Topo

Contra ameaçado Náutico, América-MG busca recuperação após 'derrota feia'

Jogadores do América-MG treinam no Estádio Soares de Azevedo, em Muriaé, local do jogo com Náutico - Divulgação/Site do América-MG
Jogadores do América-MG treinam no Estádio Soares de Azevedo, em Muriaé, local do jogo com Náutico Imagem: Divulgação/Site do América-MG

Do UOL, em Belo Horizonte

31/05/2014 06h00

Após ter sua invencibilidade quebrada pelo Atlético-GO, na derrota por 3 a 0, na última terça-feira, numa noite em que “nada deu certo”, segundo o técnico Moacir Júnior, o América-MG receberá o Náutico, neste sábado, às 16h20, no Estádio Soares de Azevedo, em Muriaé. Diante de um adversário em crise e ameaçado de entrar na zona de rebaixamento, o time americano busca a recuperação para superar a meta inicialmente traçada de somar 19 pontos durante a pausa na Série B para a disputa da Copa do Mundo.

Com 17 pontos obtidos em 24 disputados (aproveitamento de 71%), o América-MG poderá chegar a 23 pontos no momento de interrupção na competição nacional. Para isso, o primeiro passo é vencer o Náutico, em jogo em que é mandante, mas que atuará na Zona da Mata mineira, pela impossibilidade de usar o Independência, já cedido à Fifa. Depois disso, na próxima terça-feira, tentará novo triunfo, como visitante contra a Portuguesa, pela 10ª rodada.

A dúvida fica por conta de como o América-MG reagirá à derrota por 3 a 0 para o Atlético-GO, que freou série de cinco triunfos consecutivos e que impediu a equipe mineira de abrir frente sobre seus concorrentes mais diretos, casos de Joinville, Ceará e Luverdense, clubes que completaram o G4, após a nona rodada. Moacir Júnior tentou passar tranquilidade e confiança aos seus comandados para provar que foi apenas uma noite infeliz e não uma queda preocupante de rendimento.

Já o Náutico, na outra parte da tabela de classificação da Série B, quer evitar passar o tempo de paralisação para a Copa do Mundo entre os quatro times que cairiam à Série C. O clube pernambucano é o 16º colocado, o último fora da zona de queda, com oito pontos, mesmo número de Boa Esporte e Icasa. Por isso, em caso de derrota em Muriaé, poderá terminar na área de risco. Na terça-feira que vem, o Náutico visita o ABC.

O Náutico, que venceu dois jogos, empatou outros dois e perdeu três partidas, passa por momentos difíceis. A equipe pernambucana vem de duas derrotas para Avaí e Paraná Clube, por 1 a 0 e 2 a 0, em casa e como visitante, respectivamente.

O time pernambucano já trocou de técnico, com a chegada recente de Sidney Moraes, e, na quinta-feira, anunciou a dispensa de cinco jogadores: lateral direito Jackson, zagueiro Leonardo Luiz e os volantes Rodrigo Possebon, Yuri e Dê. Além disso, outros cinco jogadores deverão ser emprestados e dois novos contratados já chegaram: volante Gilmak e lateral esquerdo Roberto.No América, o zagueiro Victor Hugo, que sofreu pequena fratura no nariz, deverá jogar contra o Náutico, mas com uma máscara protetora.