Topo

Avaí vence jogo ameaçado por raio, vai ao G4 e tira América após 14 rodadas

Ex-Ituano, o goleiro Vagner foi fundamental na vitória do Avaí sobre o América-MG, pela Série B do Brasileiro - André Palma Ribeiro / site oficial do Avaí
Ex-Ituano, o goleiro Vagner foi fundamental na vitória do Avaí sobre o América-MG, pela Série B do Brasileiro Imagem: André Palma Ribeiro / site oficial do Avaí

Do UOL, em Belo Horizonte

12/08/2014 23h31

Em jogo que esteve ameaçado de não ser realizado e que começou com 38 minutos de atraso, por causa da falta de energia elétrica, o Avaí venceu o América-MG, por 2 a 0, na noite desta terça-feira, no Estádio da Ressacada, em Florianópolis. Com o resultado, o time catarinense chegou a 27 pontos e assumiu a quarta colocação, ultrapassando em um ponto o seu adversário. A equipe americana caiu para a quinta posição, sendo superada também pelo Vasco, que bateu o Náutico, por 1 a 0, em jogo adiado da sexta rodada. O time carioca assumiu a vice-liderança.

Foi a segunda derrota consecutiva do América-MG, ambas como visitante, situação em que não vence há seis partidas. Neste período, empatou uma vez e perdeu as cinco últimas. A fragilidade da campanha longe de casa fez com que o time americano saísse do G4, depois de ficar 14 rodadas na zona de acesso à Série A. Já o Avaí, que não vencia há duas partidas, conseguiu vencer novamente como mandante e entrou pela segunda vez na área de classificação para a elite. A anterior tinha sido na 13ª rodada, após triunfo sobre o Joinville.

As fases do jogo: Avai e América-MG buscaram o gol desde o começo. A equipe catarinense tomava a iniciativa, enquanto os americanos atuavam no contra-ataque. Nos 20 minutos iniciais, foram cinco boas chances, três do visitante e duas do anfitrião. Logo aos 6 min, Obina pôs a bola nas redes, mas o lance estava impugnado, por causa de mão do atacante, que levou amarelo. O América teve duas ótimas chances, aos 14 min e 15 min. Na primeira, o zagueiro Pablo falhou e Willians finalizou em cima de Vágner. Na segunda, Mancini cabeceou e o goleiro fez difícil defesa. Mas foi o Avaí que abriu o marcador, aos 25 min, por meio de cabeçada de Diego Felipe, em cobrança de escanteio. Os dois times ainda desperdiçaram chances. Obina, aos 31 min, quase empatou e Marquinhos, aos 44 min, obrigou Fernando Leal a ótima intervenção.

O América-MG voltou com Ricardinho no lugar de Obina para tentar ficar mais ofensivo e buscar o empate. O Avaí retornou com a mesma formação. Diferente entre os dois tempos, foi o vento sul que começou a soprar forte na segunda etapa, trazendo também mais chuva. O time americano retornou melhor em campo. Logo aos 3 min, Mancini bateu falta e obrigou Vágner a fazer outra boa defesa. A equipe visitante iniciou pressão, avançando seus laterais e também os volantes, tentando encurralar o time catarinense. Mas, em um contra-ataque rápido, Anderson Lopes fez boa jogada e cruzou para Willen, que havia entrado pouco antes no lugar de Roberto, para fazer o segundo gol. Depois disso, o Avaí soube administrar a vantagem para vencer seus oitavo jogo e impor a sexta derrota ao clube mineiro.

O melhor: Vágner – O goleiro do Avaí já havia salvado o seu time no começo do primeiro tempo, quando a partida ainda estava em 0 a 0. Depois, no início da segunda etapa, o camisa 1 voltou a se destacar e fez intervenções importantes, evitando a reação adversária.

O pior: Obina – O veterano e folclórico atacante comprovou nesta chuvosa noite de terça-feira que não atravessa mesmo boa fase. Teve atuação apagada nos 45 minutos iniciais em que esteve em campo, já que foi substituído no intervalo por Ricardinho, que entrou com a missão de aumentar a movimentação no ataque da equipe mineira.

A chave do jogo: Falhas de finalização– Em uma partida equilibrada, em que as duas equipes criaram boas chances de gols, venceu o time que errou menos nas finalizações. O América não conseguiu aproveitar nem mesmo as bobeadas do sistema defensivo adversário. “Criamos chances, mas pecamos de novo nas finalizações”, resumiu o veterano meia Mancini. Além disso, o gol marcado pelo Avaí, aos 25 min do primeiro tempo, enervou a equipe visitante, que custou a ‘voltar’ para o jogo.

Toque dos técnicos: Depois de uma atuação muito ruim na derrota para o Icasa, por 2 a 0, na última sexta-feira, o técnico Moacir Júnior fez alterações em todos os setores, tentando equilibrar a marcação e a criação de jogadas ofensivas. Não conseguiu atingir o seu objetivo. Já o técnico Geninho procurou dar mais velocidade à sua equipe, cujo ataque não estava rendendo, voltando a escalar os titulares Roberto e Anderson Lopes. Na etapa final, quando vencia por 1 a 0, mas era pressionado pelo América, o treinador colocou Willen no posto de Roberto e ele fez o segundo gol. Além disso, quebrou jejum dos atacantes avaianos, que não marcavam gol desde 27 de maio, contra o Náutico.

Para lembrar:

Jogo ameaçado. Uma forte chuva em Florianópolis, na noite desta terça-feira, acompanhada de raios, ameaçou a realização do jogo. Um transformador do lado de fora do Estádio da Ressacada foi atingido, deixando todo o Bairro Caricanos sem luz. A empresa responsável, Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc), conseguiu restabelecer a iluminação, viabilizando o jogo. “É bom para o calendário que tenha o jogo”, comentou o técnico americano, Moacir Júnior.

Campo em bom estado. Apesar da chuva forte, que quase impediu a realização da partida, o gramado do Estádio da Ressacada esteve em boas condições. “O campo está ótimo”, salientou o atacante americano Obina. “O campo fica um pouco mais pesado, a bola mais rápida, requer atenção maior, mas não é nada demais”, observou o técnico Geninho, do Avaí.

Público pequeno. O temporal que atingiu Florianópolis ea falta de energia elétrica em boa parte da região Sul da Ilha, por mais de uma hora, afetou a presença de público, que foi pequeno no Estádio da Ressacada. No total, compareceram ao estádio 1.916 torcedores, que deram renda de R$ 20.530, dando prejuízo ao Avaí. Segundo o presidente do clube, Francisco Batistote, só para abrir o estádio o gasto é de R$ 40 mil.

Jogadores suspensos. Advertências com cartões amarelos desfalcarão Avaí e América em seus jogos pela 17ª rodada da Série B. O time catarinense perdeu o meia Cléber Santana, enquanto o América-MG não terá o volante Andrei Girotto, ambos suspensos.

Próximos jogos. Depois de duas derrotas seguidas como visitanteIcasa (2 a 0) e Avaí, o América-MG voltará a jogar, em casa, no Independência, contra a Luverdense. Já o Avaí visitará a Portuguesa, em São Paulo. Os dois jogos acontecerão na próxima terça-feira, às 21h50.

AVAÍ 2 X 0 AMÉRICA-MG

Data: 12/8/2014 (terça-feira)
Local: Estádio da Ressacada, em Florianópolis (SC)
Árbitro: Marcelo de Lima Henrique (RJ)
Auxiliares: Luiz Cláudio Regazone (RJ) e Gilberto Stina Perreira (RJ)
Cartões amarelos: Obina, Andrei, Renato Santos, Mancini, Gilson (América-MG); Cléber Santa, Diego Felipe, Diego Jardel (Avaí)
Gols: Diego Felipe, aos 25 min do primeiro tempo; Willen, aos 20 min do segundo tempo

AVAÍ
Vágner, Bocão, Pablo, Bruno Maia e Marrone (Júlio César); Eduardo Neto; Diego Felipe, Cléber Santana e Marquinhos (Diego Jardel); Anderson Lopes e Roberto (Willen)
Técnico: Geninho

AMÉRICA-MG
Fernando Leal; Pablo (Magrão), Renato Santos, Vitor Hugo e Gilson; Leandro Guerreiro, Thiago Santos, Andrei Girotto (Bruninho) e Mancini; Willians e Obina (Ricardinho)
Técnico: Moacir Júnior