Topo

Com boa estreia de Renan Oliveira, América bate Ponte e é líder provisório

 Apesar de ter treinado pouco, Renan Oliveira foi decisivo em sua estreia pelo América na vitória sobre a Ponte Preta - Divulgação/Site do América-MG
Apesar de ter treinado pouco, Renan Oliveira foi decisivo em sua estreia pelo América na vitória sobre a Ponte Preta Imagem: Divulgação/Site do América-MG

Do UOL, em Belo Horizonte

22/08/2014 21h18

Com participação direta do estreante Renan Oliveira, que foi contratado há dois dias, o América-MG venceu a Ponte Preta, por 3 a 0, na noite desta sexta-feira, no Independência, mantendo seu aproveitamento de 100% em casa, após a Copa do Mundo e assumindo provisoriamente a liderança da Série B. Já a equipe paulista, sofreu sua primeira derrota sob o comando de Guto Ferreira e teve interrompida a série invicta de cinco jogos, período em que teve três vitórias e dois empates.

A 10ª vitória levou o time americano a 32 pontos e dormiu na liderança por causa do empate entre Vasco e Icasa, em Juazeiro do Norte, em jogo realizado também na noite de sexta-feira. E para terminar na ponta a 18ª rodada terá que ‘secar’ Ceará e Avaí, que jogam neste sábado contra Portuguesa e Santa Cruz. A quarta derrota da Ponte, que segue com 28 pontos, impediu sua entrada no G4. Na última rodada do turno, o América visita o Sampaio Corrêa, na próxima sexta-feira, e o clube de Campinas recebe o Náutico, sábado.

As fases do jogo: Quando o começo de jogo parecia complicado para o time da casa, o estreante Renan Oliveira fez ótima jogada pela direita, aos 10 min, cruzando na medida para Dinei, de cabeça, abrir o placar, que tranquilizou por algum tempo o América-MG. Comandado pelo novo reforço, o clube anfitrião teve chances de ampliar o marcador. Mas, não conseguiu e, a partir dos 25 min, permitiu à Ponte Preta assumir o controle da partida, que por pouco não conseguiu o empate. A melhor chance foi aos 36 min, quando Diego Sacoman, de cabeça, ajeitou para chute de Elton, que mandou a bola na trave. No minuto seguinte, Obina, de cabeça, obrigou Roberto a fazer grande defesa e a etapa inicial terminou mesmo com o triunfo americano por 1 a 0.

O segundo tempo começou com domínio da Ponte Preta, que demonstrava estar perto do empate. Mas não foi isso que aconteceu. O time visitante tinha mais posse de bola, rondava a área da equipe anfitriã, mas não era objetivo. Foi punido por isso. Em vantagem desde o início da primeira etapa, o América atraiu o adversário e foi decisivo nos contra-ataques. Aos 19 min, Obina marcou o gol, depois de acertar a trave no minuto anterior. Ele recebeu cruzamento de Renan Oliveira, ajeitou, driblou o marcador e colocou a bola nas redes. Aos 25 min, o lateral esquerdo Gilson cruzou e Doriva, de cabeça, ampliou, definindo a importante vitória americana.

O melhor: Renan Oliveira – Emprestado ao América pelo Atlético-MG, depois de deixar o Sport, o meia-atacante deu um toque de qualidade ao seu novo time, logo em sua estreia. Além de participar diretamente nos gols de Dinei e Obina ele criou outras boas chances e ainda finalizou a gol.

O pior: Cafu – O atacante da Ponte Preta Foi notado quase sempre por suas jogadas erradas, como uma furada no momento de finalizar, por volta dos 15 min, que parece ter sido determinante para sua substituição por Rossi.

A chave do jogo: Objetividade americana– O placar de 3 a 0 demonstra a diferença de postura das duas equipes. Enquanto a Ponte Preta, mesmo atuando como visitante, teve mais a bola no campo de ataque, sem ser eficiente nas finalizações, no entanto, o América foi mais objetivo. A equipe da casa criou menos chances, mas teve aproveitamento elevado nas conclusões a gol.

Toque dos técnicos: O treinador Moacir Júnior não hesitou em promover a estreia de Renan Oliveira, que mal teve tempo de treinar, depois de ter sido contratado. Além disso, ele colocou em campo dois meias habilidosos, mas que pouco marcam e que não são velozes. Em compensação, tecnicamente são bons jogadores e Renan Oliveira fez a diferença. Pelo lado da Ponte Preta, Guto Ferreira não armou o time apenas para se defender, como acontece muitas vezes em jogos sem o mando de campo, o que contribuiu para tornar equilibrada a partida, mas nas duas vezes em que estava melhor no jogo, foi castigado com gols sofridos.

Para lembrar:

Estreia imediata. Oficialmente apresentado na véspera, o meia-atacante Renan Oliveira não teve tempo para se adaptar ao novo clube. O técnico Moacir Júnior o escalou como titular, antecipando sua estreia pelo América-MG, em função dos quatro desfalques do time, três deles por lesão Pablo, Mancini e Ricardinho e um suspenso, Willians. E o jogador revelado pelo Atlético, que o emprestou ao time americano, teve boa atuação.

Dificuldade de acesso. Um número significativo de torcedores do América não viu o gol de Dinei, aos 10 min do primeiro tempo, porque ainda estava do lado de fora do Independência. Esses americanos se concentraram em um dos acessos do estádio, que registrava filas e o acesso estava lento. Muitos torcedores desistiram. Mais uma vez, houve promoção de preços de ingressos, que custaram R$ 10

Bola na trave e contusão. Ao melhor chance de gol da Ponte Preta foi aos 36 min do primeiro tempo, quando Elton chutou a bola na trave. Mas, no lance, o camisa 8 da equipe paulista se contundiu no é direito e, aos 42 min, foi substituído por Gilvan, que passou a atuar como lateral esquerdo, com Juninho sendo deslocado pata sua posição original, de volante.

AMÉRICA-MG 3 X 0 PONTE PRETA

Data: 22/8/2014 (sexta-feira)
Local: Estádio Independência, em Belo Horizonte (MG)
Árbitro: Dewson Fernando Freitas da Silva (PA)
Auxiliares: Hélcio Araújo Alves e Luís Diego Nascimento Alves
Cartões amarelos: Thiago Alves, Rossi (Ponte Preta); Tchô, Leandro Guerreiro, Andrei Girotto, Elsinho, Vitor Hugo (América)
Gols: Renan Oliveira, aos 10 min do primeiro tempo; Obina, aos 19 min e Gilson, aos 25 min do segundo tempo

AMÉRICA-MG
Fernando Leal; Elsinho (Thiago Santos), Renato Santos, Vitor Hugo e Gilson; Leandro Guerreiro, Andrei Girotto, Renan Oliveira e Tchô (Doriva); Dinei (Bruninho) e Obina
Técnico: Moacir Júnior

PONTE PRETA
Roberto; Rodinei, Thiago Alves, Diego Sacoman e Juninho; Elton (Gilvan), Fernando Bob e Adrianinho (Edno); Roni, Cafu (Rossi) e Rafael Costa
Técnico: Guto Ferreira