Topo

América-MG empata com Santa Cruz, quebra sequência, mas segue líder isolado

Do UOL, em Belo Horizonte

23/05/2014 21h21

Em partida sem torcida por ter perdido mando de campo, o Santa Cruz empatou com América-MG 1 a 1, nesta sexta-feira, no estádio dos Aflitos, no Recife. O time pernambucano, que saiu na frente com Danilo Pires, chegou ao sétimo empate em sete rodadas. A equipe mineira, que teve sequência de cinco vitórias interrompida, se manteve na liderança isolada da Série B com o ponto somado fora de casa.

Depois de um primeiro tempo ruim tecnicamente, o Santa Cruz abriu o placar no início da etapa final com Danilo Pires. O América reagiu na partida e empatou com Willians.

Com o resultado, o América foi a 17 pontos e não pode ser alcançado pelo Joinville, segundo colocado na tabela, que enfrenta o Vasco neste sábado em casa. O time mineiro, que vinha de cinco triunfos seguidos, volta a jogar fora de casa na próxima terça-feira, quando enfrenta o Atlético-GO no Serra Dourada, em Goiânia.

O Santa Cruz foi a sete pontos e ainda não venceu na competição, mas também não foi derrotado. O time pernambucano empatou os setes jogos que disputou neste início de Série B e não consegue se aproximar do topo da tabela. Na terça-feira, encara o Boa Esporte, em Varginha, no Sul de Minas.

A partida foi disputada nos Aflitos com os portões fechados por causa de punição aplicada pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), que tirou cinco mandos de campo do Santa Cruz em função da morte do torcedor Paulo Ricardo Gomes da Silva, atingido por uma privada atirada de dentro do estádio Arruda (que segue interditado) após a partida contra o Paraná, no dia 2 de maio, pela Série B.

O primeiro tempo nos Aflitos foi marcado por poucas oportunidades de gol. O América teve a chance de abrir o placar logo aos 9min. Willians recebeu na área, girou e chutou para a defesa de Tiago Cardoso. Foi a única chance clara do time mineiro nos primeiros 45 minutos.

O Santa Cruz dominou a maior parte da primeira etapa, mas encontrou dificuldade para chegar ao gol adversário. O time pernambucano aumentou a pressão na reta final do primeiro tempo, mas quase não incomodou o goleiro Matheus. Aos 40min, Danilo Pires cruzou e Pingo cabeceou por cima do travessão.

Ao final do primeiro tempo, Obina admitiu que o América deixou a desejar. “A gente está rifando muito a bola e está dificultando o meu trabalho”, afirmou o atacante, em entrevista a Rádio Itatiaia.

No início do segundo tempo, o Santa Cruz abriu o placar. Renatinho recebeu na esquerda e cruzou rasteiro. A bola chegou para Danilo Pires, que chutou forte no canto esquerdo de Matheus. O América reclamou com a arbitragem do lance que originou o gol.

Os americanos alegaram que Everton Sena deixou a bola sair pela linha lateral antes de tocara para Renatinho. A arbitragem deu sequência no lance e validou o gol do Santa Cruz. O América respondeu com Danilo, que chutou de fora da área e Tiago Cardoso defendeu. No rebote, Obina finalizou para fora.

O América voltou a assustar aos 15min. Obina recebeu na área e chutou rasteiro para a defesa do goleiro. O time mineiro não desanimou e chegou ao empate aos 24min. Gilson cruzou da esquerda e Willians marcou o segundo para empatar a partida nos Aflitos.

As duas equipes ainda buscaram o segundo gol, criaram oportunidades, mas não saíram do empate o Recife.