Topo

No Canindé, Avaí encara Portuguesa em crise para se consolidar no G-4

Do UOL, em São Paulo

19/08/2014 06h00

Depois de retornar ao G-4 na última rodada, o Avaí quer nesta terça-feira engatar a segunda vitória consecutiva para se consolidar entre os quatro melhores da Série B. Para isso, terá de passar pela Portuguesa, que vive fase conturbada e segue sem vencer uma partida sequer depois da Copa do Mundo. O jogo, válido pela 17ª rodada, acontece no Canindé, às 21h50.

Depois de ser derrotado pelo Luverdense em casa e eliminado da Copa do Brasil pelo Palmeiras, o Avaí se recuperou nas duas últimas rodadas: empatou em Itápolis com o Oeste e venceu o concorrente ao acesso América-MG na Ressacada. Desta forma, retomou o quarto lugar da tabela, posição que já havia ficado ao término da 13ª rodada da competição nacional.

Já a Portuguesa vive situação totalmente oposta. Não sabe o que é vencer desde o dia 3 de junho, quando bateu o América-MG no Canindé, ainda antes da Copa do Mundo. Deste então foram quatro empates e duas derrotas, resultados que o colocaram na vice-lanterna da tabela. Ainda assim, o elenco segue confiante de que a reação é apenas uma questão de tempo.

“Temos que ter a postura que tem que se mostrar em casa, que é se impor. Não tem que esperar o adversário, qualquer que seja ele. É o que precisamos para começar a crescer no campeonato. O grupo é bom e vai encaixar e, quando acontecer, daremos muito trabalho”, disse o meia Gabriel Xavier, que voltou a ser relacionado após se recuperar de uma lesão.

Para esta partida, o único desfalque do time comandado por Geninho é o de Cléber Santana, suspenso pelo terceiro cartão amarelo. Já o técnico Silas conta com novidades. Além de Gabriel Xavier aparecem o volante uruguaio Bruno Piñatares e meia Djalma, regularizados, e o lateral Jussandro, recuperado de uma lesão no tornozelo que o tirou do jogo contra o ABC.