Topo

Imbatível em casa, América-MG vence Luverdense e retorna ao G4 da Série B

Do UOL, em Belo Horizonte

19/08/2014 23h41

O América-MG se reabilitou das duas derrotas seguidas como visitante e mostrou sua força dentro de casa, ao vencer o Luverdense, por 1 a 0, na noite desta terça-feira, no Independência, resultado que o colocou de volta ao G4 da Série B do Brasileiro, com 29 pontos. O adversário, que iniciou a 17ª rodada na zona de acesso à elite do futebol brasileiro, deixou essa condição com a sua sexta derrota na competição, a segunda consecutiva. Como o Avaí bateu a Portuguesa, por 3 a 1 o time americano termina a 17ª rodada na quarta colocação.

“O América é forte quando joga em casa”, resumiu Mancini, autor do único gol da partida, que garantiu o quarto triunfo como mandante e o 100% de aproveitamento nessa condição na retomada da Série B após a disputa da Copa do Mundo. Levando-se em conta todo o certame até agora, o aproveitamento do time de Moacir Júnior com o mando é de 87.5% o melhor entre todos os participantes. O Luverdense manteve-se com 27 pontos e perdeu posições na tabela de classificação, ficando em 7º lugar.

As fases do jogo: Com ótimo retrospecto dentro de casa, o América-MG começou quente o jogo, procurando não dar chances ao adversário. Criou duas chances aos 3 min e 4 min, com Obina e Vitor Hugo, ambas defendidas pelo goleiro Gabriel Leite. Mas, não demorou para abrir o placar, o que aconteceu aos 8 min. Obina fez boa jogada pela direita, passou por Zé Roberto e cruzou certo para Mancini mandar a bola nas redes. Esse gol tranquilizou o time mandante, que passou a jogar no erro do Luverdense, aproveitando os espaços deixados pelo adversário. Mas o time matogrossense levou perigo, especialmente com a velocidade de Misael, sem conseguir, no entanto, boas finalizações. Dessa forma, essa etapa terminou com a vitória parcial do time da casa, pela vantagem mínima. “O América começou bem, depois teve caída, e o Luverdense passou a ter mais posse de bola”, resumiu Mancini.

Os dois times voltaram com as mesmas formações. E o Luverdense manteve também a mesma disposição para atacar, demonstrada na maior parte do primeiro tempo. Mas, a exemplo do primeiro tempo, o América fez um gol no começo. Obina, aos 6 min, aproveitou falha do zagueiro Braga para ampliar a vantagem do time anfitrião. A equipe do Mato Grosso não se intimidou, continuou atacando, mas não estava em boa noite no aspecto finalizações. Quando acertava, como ocorreu aos 16 min, com Misael, esbarrou em grande defesa do goleiro Fernando Leal. No finalzinho do jogo, o volante Pablo se contundiu e deixou o gramado chorando, preocupando seus companheiros. Como Moacir Júnior já havia feito as três substituições, o América-MG terminou a partida com 10 atletas.

O melhor: Obina – Fez ótima jogada no primeiro gol americano, marcado por Mancini, na etapa inicial e marcou o segundo, na fase final, demonstrando oportunismo, ao aproveitar falha do zagueiro adversário Braga. “Estava sendo cobrado, sei que tenho a responsabilidade do gol e consegui fazer um, além de ajudar o Mancini no outro”, comentou Obina.

O pior: Braga – Vacilou feio no lance do segundo gol do América-MG, ao perder bobamente a bola para Obina, num momento em que o Luverdense pressionava os donos da casa em busca do empate.

A chave do jogo: Gols no começo dos tempos– Ao marcar gols aos 8 min e 6 min do primeiro e segundo tempos, respectivamente, o América-MG se impôs diante do Luverdense, que, mesmo como visitante, teve maior posse de bola, em boa parte do jogo. Beneficiado pela vantagem no marcador, o time americano se armou para explorar os contra-ataques e conseguir seu nono triunfo em 17 jogos da Série B.

Toque dos técnicos: O treinador americano, Moacir Júnior, não se furtou em armar o time para jogar no contra-ataque, com exceção dos primeiros minutos do jogo, quando partiu para cima, com intensidade, conseguindo o gol, que lhe viabilizou os espaços preciosos durante o restante da partida. Além disso, ele utilizou bem o banco, reforçando a marcação quando julgou necessário, com a entrada de Thiago Santos, que anulou a Misael, principal opção ofensiva do adversário, e lançando a equipe ao ataque na reta final na tentativa de ‘matar’ o jogo.

Para lembrar:

Campo castigado. No último final de semana, o Independência foi palco do Axé Brasil, que deixou algumas marcas no gramado do Estádio. Os jogadores de América e Luverdense não reclamaram, mas visualmente o campo estava castigado em alguns pontos.

Lance polêmico. Logo no começo do jogo houve um lance polêmico. Aos 4 min, Obina cabeceia e a bola sobra para o zagueiro americano Vitor Hugo, que chuta, o goleiro Gabriel Leite defende esquisito, solta a bola e volta a pegar. Jogadores do América pedem a confirmação do gol, o que não acontece.

Lance curioso. Os zagueiros americanos Vitor Hugo e Renato Santos proporcionaram um lance curioso. Ambos se chocaram ao tentar cortar, de cabeça, a bola. Renato Santos foi ao chão e levantou reclamando do companheiro, batendo no peito e dizendo que a bola era dele.

Apito na arquibancada. O árbitro paranaenseFábio Filipus chegou a interromper o segundo tempo do jogo por causa de um apito utilizado por um torcedor no Estádio Independência. Após alguns instantes de paralisação de uma conversa com o quarto árbitro, a partida foi reiniciada.

AMÉRICA-MG 2 X 0 LUVERDENSE

Data: 19/8/2014 (terça-feira)
Local: Estádio Independência, em Belo Horizonte (MG)
Árbitro: Fábio Filipus (PR)
Auxiliares: Luiz Souza S. Renesto e Marcos Rogério da Silva (PR)
Cartões amarelos: Willians (América-MG); Carlão, Washington (Luverdense)
Gols: Mancini, aos 8 min do primeiro tempo; Obina, aos 6 min do segundo tempo

AMÉRICA-MG
Fernando Leal; Elsinho, Renato Santos, Vitor Hugo e Gilson; Leandro Guerreiro, Pablo, Mancini (Tchô) e Willians (Bruninho); Ricardinho (Thiago Santos) e Obina
Técnico: Moacir Júnior

LUVERDENSE
Gabriel Leite, Renato, Zé Roberto (Michel), Braga e Paulinho; Jean Patrick, Carlão, Washington e Samuel (Rubinho); Misael e Reinaldo (Léo)
Técnico: Júnior Rocha