Topo

Com gols no início dos tempo, Boa vence América-RN e confirma reação na B

Do UOL, em Belo Horizonte

09/08/2014 22h51

Com gols marcados no início dos dois tempos, o Boa Esporte venceu o América-RN, por 3 a 2, na noite deste sábado, no Estádio Melão, em Varginha, confirmando a ótima fase vivida após a Copa do Mundo, quando se mantém invicto, com quatro vitórias e um empate em cinco jogos. Com a vitória, o time mineiro soma 21 pontos, ultrapassando a equipe potiguar, que segue com 20 e sofreu a sua segunda derrota consecutiva. A equipe sul-mineira chegou a abrir 3 a 0, mas complicou no final, quando levou dois gols, ambos marcados por Daniel Costa.

Antes da pausa na Série B para o Mundial, o Boa Esporte tinha apenas oito pontos e estava na zona de rebaixamento. Depois da retomada da competição, o aproveitamento é de 86,66%, o que faz o representante mineiro a pleitear vaga no G4 do certame. Já o América-RN vê esse sonho ficar mais distante e não pode perder mais pontos, sob pena de ficar ameaçado pela zona de rebaixamento. Em 15 pontos disputados pós-Copa, somou apenas sete, o que significa rendimento de 46,66%.

As fases do jogo: O Boa Esporte não deu chances ao América-RN. Logo aos 12 min, Clébson acertou um belo chute, de fora da área, abrindo o placar, em um jogo em que estava encurralando o seu oponente. Não demorou muito e, aos 17 min, Thiago Carvalho, de cabeça, aproveitou cobrança de escanteio e ampliou o marcador. Depois de fazer 2 a 0, a equipe da casa reduziu o ritmo. O América-RN tentou reagir, mas não teve força ofensiva para isso. A equipe anfitriã, por sua vez, teve oportunidades para aumentar sua vantagem, em contra-ataques, mas seus homens de frente falharam nas finalizações.

No segundo tempo, o técnico Oliveira Canindé fez duas alterações no time potiguar, com as entradas de Daniel Costa e Isaac nos lugares de Jean Cleber e Alfredo. O Boa Esporte voltou a campo com a mesma formação e ampliou o marcador, logo aos 2 min do segundo tempo, novamente com Clébson, que tentou duas vezes e colocou a bola nas redes com a perna esquerda. Mesmo com a vitória assegurada, o Boa Esporte se manteve no ataque e teve chances para marcar um número maior de gols. Em alguns momentos do segundo tempo, a torcida de Varginha ensaiou gritos de “olé”. Era cedo. O América-RN ameaçou a vitória adversária, com dois gols marcados por Daniel Costa, aos 36 min e 46 min da etapa final.

O melhor: Clébson – Apelidado “garçom” pelos companheiros, por suas assistências, fez dois gols na partida. O primeiro foi um golaço, em chute forte, de longe, que encobriu o goleiro Dida Pompeu e o segundo foi de perna esquerda, na área do adversário. Além disso, teve participação importante na marcação, recuperando bolas, que resultaram em contra-ataques para o seu time.

O pior: Roberto Dias – O zagueiro esteve inseguro, perdendo muitos lances, alguns deles fáceis e ainda abusou do jogo viril em determinados momentos, sem que fosse advertido pelo árbitro com o cartão amarelo.

A chave do jogo: Gols no início da partida – O Boa Esporte apresentou um bom percentual de aproveitamento nas finalizações e como marcou dois gols em menos de 20 minutos do primeiro tempo dificultou bastante qualquer tentativa de reação do adversário. Além disso, na maior parte do jogo, os jogadores do time mineiro demonstraram maior disposição e vontade do que os atletas do clube potiguar, que, conforme admitiu o lateral esquerdo Wanderson “cochilaram” em alguns momentos. Quando tentaram acordar e fizeram dois gols já era tarde.

Toque dos técnicos: Com fama de treinador ‘cauteloso’, o técnico do Boa, Nedo Xavier, mostrou, neste sábado, na vitória de sua equipe sobre o América-RN, que sabe ser ofensivo. Ele armou o seu time para pressionar o adversário o tempo todo, desde o início da partida, e, mesmo quando o jogo já estava definido, orientava seus jogadores a buscar o ataque, tentando ampliar o marcador. Como evitou administrar a vantagem, acabou sofrendo gols americanos no final da partida.

Para lembrar:

Pais homenageados. O meia Clébson marcou contra o América-RN o seu primeiro gol pelo Boa Esporte. E foi logo um golaço. “Fui feliz em acertar um belo chute e fazer o gol”, afirmou o jogador, que homenageou a todos os pais presentes ao Estádio Melão e também ao seu, que acompanhou o jogo pela TV. Na etapa final, Clébson ainda fez mais um gol.

América assustado. O lateral esquerdo Wanderson admitiu que o América-RN foi surpreendido com os gols logo de início marcados pelo Boa Esporte. “A gente ficou meio assustado com os gols rápidos. Foram cochilos”, observou o jogador.

Escanteios em sequência.O segundo gol do Boa Esporte, marcado por Thiago Carvalho saiu após a cobrança do terceiro escanteio seguido pelo time da casa, que variou o repertório de batidas, até colocar a bola na marca do pênalti, para cabeçada do zagueiro.

Próximos jogos. O Boa Esporte tentará manter sua sequência de resultados positivos novamente como mandante, na próxima rodada, quando receberá o Sampaio Corrêa, postulante ao G4, em mais um confronto direto. A partida será no Melão, sábado que vem, às 21h. Já o América-RN tentará voltar a vencer na Série B, novamente como visitante, contra o Icasa, em Juazeiro do Norte, também no sábado, às 16h20.

BOA ESPORTE 3 X 2 AMÉRICA-RN

Data: 9/8/2014 (sábado)
Local: Estádio Melão, em Varginha (MG)
Árbitro: Arilson Bispo da Anunciação (BA)
Auxiliares: Adson Márcio Lopes Leal (BA) e Marcos Welb Rocha de Amorim (BA)
Cartões amarelos: Tiago Dutra (América); Willian Favoni (Boa)
Gols: Clébson, aos 12 min e Thiago Carvalho, aos 17 min do primeiro tempo; Clébson, aos 2 min e Daniel Costa, aos 36 min e 46 min do segundo tempo

BOA ESPORTE
João Carlos; Edmar (Betinho), Thiago Carvalho, Lula e Marinho Donizete; Vinicíus Hess, Wellington (Willian Favoni), Tomas (Diego) e Clébson; Uallison Pikachu e Luiz Eduardo
Técnico: Nedo Xavier

AMÉRICA-RN
Dida Pompeu; Marcelinho, Roberto Dias, Cléber e Wanderson; Tiago Dutra, Márcio Passos, Jean Cleber (Daniel Costa) e Jeferson; Max (Andrezinho) e Alfredo (Isaac)
Técnico: Oliveira Canindé