Topo

Com gol nos acréscimos, Portuguesa vence América-MG que segue em queda

Técnico Marcelo Veiga comandou a Portuguesa em sua segunda vitória na Série B do Brasileiro - Moisés Nascimento/Site oficial da Portuguesa
Técnico Marcelo Veiga comandou a Portuguesa em sua segunda vitória na Série B do Brasileiro Imagem: Moisés Nascimento/Site oficial da Portuguesa

Do UOL, em Belo Horizonte

03/06/2014 21h25

Em jogo em que cada time começou com um jogador ‘mascarado’ e disputado em campo que serve também a partidas de futebol americano, a Portuguesa venceu o América-MG, por 2 a 1, na noite desta terça-feira, no Canindé, retomando o caminho dos triunfos, após duas partidas. Já o time americano segue em queda na Série B, ao sofrer sua terceira derrota seguida e chegar a quatro jogos em jejum de vitórias. O gol do triunfo da Lusa saiu aos 48 min do segundo tempo, marcador por Maycon, que havia entrado um minuto antes no lugar de Allan Dias.

O time paulista vencera o primeiro tempo, com gol de pênalti, convertido por Serginho, mas permitiu o empate, aos 5 min da etapa final, em bobeada do goleiro Tom, aproveitada por Mancini. Quando tudo caminhava para o empate, a Lusa venceu e foi a nove pontos.Por sediar jogos da Lusa Rhynos, no Torneio Touchdown, o gramado exibia marcação pouco usual para os brasileiros, além de apresentar irregularidade. Mas isso não impediu o time da casa de voltar a vencer.

Apesar de conseguir o seu segundo triunfo na competição, em nove jogos, a Portuguesa seguirá na zona de rebaixamento, durante a pausa para a Copa do Mundo, porque chegou a nove pontos, um a menos que o Oeste, que só enfrentará o Atlético-GO no dia 22 de julho, e que iniciou a 10ª rodada na 16ª colocação, a primeira fora da área de degola.

Já o América-MG, que dos últimos 12 pontos conquistou apenas um, manteve-se com 17 pontos, dois a menos que a meta inicialmente traçada pelo técnico Moacir Júnior para a primeira parte da Série B. Nesse período, foram nove gols sofridos e apenas três marcados. Como o Ceará venceu o Bragantino, por 2 a 1, em Bragança Paulista, o time americano viu o líder ampliar a sua diferença e consolidar sua posição.

A curiosidade desse jogo é que tanto Portuguesa como América tiveram jogadores atuando com máscaras protetoras. Coutinho, da equipe paulista, manteve a sua o tempo todo, mas Victor Hugo, que fez pênalti sobre Caion,  não se adaptou e atirou durante o primeiro tempo. Ele não voltou para a etapa final, substituído por André.

Mal o primeiro tempo tinha começado e a Portuguesa desperdiçou grande oportunidade de sair em vantagem. Allan Dias fez ótima jogada individual, com bela arrancada desde o seu campo defensivo, e deixou Caion livre, na cara do goleiro Matheus, mas errou o alvo e colocou a bola para fora. A resposta americana não demorou. O time visitante criou duas chances seguidas aos 5 min e 6 min, com bolas cruzadas rasteiras sobre a área da equipe paulista, sem que os atacantes do América conseguisse finalizar.

A Portuguesa tomava a iniciativa do jogo, deixando ao adversário o papel de contra-atacar. Aos 12 min, Felipe Nunes cobrou falta da direita e Matheus foi obrigado a fazer difícil defesa. Recuado, o time americano recorria às faltas sucessivas para conter o ímpeto dos donos da casa, que tentavam se aproveitar das cobranças de bola parada. O América chegava esporadicamente ao ataque e se beneficiava das falhas de finalização do time paulista.

Aos 18 min, após jogada pela direita, ficou livre na área americana, mas, bateu torto. Quando não mandava a bola para fora, os atacantes da Portuguesa esbarravam no goleiro Matheus, aparentemente recuperado das falhas que custaram a derrota para o Náutico, por 3 a 1, na rodada passada. Foi o caso, aos 33 min, quando Caion levou passou por dois marcadores, mas chutou em cima do camisa 1 do time mineiro.

Aos 39 min, foi marcado pênalti de Victor Hugo em Caion, convertido por Serginho.

Autor do único gol da etapa inicial, o camisa 7 viu a Portuguesa melhor em campo, com mais volume de jogo. “Merecíamos um placar mais elástico”, disse. Aos ser indagado pelo repórter do Premiére se havia risco de a Portuguesa sofrer gols no segundo tempo, como aconteceu em outros jogos desta Série B, Serginho minimizou essa possibilidade. “Estamos com regularidade maior agora”, afirmou.

A Portuguesa voltou com a mesma formação, mas o cenário do jogo mudou. O América retornou mais ofensivo e ‘ganhou’ o gol de Mancini logo aos 5min. A partir daí, a equipe visitante pressionou em busca do desempate. Aos 16 min, Mancini chutou por cima do travessão. Três minutos depois, Willian bateu forte, mas a bola saiu por pouco.O time da custou a voltar a atacar com perigo, mesmo após as mudanças feitas por Marcelo Veiga, que colocou Caio e Marcelinho nos lugares de Caion e Felipe Nunes. E Marcelinho cruzou para Serginho mandar a bola na trave, aos 33 min.

PORTUGUESA 2 X 1 AMÉRICA-MG

Data: 3/6/2014 (terça-feira)
Local: Canindé, em São Paulo (SP)
Árbitro: Nielson Nogueira Dias (PE)
Auxiliares: Clóvis Amaral da Silva (PE) e Marcelino Castro de Nazaré (PE)
Público: 645 pagantes
Renda: R$ 16.290
Cartões amarelos: Ricardinho, Carlos Renato (AME); Wagner, Luciano Castán (POR)
Gols: Serginho, aos 41 min do segundo tempo; Mancini, aos 5 min e Maycon, aos 48 min do segundo tempo

Portuguesa
Tom; Arnaldo, Gustavo, Wagner e Luciano Castán; Renan, Coutinho, Felipe Nunes (Marcelinho) e Allan Dias (Maycon); Caion (Caio) e Serginho
Técnico: Marcelo Veiga

América-MG
Matheus; Pablo, Victor Hugo (André), Renato Santos e Carlos Renato; Leandro Guerreiro, Andrei Girotto, Mancini (Doriva) e Willians; Ricardinho (Dinei) e Júnior Negão
Técnico: Moacir Júnior