Topo

Torcida homenageia Aranha, Ponte Preta supera Náutico e encosta no G-4

Do UOL, em São Paulo

30/08/2014 18h02

Festa no Moisés Lucarelli. Em jogo que contou com homenagem da torcida ao ‘prata da casa’ Aranha e reestreia do ídolo Renato Cajá, a Ponte Preta venceu o Náutico por 2 a 0 na tarde deste sábado - mesmo com um a menos durante quase todo segundo tempo - e assim terminou o primeiro turno da Série B bastante próximo ao G-4.

Com o resultado, a Ponte Preta chegou aos 31 pontos, apenas um a menos que o quarto colocado Ceará, que ainda joga na noite deste sábado. O Náutico, por sua vez, volta a perder depois de três vitórias seguidas e fica estacionado nos 27 pontos, na décima colocação.

Fases do jogo: Só faltou o gol para a Ponte Preta na etapa inicial. O time da casa dominou o jogo e criou inúmeras chances, porém não soube aproveitá-las. A maioria delas foi para fora, e uma, em chute forte de Juninho da entrada da área, foi defendida de forma espetacular pelo goleiro Júlio César. Já o Náutico, mesmo mais atrás, conseguiu em alguns lances isolados oferecer certo perigo ao gol de Roberto. Faltou criatividade.

Mas na etapa final, não teve jeito. De tanto insistir, a Ponte Preta finalmente conseguiu abrir o placar. Depois de ótima jogada de Rodnei pela direita, Rafael Costa recebeu a bola e tocou no canto direito de Júlio César. 1 a 0 e festa no Moisés Lucarelli. Mesmo à frente no placar, o time da casa seguiu buscando o ataque, e depois de passe de Renato Cajá, Cafú finalizou rasteiro, de chapa, para praticamente definir a partida, já aos 35min.

O melhor: Renato Cajá. Fez toda diferença, mesmo entrando no segundo tempo. Deu três ótimas assistências, sendo que a segunda resultou no gol de Cafú. Ótima reestreia.

O pior: Tiago Alves. Quase colocou tudo a perder. Foi expulso no início do segundo tempo após receber o segundo cartão amarelo e deixou a Ponte Preta com um a menos. Sorte dele que o time soube se portar com dez em campo.

Chave do jogo: Agressividade. A Ponte Preta dominou praticamente todo jogo. Em nenhum momento pensou em se defender. De tanto insistir, foi recompensado.

Para lembrar:

Aranha! Aranha! Revelado nas categorias de base da Ponte Preta, o goleiro Aranha foi homenageado pela torcida alvinegra ao longo da partida. Além de ter seu nome gritado pelos aficionados, algumas faixas protestaram contra o ato de racismo provocado pela torcida do Grêmio: “Racistas otários, nos deixem em paz. Somos todos macacos”.

Gol de três toques? A Ponte Preta por pouco não marcou um golaço no primeiro tempo. A jogada teve início com um lançamento perfeito do goleiro Roberto, com o pé. Rafael Costa, no campo de ataque, dominou com perfeição, mas ao finalizar da entrada da área chutou para fora.

De volta! A reestreia de Renato Cajá finalmente aconteceu. O meia entrou no começo do segundo tempo, dando início à sua terceira passagem pela Ponte Preta, e não decepcionou.

PONTE PRETA 2 x 0 NÁUTICO

Local: Estádio Moisés Lucarelli, em Campinas (SP)
Data: 30/08/2014 (sábado)
Cartões amarelos: Tiago Alves, Fernando Bob, Renato Cajá e Adilson Goiano (Ponte Preta), Rafael Cruz, Raí e Paulinho (Náutico)
Cartão vermelho: Tiago Alves (Ponte Preta)
Gols: Rafael Costa, aos 19min, e Cafu, aos 34min do segundo tempo

PONTE PRETA
Roberto; Rodnei, Tiago Alves, Diego Sacoman e Bryan; Juninho, Fernando Bob e Adrianinho (Renato Cajá); Roni (Gilvan), Jonathan Cafu (Adilson Goiano) e Rafael Costa
Técnico: Guto Ferreira.

NÁUTICO
Júlio César; Rafael Cruz, Renato Chaves, Flávio e Raí (Roberto); João Ananias, Paulinho, Guilherme (Elicarlos) e Marinho; Sassá e Tadeu (Marcos Vinícius)
Técnico: Dado Cavalcanti