Topo

Para ficar no G4, América desafia má campanha fora contra Avaí em ascensão

América-MG tenta se reabilitar na Série B diante do Avaí, do meia Marquinhos, que pode chegar ao G4 - Cristiano Andujar/VIPCOMM
América-MG tenta se reabilitar na Série B diante do Avaí, do meia Marquinhos, que pode chegar ao G4 Imagem: Cristiano Andujar/VIPCOMM

Do UOL, em Belo Horizonte

12/08/2014 06h00

Sem vencer há cinco jogos fora de casa, o América-MG visitará o Avaí, nesta terça-feira, às 21h, no Estádio da Ressacada, em Florianópolis, obrigado a quebrar essa série negativa para não correr risco de deixar a Série B fora do G4. Em terceiro lugar, com 26 pontos, dois a mais do que o adversário desta noite, o time americano será superado pela equipe catarinense caso sofra sua quinta derrota.

Além disso, o América-MG poderá ver o Vasco superá-lo. É que o time carioca, atual quinto colocado com cinco pontos, enfrentará o Náutico, em Recife, também nesta terça-feira, às 21h, em partida adiada da quinta rodada. Se perder e o clube vascaíno vencer, o time mineiro perderá mais uma posição. Dessa forma, o pensamento americano é apenas um: voltar a vencer fora.

Sem o mando de campo, o América-MG vem de cinco jogos sem triunfo, com um empate e quatro derrotas consecutivas: Atlético-GO (3 a 0), Portuguesa (2 a 1), América-RN (1 a 0) e Icasa (2 a 0). Em oito jogos na casa dos adversários, foram duas vitórias, dois empates e quatro derrotas (aproveitamento 33,33%).

E o Avaí é um time que tem aproveitamento de 61,90% como mandante, com quatro vitórias, um empate e duas derrotas, incluindo o seu último jogo em casa, para a Luverdense, por 2 a 1. No geral, a equipe catarinense não vence há dois jogos na Série B, já que empatou com o Oeste, em 0 a 0, na 15ª rodada.

Para evitar sair do G4, o técnico Moacir Júnior estuda opções de mudanças no América. O zagueiro André deve ceder sua vaga para Renato Santos, enquanto o volante Thiago Santos é cotado para substituir Ricardinho, reforçando assim o sistema de marcação. O veterano meia Mancini deve voltar a ser titular, depois de cumprir suspensão automática.

No Avaí, o técnico Geninho espera por melhoria no rendimento ofensivo do time, com o retorno dos atacantes titulares, Roberto e Anderson Lopes. Por outro lado, o treinador segue com problemas na defesa, pois Eltinho e Thiago Carleto estão contundidos. Além disso, Antônio Carlos levou o terceiro cartão amarelo contra o Oeste. Marrone segue improvisado na lateral esquerda e Pablo na dupla de zaga com Bruno Maia.