Topo

Com direito a golaço, Boa vence Icasa e interrompe sequência de derrotas

Do UOL, em Belo Horizonte

26/08/2014 21h20

Com gols de Diego e Tomas, no início e no fim do segundo tempo, o Boa Esporte venceu o Icasa, por 2 a 0, na noite desta terça-feira, no Estádio Melão, em Varginha (MG). Dessa forma, o time mineiro voltou a vencer na Série B do Brasileiro, após duas derrotas como visitante, e melhorou sua posição. Com 27 pontos, a equipe de Nedo Xavier passou da 12ª para a oitava colocação, a quatro do Avaí, que fecha o G4. O primeiro gol,aos 12 minutos da etapa final,  foi feito em bela jogada de Diego, que havia entrado no intervalo para dar mais movimentação ao seu setor ofensivo e outro no final. O placar ganhou números finais somente aos 44 minutos. O único cartão amarelo da partida, para o zagueiro Gilberto, da equipe cearense saiu aos 46 min da segunda etapa.

Depois de empatar no final do jogo com o Vasco, por 1 a 1, na rodada anterior, em Juazeiro do Norte, o Icasa tentou evitar a derrota, pela segunda vez consecutiva, em um jogo em que não era favorito. Armou forte retranca e conseguiu segurar o empate, sem gols, nos 45 minutos iniciais. Mas não resistiu a uma jogada individual de Diego. Com sua 10ª derrota, manteve-se com 19 pontos, por enquanto na 16ª colocação, a primeira fora da zona de rebaixamento. Mas, a equipe cearense corre sérios riscos de terminar o primeiro turno entre os quatro eliminados. Isso acontecerá, em caso de vitória do Oeste ou do Bragantino sobre Joinville e ABC, na sexta e sábado, respectivamente.

As fases do jogo:A falta de gols resume bem o primeiro tempo de Boa Esporte e Icasa. Os dois times não tiveram inspiração para colocar a bola nas redes do oponente. O time da casa começou a partida melhor, atacando mais e Fernando Karanga desperdiçou duas ótimas chances, aos 18 e aos 25 min. Aos poucos, a equipe visitante que apenas se defendia, começou a se soltar e levou perigo à defesa adversária. Aos 27 min, João Carlos fez defesa difícil, impedindo que o zagueiro Gilberto, de cabeça, colocasse o time cearense em vantagem. E o Icasa até arriscou uma pressão nos minutos finais, mas sem tirar o zero do marcador.

Enquanto o Icasa voltou com a mesma formação, o Boa Esporte teve a entrada de Diego no lugar de Uallison Pikachu como o objetivo de aumentar a mobilidade do ataque da equipe. O panorama da partida, no entanto, não se alterou muito em relação ao final da fase anterior. O mandante tentava tomar a iniciativa, mas não conseguia superar a forte marcação do Icasa, que levava perigo em contra-ataques e jogadas de bolas paradas. Mas, aos 12 min, Diego fez bela jogada individual, passou por dois adversárias e na saída do goleiro Edson, tocou por cobertura, marcando o gol. O Icasa quase empatou, aos 29 min, em cobrança de falta de Gilberto, que explodiu no travessão. Aos 44 min, Toas fez o segundo gol.

O melhor: Diego – Começou no banco e entrou no segundo tempo, no lugar de Ualisson Pikachu. Fez o gol da vitória em bela jogada individual e deu muito trabalho aos marcadores adversários, movimentando-se bastante e criando alternativas ofensivas para o Boa.

O pior: Uallison Pikachu – Parceiro de Fernando Karanga no ataque do Boa Esporte atuou apenas no primeiro tempo, sendo substituído por Diego, numa tentativa do técnico Nedo Xavier para dar mais movimentação ao setor ofensivo da equipe. “O Ualisson esteve estático, aceitou muito a marcação”, justificou o treinador.

A chave do jogo: Movimentação no ataque – Contra um time muito fechado, o Icasa, em que seus jogadores admitiram que a proposta era defender e tentar contra-atacar, o Boa Esporte precisava de movimentação no primeiro tempo e faltou essa característica. Na etapa final, o time anfitrião corrigiu o problema e conseguiu o seu gol.

Toque dos técnicos: Nedo Xavier fez uma alteração no intervalo que foi decisiva para a vitória do Boa Esporte. Ele tirou Ualisson Pukachu, que estava parado e apagado no jogo, colocando Diego, com a obrigação de se movimentar mais. Ele conseguiu uma grande jogada e ajudou o time mineiro a conseguiu seu oitavo triunfo.

Para lembrar:

Entra e sai de jogadores. O Boa Esporte segue sua sina de dispensar e contratar jogadores durante a competição. Na atual edição da Série B, vários já deixaram o clube e, nos últimos dias, foram contratados seis novos atletas: goleiro Jota, lateral direito Tinga, volante William Magrão, zagueiros Rafael Thyere e William Mineiro e o atacante Getterson. Desses, nenhum começou jogando contra o Icasa e Tinga ficou no banco e estreou no segundo tempo.

Defesa é a melhor arma. O técnico Leandro Sena armou o Icasa em um esquema bem defensivo, com a escalação de três zagueiros e dois volantes, que resistiu no primeiro tempo e até teve chances no contra-ataque. Ainda na etapa inicial, perdeu, por contusão o ala Aélson. No segundo tempo, sofreu o gol e teve que tentar sair mais para o ataque, mas encontrou dificuldades.

BOA ESPORTE 2 X 0 ICASA
Data:
26/8/2014 (terça-feira)
Local: Estádio do Melão, em Varginha (MG)
Árbitro: Nielson Nogueira Lopes - PE
Auxiliares: Albino Andrade Albert Junior (PE) e Marcelino Castro (PE)
Cartão amarelo: Gilberto (Icasa)
Gols: Diego, aos 12 min e Tomas, aos 44 min do segundo tempo;

BOA ESPORTE
João Carlos; Eric (Tinga), Thiago Carvalho, Ciro e Marinho Donizete; Vinicius Hess, Wellington, Tomas e Clébson (Betinho); Fernando Karanga e Uallison Pikachu (Diego)
Técnico: Nedo Xavier

ICASA
Edson; Naylhor, Paulão e Gilberto; Ivonaldo, Dodó, Foguinho (Lucas Gomes), Rodney e e Aelson (Nubio); Felipe Klein e Henry Kanu (Neílson)
Técnico: Leandro Sena