Topo

Portuguesa e América tentam espantar má fase e voltar a vencer na Série B

Do UOL, em Belo Horizonte

03/06/2014 06h00

Portuguesa e América-MG, que não vencem há dois e três jogos, respectivamente, se enfrentam, nesta terça-feira, às 19h30, no Canindé, obrigados a vencer, mas sabendo que o resultado positivo terá consequências totalmente diversas. Mesmo em caso de triunfo, a equipe paulista precisará de um ‘milagre’ para não permanecer na zona de rebaixamento durante a Copa do Mundo. Já o time americano, que perdeu as duas últimas partidas, pode reassumir a liderança se vencer a Lusa.

O América-MG, que liderava com folga a Série B, foi derrotado por Atlético-GO e Náutico, por 3 a 0 e 3 a 1, respectivamente, fazendo com que fosse superado por um ponto pelo Ceará, que tem 18. Além de tentar recuperar a primeira colocação, a vitória sobre a Portuguesa é fundamental para que o time alcance a meta traçada pelo técnico Moacir Júnior de parar para a Copa com pelo menos 19 pontos. Com 17, a equipe mineira pode chegar aos 20 e retomar a liderança caso o Ceará não ganhe do Bragantino.

Já a Portuguesa, vice-lanterna com apenas seis pontos, para sair da zona de degola, antes da pausa para a Copa do Mundo, terá de vencer o América por larga margem de gols e torcer por derrota do Boa Esporte para o Vasco e para que o Paraná, na próxima sexta-feira, perca para o Luverdense, em Curitiba. Nesse caso, Portuguesa e Paraná ficariam com nove pontos e dois triunfos cada, mas a equipe paulista teria que tirar uma enorme diferença no saldo de gols. A Lusa deve sete e o time paranista tem zero.

Na Portuguesa, o técnico Marcelo Veiga, que estreou com vitória sobre o Atlético-GO, por 2 a 0, não conseguiu repetir o trinfo. A equipe paulista foi goleada por 4 a 1 pelo Sampaio Corrêa, como mandante, e empatou, na rodada passada, com o Vasco, fora de casa, por 1 a 1. Já o América-MG antes das duas derrotas seguidas, havia empatado com o Santa Cruz, em Pernambuco, também por 1 a 1.

Os dois times tem seus problemas. Na Portuguesa, estão fora o meia Gabriel Xavier, com uma lesão na coxa, e o volante Rudnei, suspenso por ter recebido o terceiro cartão amarelo diante do Vasco. Já o América-MG não terá os laterais Elsinho e Gilson, ambos expulsos na derrota contra o Náutico. Além disso, há dúvidas sobre as presenças do atacante Obina, que sofreu torção no tornozelo esquerdo, e o meia-atacante Henrique, que se recupera de cansaço muscular.