Topo

Ceará e Avaí só empatam seus jogos e América-MG continua líder da Série B

Do UOL, em Belo Horizonte

23/08/2014 18h13

Depois de vencer a Ponte Preta, por 3 a 0, na noite de sexta-feira, e ‘dormir’ na liderança da Série B, beneficiado pelo empate do Vasco com o Icasa, o América-MG voltou a contar com a sorte para se manter na liderança da competição, pelo menos até a última rodada do turno. Neste sábado, Ceará e Avaí não conseguiram vencer seus jogos e a equipe americana, com 32 pontos, lidera a Segunda Divisão do Brasileiro.

O Vasco, vice-líder, tem a mesma pontuação, mas tem duas vitórias a menos que o clube mineiro – oito contra 10. O Joinville, que ainda entra em campo, na noite deste sábado, contra a Luverdense, como visitante, pode chegar aos mesmos 32 pontos e 10 vitórias, em caso de triunfo, mas teria que descontar enorme desvantagem no saldo de gols: 10 a quatro.

O América-MG ‘secou’ Ceará e Avaí. O time cearense, que entrou em campo na terceira colocação, foi derrotado pela Portuguesa, por 1 a 0, no Canindé, em São Paulo, enquanto o Avaí, mesmo jogando em casa, apenas empatou com o Santa Cruz, em 0 a 0.

Para seguir na liderança após a próxima rodada, no entanto, o América-MG terá de ‘aprender’ a vencer como visitante. Em seus seis últimos jogos nessa situação, foi derrotado cinco vezes seguidas e empatou a outra partida. Na próxima sexta-feira, enfrentará o Sampaio Corrêa, no Maranhão.

O mando de campo é que explica a liderança americana. Nessa condição, são oito vitórias e apenas um derrota, com 24 pontos conquistados em 27 possíveis (rendimento de 88,88%). No Independência, o aproveitamento é de 100%, com sete vitórias no mesmo número de jogos.

“Pegamos mais um confronto direito em Belo Horizonte do naipe do Joinville ou do Ceará. (A Ponte Preta) foi um adversário que nos colocou dificuldade por sua grande qualidade. Vai brigar também pelo acesso. Nesses confrontos diretos, a gente tem ido muito bem. E aqui em Belo Horizonte, principalmente. O nosso estádio tem nos feito muito bem”, salientou Moacir.