Topo

Ceará busca empate com a Lusa, mas perde a chance de liderar a Série B

O jogador Jocinei, da Portuguesa, e Souza, do Ceará, disputam lance - Rodrigo Gazzanel/Futura Press/Folhapress
O jogador Jocinei, da Portuguesa, e Souza, do Ceará, disputam lance Imagem: Rodrigo Gazzanel/Futura Press/Folhapress

Do UOL, no Rio de Janeiro

23/08/2014 18h04

O Ceará realizou um bom segundo tempo, buscou o empate com a Portuguesa e decretou o 1 a 1 neste sábado, no Canindé, pela 18ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. Alemão abriu o placar e Magno Alves deixou tudo igual. Com o resultado, o time visitante chegou aos 32 pontos e perdeu a chance de assumir a liderança isolada. Por outro lado, os donos da casa chegaram aos 14 e continuam correndo o risco de serem rebaixados.

A Portuguesa alcançou a marca de oito jogos sem vencer e encontra-se na penúltima colocação da competição nacional. O Ceará está em segundo lugar.

Fases do jogo:

O jogo começou movimentado e a Portuguesa tentou mostrar sua força no início. Marcos Assunção cruzou pelo alto e Luciano Castán acertou a trave de Jaílson ao cabecear com perigo, aos três.

O time da casa seguia melhor em campo e obrigou Jaílson a praticar defesa importante, aos oito. Gabriel Xavier recebeu pelo lado direito, ganhou na velocidade de dois jogadores e finalizou com perigo. O Ceará tentou se organizar e acabou reagindo, aos 11, quando Lima cabeceou, após cruzamento de Vicente e foi a vez de Rafael Santos salvar sua equipe.

A partida estava movimentada, mas acabou caindo de produção na marca dos 15 minutos. Os times demonstravam pouca inspiração. A primeira etapa caminhava para terminar empatada, mas Sandro derrubou Brinner dentro da área. Alemão cobrou o pênalti, aos 41, e colocou a Portuguesa em vantagem. A equipe da casa tocou melhor a bola nos minutos finais e assegurou sua vitória parcial.

O Ceará iniciou o segundo tempo com Souza no lugar de Ricardinho. Com somente um minuto de partida, a equipe visitante quase empatou o jogo quando Alex Lima acertou o travessão e Sandro emendou no rebote. O goleiro Rafael Santos salvou a Portuguesa. Bastou o time da casa retomar a bola para chegar a vez de Jaílson evitar que os nordestinos levassem mais um gol, após conclusão de Alemão.

O time visitante passou a dominar o jogo e acabou empatando o confronto, aos 13, com Magno Alves. O experiente atacante recebeu lançamento de Souza, driblou Luciano Castan e fuzilou para deixar tudo igual. A equipe alvinegra continuava melhor e pressionava na expectativa de virar a partida. A Portuguesa buscava reagir, mas errava muito na conclusão das jogadas.

A partida seguiu movimentada e o Ceará esteve mais perto da vitória, mas o confronto terminou mesmo empatado por 1 a 1.

O melhor:
Souza.
O meio-campo do Ceará entrou no segundo tempo e mudou o panorama da equipe visitante. Ele fez o lançamento para o gol de Magno Alves e ainda finalizou com perigo.

O pior:
Jocinei.
O volante da Portuguesa teve dificuldade para marcar o bom meio-campo do Ceará, principalmente no segundo tempo. Ele acabou dando sorte porque o adversário não conseguiu virar o jogo.

Chave do jogo:
As mudanças de Sérgio Soares mudaram o panorama da partida. Souza foi o principal jogador ao dar o passe para Magno Alves deixar tudo igual. O técnico ainda colocou Lulinha e Bill na tentativa de manter a velocidade na frente, mas sua equipe não conseguiu virar o jogo.  

Para lembrar:

Cabeça quente.
O atacante Bill, do Ceará, levou um cartão amarelo, aos 44 minutos do segundo tempo, após empurrar um gandula do Canindé. Ele queria que a bola fosse reposta mais rapidamente.

Longo jejum. A Portuguesa não vence uma partida desde o dia 3 de agosto, quando passou pelo América-MG por 2 a 1, em São Paulo.

Próxima rodada. A Portuguesa volta a jogar na terça-feira, às 21h50, contra o Vila Nova, no Serra Dourada. Por outro lado, o Ceará recebe o Luverdense, sábado, às 21h, no Castelão.

PORTUGUESA 1 x 1 CEARÁ

Data: 23/08/2014 (sábado)
Local: Canindé, em São Paulo (SP)
Árbitro: Grazianni Maciel Rocha (RJ)
Auxiliares: Luiz Antonio Muniz de Oliveira (RJ) e Jackson Massarra dos Santos (RJ)
Cartões amarelos: Bruno Piñatares (Portuguesa); Sandro e Bill (Ceará)
Gols: Alemão, aos 41 minutos do primeiro tempo; Magno Alves, aos 13 minutos do segundo tempo

PORTUGUESA
Rafael Santos; Régis, Brinner, Luciano Castan e Jean Mota; Jocinei, Marcos Assunção (Arnaldo), Bruno Piñatares e Gabriel Xavier (Serginho); Djalma (Dinélson) e Alemão
Técnico: Silas

CEARÁ
Jailson; Samuel Xavier, Sandro, Alex Lima, Vicente; João Marcos, Ricardinho (Souza), Eduardo e Nikão (Lulinha); Magno Alves e Lima (Bill)
Técnico: Sérgio Soares