Topo

Com problemas de acesso ao Mineirão, América bate Joinville e 'folga' em 1º

Do UOL, em Belo Horizonte

20/05/2014 21h17

Na véspera de ser entregue à Fifa, o Mineirão registrou problemas de acesso de torcedores, na noite desta terça-feira, na vitória do América-MG sobre o Joinville, por 3 a 1, pela sexta rodada da Série B. Um grande número de pessoas, a maioria com ingressos comprados, não conseguiu assistir a etapa inicial da partida, que consolidou a liderança americana. E o público pagante foi recorde na competição até o momento: 19.562.

Com o seu quinto triunfo consecutivo na Série B, o América-MG chegou aos 16 pontos em 18 possíveis (aproveitamento de 88,88%), isolando-se na primeira colocação e quebrando a invencibilidade do Joinville. Além disso, ao contrário do ano passado, quando mostrou dificuldade para fazer valer seu mando de campo, desta vez, o time americano tem desempenho de 100% neste quesito, até o momento. A equipe catarinense, por sua vez, que teve quatro triunfos seguidos, já não vence há duas partidas, pois vinha de empate sem gols com o Atlético-GO.

“Não poderia ter palco melhor para esse jogo”, afirmou o técnico do Joinville, Hemerson Maria, antes de começar a partida. Ele considerou “excepcional” o gramado do Mineirão. Já o treinador americano, Moacir Júnior, embora tenha feito coro nos elogios ao Gigante da Pampulha, não esconde que preferia ter recebido a equipe catarinense em sua casa tradicional, o Independência. Isso não foi possível, porque apesar de ser apenas local de treinos na Copa do Mundo, o estádio do Horto já foi colocado à disposição da Fifa.

A diretoria americana fez promoção nos preços de ingressos para atrair um maior número de torcedores, fixando o valor único de R$ 10. A estratégia deu certo e um bom número de pessoas, levando-se em conta o público médio dos jogos do América-MG, compareceu para tentar ajudar o time mineiro a se manter na liderança, mas foi surpreendido com problemas para entrar no estádio. Muitos torcedores desistiram  e voltaram para casa.

O jogo começou quatro minutos antes do horário marcado, 19h30, o que ajudou a complicar um pouco mais o acesso. A bola já rolava por cerca de 20 minutos, o América-MG já havia feito gol e cerca de 6 mil pessoas continuavam do lado de fora. A Minas Arena, de acordo com a Rádio Itatiaia, informou que até 19h15, apenas 5 mil torcedores tinham entrado, o que significa que houve um acúmulo de torcedores chegando ao mesmo tempo.

Já a Federação Mineira de Futebol, segundo a transmissão do Premiére, explicou que a previsão era de público de 10 mil torcedores e que, por isso, foram abertos apenas dois portões e previsto um contingente policial de acordo com esse número. Como foram vendidos mais ingressos, o policiamento era insuficiente e houve atraso na revista policial. No intervalo, portões de outro setor foram abertos e as pessoas finalmente entraram.

O América-MG iniciou a partida bem melhor que o adversário, buscando o ataque desde o começo. Os dois times recorriam às faltas no meio de campo para parar as jogadas, o que deixava o jogo truncado. Mas, quando a bola rolava, o América criava e desperdiçava chances. Aos 4 min, Willians cabeceou para fora. Cinco minutos depois, Mancini bateu cruzado e obrigou o goleiro Ivan a fazer boa defesa. E, aos 13 min, Gilson cruzou da esquerda, mas antes de a bola chegar a Obina, foi mandada para escanteio.

Aos 15 min, no entanto, o experiente centroavante americano colocou a bola nas redes, aproveitando cruzamento de Mancini, pela direita. Em vantagem, o América-MG continuou dominando a partida, sem ser ameaçado pelo Joinville, apesar de ter diminuído o ímpeto inicial. O goleiro Matheus quase não trabalhou. A equipe catarinense ainda perdeu, por contusão, o lateral esquerdo Bruno Costa, com dores musculares, e que foi substituído aos 36 minutos da etapa inicial.

“O nosso forte é o toque de bola. Mas, em um campo bom e grande como esse, não conseguimos sair para o jogo. Erramos também na marcação e foi assim que tomamos o gol”, comentou Tartá, do Joinville. Autor do único gol da etapa inicial, Obina destacou o fato de a bola cabeceada por ele ter desviado em um adversário. “A bola ficou com mais força e consegui fazer o gol”, disse.

O segundo tempo começou com os torcedores que estavam do lado de fora entrando no Mineirão. O América voltou sem alterações, enquanto o Joinville retornou com Harrison no lugar de Franco e logo conseguiu o empate. Aos 7 min, Edigar Júnio fez boa jogada pela direita e cruzou para cabeçada de Jael, na pequena área, deixando igual o placar.

Se na fase anterior, o América tinha dominado, na etapa final, a partida foi equilibrada e emocionante, com ataques dos dois lados. E o time mandante chegou ao segundo gol com Mancini, aos 18 min. O Joinville não desistiu e seguiu buscando o empate, enquanto o América, na base do contra-ataque, tentava ampliar a vantagem. Aos 34 min, Harrison obrigou Matheus a fazer difícil defesa. Aos 39 min, o aniversariante da noite, Victor Hugo fez o terceiro gol, o segundo seguido já que havia marcado no triunfo sobre o Vila Nova-GO. O Joinville ainda teve um gol anulado, aos 41min, por impedimento de Edigar Júnio.

AMÉRICA-MG 3 X 1 JOINVILLE

Data: 20/5/2014 (terça-feira)
Local: Mineirão, em Belo Horizonte (MG)
Árbitro: Rodrigo Batista Raposa (DF)
Auxiliares: José Araújo Sabino (DF) e Ciro Chaban Junqueira (DF)
Cartões amarelos: Franco, Washington (JOI); Willians (AME)
Gols: Obina, aos 15 min do primeiro tempo; Jael, aos 7 min, Mancini, aos 18 min e Victor Hugo, aos 39 min do segundo tempo

América-MG
Matheus; Elsinho (Thiago Santos), André, Victor Hugo e Gilson; Leandro Guerreiro, Pablo, Henrique e Mancini; Willians (Dinei) e Obina (Júnior Negão)
Técnico: Moacir Júnior

Joinville
Ivan; Murilo, Rafael, Bruno Aguiar e Bruno Costa (Cristian); Franco (Harrison), Washington, Tartá (Hugo) e Marcelo Costa; Edigar Júnio e Jael
Técnico: Hemerson Maria