Topo

Ponte Preta vence, dorme no G-4 e mantém Icasa na zona de rebaixamento

Do UOL, no Rio de Janeiro

05/09/2014 21h22

Com um gol marcado por Rafael Costa no primeiro tempo, a Ponte Preta derrotou o Icasa por 1 a 0 nesta sexta-feira, no Romeirão, e dormiu no G-4 da Série B do Campeonato Brasileiro. Mesmo assim, a equipe deixará as últimas posições por conta do maior número de vitórias dos concorrentes diretos.

Por outro lado, o Icasa segue com 19 pontos e continua na temida zona de rebaixamento. A equipe mandante vive uma crise porque estreou o técnico Vladimir de Jesus na noite desta sexta. Fora de campo, o time só continua atuando na Série B amparado por um efeito suspensivo porque foi excluído da competição na semana passada pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD).

Fases do jogo:
A partida começou muito disputada e com lances ríspidos. Os dois times mostravam disposição, mas eram pouco inspirados na conclusão das jogadas. O Icasa corria um pouco mais porque adiantou sua marcação.

Por outro lado, a Ponte Preta errava muitos passes e facilitava a defesa cearense. Rodnei e Roni pelo lado direito e Cafu pelo esquerdo eram os jogadores mais agudos do time paulista.

Após alguns lances errados em cobranças de falta, a Ponte Preta esteve perto do gol, aos 30, quando Roni arrancou em velocidade pela direita e obrigou Busatto a praticar boa defesa. O time visitante cresceu na partida e chegou ao seu gol, aos 37, com Rafael Costa. O atacante aproveitou cruzamento e cabeceou com qualidade.  

Os donos da casa tentaram reagir, mas a Ponte Preta soube se defender para manter sua vantagem mínima até o final da primeira etapa.

O time visitante iniciou o segundo tempo com Renato Cajá no lugar de Adrianinho. Por outro lado, a equipe mandante começou a etapa sem mudanças.

A Ponte Preta continuava melhor em campo porque o Icasa precisava sair na busca do empate e deixava espaços na defesa. Rafael Costa, aos 13, perdeu uma chance clara de fazer o segundo gol quando pegou mal na bola dentro da área, após receber lançamento de Juninho. O atacante ainda errou novamente, aos 23, quando recebeu passe rasteiro de Alexandro.

Nos minutos finais, a Ponte Preta recuou muito na tentativa de manter sua vitória e o Icasa tentou ensaiar uma pressão. Mesmo assim, o time paulista se defendeu com qualidade e pôde comemorar a segunda vitória consecutiva na Série B.

O melhor:
Rafael Costa.
O atacante da Ponte Preta marcou o único gol da partida e ainda teve outras chances para ampliar o placar.

O pior:
Bismark.
O meia do Icasa foi facilmente marcado pela defesa da Ponte Preta e não criou uma chance clara para o time cearense reagir na partida.

Chave do jogo:
A Ponte Preta mostrou maior objetividade na partida e sempre foi superior em campo. Rafael Costa marcou um gol e esteve perto de ampliar em outras duas oportunidades. Nos minutos finais, o time cearense tentou empatar na base da raça, mas a defesa da equipe paulista esteve atenta.

Para lembrar:

Problema.
O Icasa entrou em campo nesta sexta-feira porque está amparada por um efeito suspensivo. O clube cearense foi punido pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) na semana passada porque entrou na Justiça Comum pedindo para jogar a Série A.

Estreia. O jogo desta sexta-feira marcou a estreia do técnico Vladimir de Jesus, no Icasa. O profissional foi contratado no início da semana após a demissão de Leandro Sena. O antigo treinador ficou apenas sete jogos à frente do time alviverde, e conquistou só uma vitória, além de quatro derrotas e dois empates.

Suspensões. Cafu e Alexandro receberam o terceiro cartão amarelo e desfalcam a Ponte Preta na próxima partida do clube paulista. O zagueiro Naylhor, do Icasa, também não poderá defender atuar na terça-feira pelo mesmo motivo.

Próxima rodada. Os dois times voltam a jogar na terça-feira. A Ponte Preta enfrenta o Atlético-GO, às 17h, no Moisés Lucarelli. Por outro lado, o Icasa visita o Sampaio Corrêa, às 19h30, no Castelão (MA).

ICASA 0 x 1 PONTE PRETA

Data: 5/09/2014 (sexta-feira)
Local: Romeirão, em Juazeiro do Norte (CE)
Árbitro: Elmo Alves Resende Cunha (GO)
Auxiliares: Evandro Gomes Ferreira (GO) e Leone Carvalho Rocha (GO)
Cartões amarelos: Fábio Lima, Naylhor e Gilberto (Icasa); Cafu, Bryan e Alexandro (Ponte Preta)
Gol: Rafael Costa, aos 37 minutos do primeiro tempo

ICASA
Busatto, Ivonaldo, Naylhor, Gilberto e Fábio Lima (Henry Kanu); Guidio, Dodó, Rodney, Lucas e Bismark (Neílson); Núbio Flávio (Bruno Nunes)
Técnico: Vladimir de Jesus

PONTE PRETA
Roberto, Rodinei, Raphael Silva, Gilvan e Bryan; Adilson Goiano, Juninho e Adrianinho (Renato Cajá); Roni (João Paulo), Cafu (Alexandro) e Rafael Costa
Técnico: Guto Ferreira