Topo

Contra 'rei dos empates', Boa busca terceiro triunfo para ficar perto do G4

Do UOL, em Belo Horizonte

27/05/2014 06h00

Contra o Santa Cruz, o ‘rei dos empates’ neste começo de Série B do Brasileiro, nesta terça-feira, às 19h30, no Melão, em Varginha, o Boa Esporte tentará sua terceira vitória na competição, a segunda consecutiva, para se afastar mais um pouco da zona de rebaixamento. Já o time pernambucano, que empatou todos os seus sete jogos até o momento, busca o primeiro triunfo no certame para deixar a área de risco, já que chega à oitava rodada na 17ª colocação.

Com o triunfo sobre o Avaí, por 2 a 0, na última sexta-feira, em Varginha, o Boa Esporte passou ao 12º lugar, com os mesmos oito pontos de outros cinco clubes. A equipe mineira leva desvantagem nos critérios de desempate em relação a Paraná Clube, Sampaio Corrêa e Náutico, 9º, 10º e 11º colocados, mas fica à frente de Bragantino e Icasa.

O fator casa, que nos primeiros jogos não o ajudou, quando empatou com o Atlético-GO, em 0 a 0, e perdeu para o América-MG, por 3 a 1, transformou-se mais recentemente em um aliado. As duas vitórias obtidas até o momento na atual edição da Série B foram no Melão, sobre a Portuguesa, por 2 a 1, e Avaí. A equipe do técnico Nêdo Xavier busca mais um triunfo para afastar a irregularidade e tentar se aproximar do G4.

E a vitória sobre o Santa Cruz é importante, porque o Boa Esporte está muito mais perto da zona de rebaixamento, aberta exatamente pelo Santa Cruz, com um ponto a menos, do que do G4. Na parte superior da tabela, o ABC, quarto colocado, tem 13 ponto, cinco a mais do que o representante de Varginha.

Já o Santa Cruz, que irá superar o Boa Esporte, em caso de triunfo, no Melão, tem de afastar a sina de apenas empatar seus jogos, seja como mandante ou visitante. Além do líder América-MG, a equipe pernambucana é a única ainda invicta na Série B, mas estaria de volta à Série C, caso a competição terminasse hoje, por não saber o que é vencer na atual competição.

Dez pontos separam o Santo Cruz do time americano, o primeiro colocado e com quem empatou, em 1 a 1, na sexta-feira passada, como mandante. Se ainda está invicto, o Santa Cruz, por outro lado, ainda não triunfou uma única vez, situação que divide com o lanterna Vila Nova-GO, que soma apenas um ponto, conseguido em um empate, pois foi derrotado nas outras seis partidas.