Topo

Contra Ponte Preta em alta, América-MG mira vitória para tentar ser líder

Do UOL, em Belo Horizonte

22/08/2014 06h00

Após voltar ao G4 da Série B do Brasileiro com a vitória sobre o Luverdense, por 2 a 0, o América-MG recebe a Ponte Preta, nesta sexta-feira, às 19h30, no Independência, e volta a apostar no fator casa não só para manter sua posição, mas até melhorá-la e tentar chegar à liderança. A tarefa americana não será fácil, pois o time paulista quer seu quarto triunfo seguido e pode terminar a 18ª rodada entre os quatro integrantes da zona de acesso à elite do futebol nacional.

A Ponte Preta não perde há com cinco jogos consecutivos, com três vitórias e dois empates. Após a Copa do Mundo no Brasil, a equipe de Campinas sofreu apenas uma derrotas em sete partidas, com três empates e três triunfos. No total, o adversário americano somou até agora 28 pontos, em 17 jogos (aproveitamento de 55%) e ocupa a sexta posição. Se vencer nesta sexta-feira, ultrapassará o time mineiro, um concorrente direto. Para ficar no G4 até o final da rodada, dependerá de tropeço de Avaí ou Joinville, que enfrentam Santa Cruz e Luverdense.

Já o América-MG, que venceu o time mato-grossense, recuperando-se de duas derrotas seguidas, como visitante, pretende se manter 100% nos jogos no Independência, após a Copa do Mundo, alcançando assim sua quinta vitória consecutiva nessa condição. Caso derrote a Ponte Preta, a equipe americana somará 32 pontos e poderá ser líder em caso de tropeços de Ceará, Vasco e Avaí contra Portuguesa, Icasa e Santa Cruz. Só o time catarinense atua em casa.

Para conseguir mais três pontos, o América-MG terá mudanças em relação ao time que venceu na rodada anterior. Pablo, lesionado no cotovelo esquerdo, desfalca o América. Ricardinho, que sofreu pancada no tornozelo direito, também está fora, enquanto Willians cumpre suspensão, por terceiro amarelo. Para compensar, há a volta do volante Andrei Girotto, que não atuou contra o Luverdense, por estar suspenso.

A novidade no América deverá ser o meia-atacante Renan Oliveira, que estava no Sport e foi emprestado pelo Atlético-MG, dono dos direitos econômicos do atleta. Ele foi oficialmente apresentado na quinta-feira e, no mesmo dia, teve seu nome publicado no Boletim Informativo Diário (BID) da CBF. Desta forma, ele é uma opção para o treinador Moacir Júnior, que faz mistério sobre a escalação.

A Ponte Preta aposta no bom retrospecto da equipe sob o comando do técnico Guto Ferreira, que tem aproveitamento de 83,33%, com a conquista de três vitórias e um empate. “A medida que a equipe vai tem tendo esses resultados todo mundo passa a se preocupar com ela e passa a estudar melhor a equipe. Além disso, logicamente quando você vai ganhando a sua autoestima vai aumentando e temos que controlar, porque tudo que é demais atrapalha”, afirmou Guto. O treinador só terá um desfalque: o lateral esquerdo Bryan, emprestado pelo América e que também está suspenso. No lugar dele, deve ser improvisado o volante Juninho.