Topo

América-RN bate xará mineiro em jogo de muitos erros e se aproxima do G4

Do UOL, em Belo Horizonte

25/07/2014 22h53

O América-RN freou a ascensão do América-MG, que tinha 100% de aproveitamento pós-Copa do Mundo, ao vencê-lo, por 1 a 0, na noite desta sexta-feira, na Arena das Dunas, em Natal, mantendo sua invencibilidade após o reinício da Série B e se aproximando do G4. Já o time mineiro desperdiçou a oportunidade de dormir na liderança da competição, o que teria acontecido em caso de um empate. Rodrigo Pimpão foi o autor do gol único em um confronto marcado pelo equilíbrio e, principalmente, por muitos erros de posicionamento, passes e finalizações..

Com o seu sexto triunfo na Série B, o quarto como mandante, o América-RN foi a 20 pontos e assumiu, provisoriamente, a sexta colocação, com a mesma pontuação que o rival ABC, mas com um gol a menos de saldo. Já o América-MG se manteve na vice-liderança, com 23 pontos, mas com sério risco de perder a posição neste sábado, bastando para isso um empate do Joinville, atual terceiro colocado, diante do Avaí. O time potiguar vinha de vitória sobre Bragantino, por 4 a 2, e de empate com o Vasco, no Rio, por 1 a 1. Já a equipe de Belo Horizonte havia batido Paraná e Oeste, por 1 a 0 e 3 a 0.

As fases do jogo: O América-RN ensaiou uma pressão inicial, ainda que de forma desorganizada, mas sem conseguir levar perigo efetivo ao gol dos visitantes. Já o América-MG ficava menos tempo no campo de ataque, mas ameaçava mais. Aos 11 min, Fernando Henrique fez difícil defesa, em chute de Willian. Na cobrança do escanteio, no minuto seguinte, Andrei Girotto cabeceou a bola no travessão. O time anfitrião teve sua primeira grande chance aos 23 min, o goleiro Fernando Leal impediu o gol de Jeferson. No ataque seguinte, foi a vez de Mancini desperdiçar oportunidade para os mineiros. A partida seguia equilibrada, mas, aos 36 min, Rodrigo Pimpão aproveitou falha da defesa adversária e abriu o placar.

O América-MG voltou mais ofensivo na segunda etapa, imprimindo um ritmo veloz e criando sucessivas oportunidades para empatar a partida. Com menos de 15 minutos, Willians havia obrigado o goleiro Fernando Henrique a fazer duas excelentes defesas. Em muitos momentos da etapa final, o time da casa se mostrava acuado. Mesmo jogando em casa, a equipe potiguar não se envergonhou de abrir mão da iniciativa ofensiva, posicionando-se claramente com o objetivo de explorar contra-ataques. A partida ficou aberta até os minutos finais, com chances criadas pelos dois lados.

O melhor: Fabinho –Jogador de muita movimentação, teve papel importante tanto na marcação como na chegada do América-RN ao ataque. Conseguiu recuperar muitas bolas em sua defesa e partiu com velocidade para o contra-ataque, tornando-se um importante trunfo para os donos da casa.

O pior: Obina – Não faltou vontade ao veterano atacante, que, até tentou se movimentar, mas estava pouco inspirado. A bola pouco chegou até ele e quando isso aconteceu, surgiram os erros de finalização, mostrando que não estava com a pontaria em dia, o que dificultou a reação do América-MG. Além disso, demonstrou insegurança em alguns lances, ao optar pelo passe, em vez de concluir a jogada.

A chave do jogo: Erros do time visitante explicam derrota – O time americano errou muitos passes no ataque, que permitiram contragolpes perigosos do xará potiguar, aproveitando também falhas de posicionamento do sistema defensivo do América de Minas. Acrescente-se a isso, a deficiência nas finalizações dos visitantes, especialmente com os veteranos Obina e Mancini.

Toque dos técnicos: Preocupado com a força do xará como mandante, o técnico Moacir Júnior armou o América-MG com um meio-campo mais cauteloso, com três jogadores de marcação. A ideia era permitir o avanço aos laterais Pablo e Gilson. Mas, o técnico Oliveira Canindé, da equipe potiguar, conseguiu posicionar sua equipe de forma a explorar os avanços dos laterais adversários. Foi assim, em um lance em que o lateral direito Marcelinho apareceu livre, às costas de Gilson, que o time nordestino fez seu gol.

Para lembrar:

Obina viaja sozinho. O atacante americano Obina não viajou com a delegação americana, na quinta-feira de manhã. Ele embarcou para Natal, sozinho, à noite, porque perdeu o bilhete. “Ele não atrasou, chegou na hora, mas perdeu o bilhete e providenciamos o embarque em outro voo”, explicou o gerente de futebol do clube, Flávio Lopes. Obina foi titular.

Jogo em estádio da Copa. A diretoria do América-RN, anfitrião da noite, entregou placa a um dos integrantes do conselho administrativo do América-MG, Francisco Santiago, para marcar o bom relacionamento entre os dois clubes e também o fato de a partida ter sido disputada na Arena das Dunas, que recebeu jogos da Copa do Mundo.

Derrota da Luverdense ajuda ‘Américas’. O Luverdense foi derrotado, de virada, pelo Oeste, fora de casa, em jogo que começou mais cedo. O resultado beneficiou aos dois Américas. O Mineiro teria sido ultrapassado pelo time mato-grossense, enquanto o potiguar ficou somente com um ponto a menos.

Cartão ao ser substituído. A experiência internacional não livrou o veterano Meia Mancini de levar um cartão amarelo, quando já estava fora do campo, ao ser substituído no segundo tempo por Júnior Negão. Ele foi advertido pelo árbitro Felipe Gomes da Silva por reclamação.

AMÉRICA-RN 1 X 0 AMÉRICA-MG

AMÉRICA-RN
Fernando Henrique; Marcelinho, Cléber, Roberto Dias e Wanderson; Márcio Passos (Thiago Dutra), Val, Fabinho e Jeferson; Rodrigo Pimpão (Paulinho) e Alfredo (Gláucio)
Técnico: Oliveira Canindé

AMÉRICA-MG
Fernando Leal; Pablo, André, Vitor Hugo e Gilson; Leandro Guerreiro, Thiago Santos (Tchô), Andrei Girotto e Mancini ((Júnior Negão); Willians (Júnior Lemos) e Obina
Técnico: Moacir Júnior

Data: 25/7/2014 (sexta-feira)
Local: Arena das Dunas, em Natal (RN)
Árbitro: Felipe Gomes da Silva (PR)
Auxiliares: Bruno Boschilia (PR) e Marcos Santos Vieira (AM)
Cartões amarelos: Thiago Santos, Mancini, Gilson, Andrei Girotto, Júnior Negão (América-MG); Val, Jeferson (América-RN)
Gols: Rodrigo Pimpão, aos 36 min do primeiro tempo