Topo

Sampaio Corrêa perde pênalti, empata com o América-MG e amplia série ruim

Do UOL, em Belo Horizonte

29/08/2014 22h29

Com uma cobrança de pênalti desperdiçada aos 32min do segundo tempo, o Sampaio Corrêa perdeu a chance de vencer e empatou com o América-MG, por 0 a 0, nesta sexta-feira, no Castelão. O time mineiro, que sofreu forte pressão durante a partida, ficou com a liderança ameaçada ao interromper sequência de duas vitórias.

O América desperdiçou a chance confirmar o primeiro lugar e se sagrar campeão simbólico do primeiro turno da Série B. O time mineiro foi a 33 pontos e foi alcançado pelo Joinville, que venceu o Oeste, por 2 a 1, e chegou à mesma pontuação. Porém, a equipe de Belo Horizonte pode ser ultrapassada por Ceará, Vasco ou Avái, que jogam neste sábado. O Sampaio completou a sexta partida sem vencer, com três empates e três derrotas,  e terminou a rodada com 28 pontos.

O Sampaio Corrêa volta a jogar na próxima terça-feira, contra o Paraná, às 19h30, na Vila Capanema. O América enfrenta o Vasco, no sábado (6), às 16h10, no Independência.

As fases do jogo: O primeiro tempo foi marcado pelo domínio do Sampaio Corrêa, que se impôs na partida e criou as principais chances. Porém, não conseguiu aproveitar as oportunidades e ainda parou nas boas defesas do goleiro Fernando Leal. Na melhor delas, aos 39min, Willian Simões fez grande jogada e chutou cruzado. A bola bateu na trave, mas ninguém chegou para completar. O América pouco produziu na primeira etapa. Bastante desfalcado, o time mineiro não incomodou o goleiro Rodrigo Ramos e perdeu dois jogadores. O atacante Diney e o zagueiro Renato Santos deixaram o campo contundidos.

No segundo tempo, a partida caiu de ritmo, mas o Sampaio continuou melhor na partida e criando mais oportunidades. O América, que voltou com a mesma postura, enfrentou novamente forte pressão do adversário. O goleiro Fernando Leal fez grande intervenção aos 26min, ao defender finalização de William Paulista. O time maranhense teve a chance de abrir o placar depois que o árbitro marcou pênalti de André em Willian Simões. Porém, Eloir acertou a trave esquerda. No último lance da partida, Adalberto cabeceou uma bola na trave.

O melhor: Fernando Leal Goleiro do América foi decisivo para segurar o resultado e evitar que o América saísse de São Luís com uma derrota. Além de executar boas defesas durante o jogo, contou com a sorte na cobrança de pênalti de Eloir, que acertou a trave.

O pior: Renan Oliveira – O meia não repetiu a boa atuação em sua estreia, na vitória sobre a Ponte Preta por 3 a 0, e teve atuação apagada no primeiro tempo. Na etapa final, ele ainda tentou armar jogadas, mas novamente pouco produziu e foi substituído no final.

A chave do jogo: Chances perdidas Diante de um América impotente, o Sampaio Corrêa esteve perto de sair com a vitória em casa, mas abusou do direito de perder chances e ainda desperdiçou uma cobrança de pênalti.

Toque dos técnicos: Moacir Júnior manteve, mesmo com a série de desfalques, a formação da equipe no 4-4-2. Porém, mudou um pouco com a saída do atacante Diney, por contusão, quando ele colocou o volante Doriva em campo. Porém, o time mineiro não conseguiu render na partida. Lisca escalou o Sampaio com uma postura ofensiva. O time maranhense pressionou bastante, mas não conseguiu aproveitar a chances. Na etapa final, a entrada de Pimentinha deu mais movimentação, mas a bola não entrou.

Para lembrar:

Desfalques e baixas. O América-MG entrou em campo com seis desfalques –  o volante Pablo, os meias Mancini e Tchô e o atacante Ricardinho, todos por lesão, e o volante Leandro Guerreiro e o lateral Elsinho por suspensão – ainda sofreu duas baixas ainda no primeiro tempo da partida. O atacante Diney e o zagueiro Renato Santos deixaram o campo por contusão e deram lugar a Doriva e André.

SAMPAIO CORRÊA-MA 0 X 0 AMÉRICA-MG  

Data: 29/8/2014 (sexta-feira)
Local: Estádio Castelão, em São Luís (MA)
Árbitro: Elmo Resende Cunha (GO)
Auxiliares: Cristhian Passos Sorense e Evandro Gomes Ferreira (GO)
Cartões amarelos: Edgar, Válber, Willian Simões, Mimica (SAM); Thiago Santos, Willians, Vitor Hugo (AME)
 

SAMPAIO CORRÊA
Rodrigo Ramos; Edimar, Mimica, Luiz Otávio e Willian Simões; Jonas, Marino, Eloir e Válber (Waldir); Edgar (Pimentinha) e William Paulista (Célio Codó)
Técnico: Lisca

AMÉRICA-MG
Fernando Leal; Adalberto, Renato Santos (André), Vitor Hugo e Gilson; Thiago Santos, Andrei Girotto, Renan Oliveira (Bruninho) e Willians; Diney e Obina
Técnico: Moacir Júnior