a velocidade do time anfitrião na tentativa do contra-ataque.

O Boa jogava para definir a partida em um contra-ataque, enquanto a Portuguesa tinha mais posse de bola e maior número de finalizações: 14 a oito, aos 30 min do segundo tempo. Apesar disso, o time da casa quase ampliou aos 29 min, em rápido contra-ataque, que terminou com chute rasteiro de Fernando Karanga, bem defendido por Gledson. Aos 37 min, a Lusa empatou. Arnaldo acertou chute forte de longe, Emerson defendeu parcialmente, mas, no rebote, Allan Dias empatou. Quando parecia que a partida acabaria empatada, Nilton desempatou, aos 48 min, aproveitando cobrança de falta de Moisés Ribeiro.

BOA ESPORTE 1 X 1 PORTUGUESA

Data: 6/5/2014 (terça-feira)
Local: Estádio Melão, em Varginha (MG)
Árbitro: Pablo Ramón Gonçalves Pinheiro (RN)
Auxiliares: Vinicius Melo de Lima (RN) e Jean Márcio dos Santos  (RN)
Cartões amarelos: Coutinho, Laércio, Alla Dias (POR); Marcão, Moisés Ribeiro, Fernando Karanga, Thiago Ribeiro (BOA)
Gols: Pedrinho, aos 45 min do primeiro tempo; Allan Dias, aos 39 min do segundo tempo

Boa Esporte
Emerson; Moisés Ribeiro, Thiago Carvalho, Wallace e Marinho Donizete; Vinícius Hess, Betinho, Marcão e Pedrinho (João Paulo); Marcel Simão (Nilson)  e Bruno Aquino (Fernando Karanga)
Técnico: Nedo Xavier

Portuguesa
Gledson; Arnaldo, Wagner, Djair e Eduardo; Coutinho, Rudnei (Rondinelli), Gabriel Xavier (Jean Motta) e Allan Dias; Caion (Laércio) e Romão
Técnico: Argel Fucks