Topo

Vasco frustra torcida em reencontro e vê 'caldeirão' virar problema

A torcida do Vasco não perdoou o tropeço da equipe em São Januário no sábado - Marcelo Sadio/ site oficial do Vasco
A torcida do Vasco não perdoou o tropeço da equipe em São Januário no sábado Imagem: Marcelo Sadio/ site oficial do Vasco

Do UOL, no Rio de Janeiro

20/07/2014 06h00

Foi grande a expectativa no Vasco no último sábado pelo reencontro com a torcida em São Januário, tradicional 'caldeirão' da equipe, mas a dificuldade encontrada diante do América-RN e o empate por 1 a 1 mudaram o clima na casa vascaína, com direito a vaias principalmente direcionadas ao técnico Adilson Batista.

A última partida do Vasco em São Januário com presença da torcida aconteceu no dia 23 de março, ainda pelo Campeonato Carioca, contra o Duque de Caxias. Além da pausa pela Copa do Mundo, o principal motivo para a ausência foi uma punição do STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva) pela briga entre torcedores do Cruzmaltino e do Atlético-PR pela última rodada da Série A do ano passado.

O tropeço na 12ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro tiraram do Vasco um pouco do sossego conquistado com a goleada por 4 a 1 sobre o Santa Cruz na última terça-feira (15), na Arena Pantanal. O tom das declarações de jogadores e treinador ao final da partida foi de tensão.

O elenco saiu em defesa de Adilson Batista e rebateu as críticas da torcida, que compareceu em bom número ao estádio, com quase 20 mil pessoas. O treinador, por sua vez, minimizou a tensão criada ao fim do duelo com o América-RN e se disse tranquilo diante da situação.

“Não vejo por esse lado [pressão pela presença da torcida]. É sempre gostoso jogar aqui. Tivemos um público fantástico e gostaria de parabenizar o torcedor pelo apoio. Ele incentivou e jogou junto. Pressionamos o adversário, vi o torcedor jogando junto. Não teve pressão contra, ninguém sentiu. Errar faz parte do jogo. Fernando Henrique faz ótimas defesas que atrapalharam nosso objetivo”, ponderou o treinador.

Adilson, no entanto, se mostrou irritado por ter sido escolhido como principal alvo dos torcedores. O técnico chegou a balançar no cargo antes da Copa do Mundo e, também por isso, não gostou de ter sua saída mais uma vez pedida pelos vascaínos.

“Eu já estou vacinado, desde que cheguei tentei ajudar. A responsabilidade por qualquer resultado ruim é sempre do treinador, isso é normal no Brasil”, lamentou o treinador. “É algo cultural. Sempre sobra para o treinador”, complementou.

Além do atacante Kleber, o meia Douglas também defendeu publicamente o treinador das críticas dos torcedores. O apoiador também negou que as reclamações da torcida possam influenciar negativamente o desempenho da equipe dentro de campo.

“Não, de forma alguma. Estamos juntos com o Adilson, apoiamos as atitudes dele e pedimos que o torcedor entenda, ele vai subir junto com a gente, estará com a gente nesse momento, o torcedor vai entender", disse Douglas á Rádio Globo.

O Vasco volta a atuar em São Januário no dia 2 de agosto, contra o Paraná, pela 14ª rodada da Série B. Até lá, cabe ao Cruzmaltino conseguir bons resultados fora de casa para ter outra boa recepção em sua casa como a que teve no último sábado.