Topo

América-MG sofre, mas vence Paraná, quebra série de derrotas e segue no G4

Do UOL, em Belo Horizonte

15/07/2014 21h21

Foram necessárias as cobranças de 12 escanteios para que o zagueiro Vitor Hugo, de cabeça, marcasse aos 42 minutos do segundo tempo, o gol da suada vitória do América-MG sobre o Paraná Clube, por 1 a 0, na noite desta terça-feira, no Independência, na volta de ambos à Série B do Brasileiro. O resultado interrompeu a série de três derrotas seguidas do time americano, antes da pausa para a disputa da Copa do Mundo.

Já o Paraná Clube, que não venceu seus três últimos jogos antes do Mundial, com um empate e duas derrotas, ambas como mandante, ampliou para quatro o jejum de triunfos, manteve-se com nove pontos e segue na zona de rebaixamento, independente do complemento da 11ª rodada.

O América-MG, por sua vez, foi a 20 pontos e subiu, pelo menos provisoriamente, para a vice-liderança, mas garantindo de todo jeito a manutenção no G4, após o término da atual rodada. O triunfo sobre o Paraná Clube mantém a possibilidade de o América alcançar a meta de somar seis pontos nos dois jogos seguidos no Independência, já que receberá o Oeste, na próxima sexta-feira.

América-MG e Paraná fizeram um primeiro tempo equilibrado, no Independência. Obrigados a vencer para melhorar suas posições na tabela de classificação os dois times entraram com muita vontade. A equipe americana tentou tomar a iniciativa do ataque, mas encontrou um adversário bem posicionado em seu sistema defensivo e perigoso nos contra-ataques. Prova disso é que na primeira metade da etapa inicial finalizou três vezes, levando mais perigo ao gol defendido por Fernando Leal do que os donos da casa em relação a Marcos, goleiro visitante.

Aos 12 min, Marcos Serrato chutou e Fernando Leal defendeu. Quatro minutos depois, Ricardinho avançou em velocidade e bateu por cima do travessão, enquanto aos 19 min, foi a vez de Thiago Alves fazer boa jogada individual e arrematar para outra boa defesa do goleiro americano. Com o passar do tempo, o América-MG conseguiu também rondar a área adversária, mas enfrentava dificuldades no chamado último passe e, consequentemente, pouco finalizava. Mais de uma vez, a bola cruzada pelas extremas passava por vários jogadores do time mandante sem que ninguém conseguisse a conclusão do lance.

O Paraná Clube não deixava de contra-atacar e seguia construindo as jogadas de maior perigo. Aos 32 min, por exemplo, Thiago Alves, ex-jogador americano, arriscou um chute forte, de longe, que deu susto em Fernando Leal, indo para fora, mas por pouco. O América-MG, na maior parte do primeiro tempo, teve mais dificuldades ofensivas que o time paranista. Faltou criatividade ao meio-campo da equipe mineira, que teve três volantes – Leandro Guerreiro, Andrei e Doriva –, e apenas Mancini na armação. A melhor chance americana foi aos 45 min, quando o veterano meia cobrou falta e Obina finalizou, mas Marcos pegou.

“O Paraná veio jogar fechadinho e como tem jogadores rápidos, teve chances nos contra-ataques. Temos que ter mais mobilidade, só assim vamos conseguir vencer este jogo”, avaliou Mancini. O volante Lucas Otávio jogou boa parte da etapa inicial com um dedo quebrado. “Foi em um lance com o lateral deles (Gilson), que chutou meu dedo, mas dá para continuar, apesar da dor”, revelou o jogador do time paranaense, que viu seu time criando muitas chances de gol.

As duas equipes voltaram com as mesmas formações para o segundo tempo, mas, logo aos 6 min, Claudinei Oliveira foi obrigado a tirar o zagueiro Gustavo, contundido, substituindo-o por João Antônio. O América voltou um pouco mais ofensivo, mas continuou tendo dificuldades para concluir as jogadas, especialmente em bolas cruzadas pelos laterais Pablo e Gilson. O Paraná seguia apostando nos contra-ataques.

Aos 11 min, Moacir Júnior trocou Doriva por Tchô, com o objetivo de aumentar a criatividade americana no meio de campo. A partida seguia equilibrada, movimentada e sem grandes chances de gols dos dois lados. Aos 21 min, Obina desperdiçou ótima chance, quando demorou a chutar e o fez em cima de um marcador.

Aos poucos, o América aumentava a pressão, assumindo o controle do jogo. Aos 28 min, Gilson desperdiçou ótima chance, após passe de letra de Tchô, obrigando Marcos a fazer difícil defesa. No contra-ataque, o Paraná quase marcou, aos 34 min, com Gincarlo, que finalizou mal. Mas a pressão americana foi recompensada, aos 42 min, com gol de Vítor Hugo, de cabeça.

AMÉRICA-MG 1 X 0 PARANÁ CLUBE

Data: 15/7/2014 (terça-feira)
Local: Estádio Independência, em Belo Horizonte (MG)
Árbitro: Cláudio Francisco Lima e Silva (SE)
Auxiliares: Cleriston Cley Barreto Rios (SE) e Ivaney Aloves de Lima (SE)
Cartões amarelos: Gilson (AME); Marcos Serrato, Marcos (PAR)
Gols: Vítor Hugo, aos 42 min do segundo tempo

América-MG
Fernando Leal; Pablo, André, Vitor Hugo e Gilson; Leandro Guerreiro, Andrei Girotto, Doriva (Tchô) e Mancini (Dinei); Willians e Obina (Júnior Negão)
Técnico: Moacir Júnior

Paraná Clube
Marcos; Chiquinho (Carlinhos Miranda), Gustavo (João Antônio), Alisson e Breno; Lucas Otávio, Marcos Serrato, Ricardinho e Lúcio Flávio; Thiago Alves (Júlio César) e Giancarlo
Técnico: Claudinei Oliveira