Topo

Em jogo de duas viradas, Ceará vence Santa e abre vantagem na liderança

Do UOL, no Rio de Janeiro

26/07/2014 18h14

O Ceará não se intimidou pelo fato de jogar fora de casa e em uma partida com duas viradas, derrotou o Santa Cruz por 3 a 2 neste sábado, no Arruda, pela 13ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. Com o resultado, a equipe visitante chegou aos 27 pontos e aproveitou o tropeço dos rivais para abrir vantagem na liderança na competição. Por outro lado, o time da casa segue com 16 e perdeu a chance de encostar no G-4.

Fases do jogo:
O jogo começou com o Santa Cruz tentando se impor, mas encontrou um adversário bem armado em sua defesa. O Ceará executava uma marcação forte e acabou abrindo o placar, aos 22, após um contra-ataque bem armado. Nikão cruzou rasteiro da direita e Bill empurrou a bola para a rede.

O Santa Cruz não demorou para reagir e Wescley, aos 27, deixou tudo igual. O meia recebeu passe de Danilo Pires e acertou um chute forte no ângulo direito Jaílson. A virada não demorou para acontecer. Keno recebeu passe longo de Sandro Manoel e ajeitou para Léo Gamalho finalizar de primeira, aos 29.

Mesmo assim, o Ceará soube de organizar a tempo de igualar a partida novamente, aos 39. Vicente fez boa jogada pelo lado esquerda e rolou na medida para Magno Alves deixar sua marca. O time visitante ainda conseguiu virar o jogo, aos 46, através de uma cabeçada de Sandro.

O segundo tempo começou muito equilibrado, mas as chances de gol diminuíram. A partida caiu um pouco na parte técnica e ocorreram muitas faltas. O Ceará soube se defender das investidas do Santa Cruz e seu contra-ataque seguia perigoso. No entanto, a partida terminou mesmo com a vitória dos visitantes.  

Vaias. O gol marcado por Bill gerou uma revolta da torcida do Santa Cruz que passou a vaiar Memo toda vez que o volante pegava na bola. As hostilidades acabaram cessando após o início da reação dos donos da casa. No entanto, os torcedores voltaram a criticar o atleta no final do segundo tempo.

Dor. Mesmo tendo marcado o segundo gol do Ceará e deixado tudo igual naquele momento, Magno Alves não conseguiu comemorar. O atacante levou um pisão de Memo em sua mão esquerda após a finalização e precisou ser substituído por Lulinha.

O melhor: Nikão. O meio-campo foi o principal articulador de jogadas do Ceará. Ele fez a jogada que originou no gol marcado por Bill.

O pior: Renan Fonseca. O zagueiro não soube conter o rápido ataque do Ceará na primeira etapa e não passou segurança para a torcida.

Chave do jogo:
Mesmo atuando fora de casa, o Ceará não ligou para a pressão da torcida adversária e mostrou que o contra-ataque é sua principal arma. Mesmo tendo sofrido a virada, o time mostrou poder de reação para ficar em vantagem ainda na primeira etapa.  

Para lembrar:

Apoio.
Após precisar jogar três partidas com portões fechados, o Santa Cruz pôde receber sua torcida no Arruda. A punição aconteceu após a morte de um torcedor no mesmo estádio após a partida diante do Paraná, em maio.

Próximos jogos. Os dois times voltam a jogar no próximo sábado. O Santa Cruz enfrenta o América-RN, às 16h20, na Arena das Dunas. Por outro lado, o Ceará recebe o Boa Esporte, às 21h, no Presidente Vargas.


SANTA CRUZ 2 x 3 CEARÁ

Data: 26/07/2014 (sábado)
Local: Arruda, em Recife (PE)
Árbitro: André Luiz de Freitas Castro (GO)
Auxiliares: Christian Passos Sorence (GO) e Leone Carvalho Rocha (GO)
Cartões amarelos: Wescley, Sandro Manoel, Tony e Léo Gamalho (Santa Cruz); Sandro, Marcos, Nikão, João Marcos, Ricardinho e Jaílson (Ceará)
Gols: Bill, aos 22, e Wescley, aos 27, Léo Gamalho, aos 29, Magno Alves, aos 39, e Sandro, aos 46 minutos do primeiro tempo

SANTA CRUZ
Tiago Cardoso; Tony, Renan Fonseca, Everton Sena e Renatinho; Sandro Manoel, Memo, Danilo Pires (Natan) e Wescley (Flávio Caça-Rato); Keno (Betinho) e Léo Gamalho
Técnico: Sérgio Guedes

CEARÁ
Jaílson; Marcos, Sandro, Diego Ivo e Vicente; João Marcos, Eduardo (Alex Lima), Ricardinho e Nikão (Michel); Bill e Magno Alves (Lulinha)
Técnico: Sérgio Soares