Topo

Após sete empates, Santa Cruz desencanta, vence Boa e deixa zona de degola

Do UOL, em Belo Horizonte

27/05/2014 21h20

Depois de empatar seus sete jogos iniciais na Série B do Brasileiro, o Santa Cruz finalmente conseguiu sua primeira vitória, ao bater o Boa Esporte, por 2 a 0, na noite desta terça-feira, no Estádio Melão, em Varginha. Com esse triunfo, o time pernambucano foi a 10 pontos, deixou a zona de rebaixamento e ultrapassou seu adversário da oitava rodada, que se manteve com oito pontos. O primeiro triunfo no retorno à Segunda Divisão do futebol nacional foi intensamente comemorado pelos jogadores, que se abraçaram, tiraram fotos e demoraram a deixar o campo.

O Boa Esporte, que na última sexta-feira havia vencido o Avaí, por 2 a 0, também no Melão, buscava seu segundo triunfo consecutivo como mandante e o terceiro na Série B para tentar se aproximar do G4. Mas, a equipe mineira não conseguiu repetir sua atuação na partida anterior e terminou a oitava rodada na zona de rebaixamento.

O Santa Cruz começou o tempo inicial disposto a abrir o caminho de sua primeira vitória em seu retorno à Série B. Até os 15 minutos, a equipe pernambucana dominava a partida e criou chances para sair à frente no marcador. O goleiro anfitrião, Leandro, fez duas boas defesas, ambas em finalizações de Memo, uma de cabeça, aos 9 min, e outra em ‘chute à queima roupa’, aos 12 min, após receber passe de Léo Gamalho.

Acuado no início, o Boa Esporte conseguiu equilibrar as ações e também levou perigo ao gol adversário. Aos 17 min, sem ângulo, o lateral direito Maranhão mandou a bola no travessão. O jogo ficou movimentado e ofensivo, com as duas equipes buscando o gol. Aos 24 min, Malaquias se atrapalhou e desperdiçou ótima chance à frente de Tiago Cardoso. Mas, no contra-ataque imediato, Pingo, livre, tocou a bola para fora na saída do goleiro Leandro.

Aos poucos, o time da casa ficava mais tempo no campo de ataque, sem que isso significasse o domínio ou mesmo que o Santa Cruz houvesse abdicado de buscar o gol. A equipe pernambucana continuava perigosa nos contra-ataques, utilizando a rapidez de seus jogadores de meio-campo e ataque. O Boa encontrava dificuldade para conter essas jogadas de velocidade. Já no ataque, os arremates de longa distância eram bom trunfo, como aos 27 min e 37 min. Nas duas vezes, Tiago Cardoso defendeu.

Quando parecia que o empate sem gols seria o resultado da primeira etapa, Nininho, o lateral direito do Santa Cruz, marcou belo gol, após receber passe de Pingo, para colocar o time visitante à frente. Esse tento premiou o time que desde o início buscou o ataque.

“Vacilamos na marcação, temos que adiantar a marcação e chegar mais ao ataque”, afirmou o técnico do Boa, Nedo Xavier, no retorno dos times para o segundo tempo. Já o lateral Nininho, autor do gol do Santa Cruz, quer sua equipe atuando da mesma maneira, buscando o gol, sem dar chances ao adversário de empatar. Não foram feitas mudanças para o reinício do jogo, que mostrou o Boa mais ofensivo e os pernambucanos vivos nos contra-ataques.

Aos 7 min e aos 8 min, o time da casa teve ótimas oportunidades para empatar o jogo, o que não aconteceu graças a duas boas intervenções do goleiro Tiago Cardoso. Passado o susto inicial, o Santa Cruz voltou a adiantar sua marcação e desperdiçou chances de ampliar sua vantagem. Numa delas, aos 20 min, Léo Gamalho fez boa jogada individual e só não fez o segundo, por causa da boa defesa de Leandro. Aos 32 min, no entanto, o Santa Cruz marcou, com Betinho, que acabara de substituir a Gamalho, convertendo cobrança de pênalti e fazendo 2 a 0. O Boa não teve força ofensiva para reagir e amargou sua quarta derrota na competição, a segunda como mandante.