Topo

ABC e Portuguesa não saem do 0 a 0 na Arena das Dunas e ampliam má fase

Do UOL, em São Paulo

12/08/2014 21h23

A crise continua. Tanto no ABC quanto na Portuguesa. As equipes se enfrentaram na noite desta terça-feira, na Arena das Dunas, e não saíram de um empate por 0 a 0, ampliando assim as más fases que vivem na Série B. O duelo inaugurou a 16ª rodada da competição nacional.

A Portuguesa chega a seis jogos sem vitórias e, mesmo com o empate, segue na vice-lanterna da tabela, agora com 13 pontos. Já o ABC ao menos quebra a sequência de quatro derrotas seguidas, mas alcança só 21 pontos e continua na metade da tabela.

Fases do jogo: A torcida alvinegra presente na Arena das Dunas não esperou nem o intervalo para demonstrar sua insatisfação com o time do ABC. Aos 30min, já era possível ouvir vaias das arquibancadas por conta da fraca atuação da equipe potiguar, que mais errava do que acertava dentro de campo. A Portuguesa fazia o mesmo, e apesar do ótimo estado do gramado e do duelo aberto, o que se via era uma sucessão de passes e chutes errados.

Na etapa final, o duelo melhorou. Não tanto, mas o suficiente para diversas chances aparecerem, especialmente pelo lado do ABC. As melhores oportunidades foram de longe, e em todas Rafael Santos mostrou-se bastante atento. Já a Portuguesa criou pouco, mas ainda assim teve a chance de matar o jogo. Já aos 35min. Mas Domivânio perdeu, na cara do gol.

O melhor: Rafael Santos. Trabalhou demais no segundo tempo. Sempre esperto, foi o principal responsável por garantir o ponto fora de casa à Portuguesa.

O pior: Renato. Errou demais. Mesmo com certo espaço na direita, não acertou nenhum cruzamento e começou até a ser vaiado pela torcida no fim do jogo.

Chave do jogo: Erros excessivos. O jogo, especialmente no primeiro tempo, foi muito fraco tecnicamente. Os dois times abusaram dos erros, especialmente nos passes. Quando encontraram o caminho para a finalização, erraram o alvo, ou pararam nas mãos dos goleiros, que estiveram seguros dentro da partida.

Toque dos técnicos: Silas, que fez apenas a segunda partida no comando da Portuguesa, ainda terá bastante trabalho para arrumar a equipe, que ainda segue errando demais e dando pouca demonstração de que pode reagir na competição. Já Zé Teodoro conseguiu armar bem o ABC, que até teve espaço para criar e finalizar. Mas faltou aos jogadores capricharem mais.

Para lembrar:

Dinélson. O meia, ex-Corinthians, fez nesta terça-feira a sua estreia com a camisa rubro-verde. Criou algumas boas jogadas no primeiro tempo, mas na etapa final foi substituído aos 15min, até pela falta de ritmo.