Topo

Boa Esporte vence duelo mineiro, se aproxima do G-4 e complica América-MG

Do UOL, em Belo Horizonte

13/09/2014 18h08

O Boa Esporte comprovou mais uma vez a ascensão iniciada depois da Copa do Mundo e conquistou uma vitória importante neste sábado atuando fora de casa. Com um gol de Tomas no primeiro tempo, o time de Varginha derrotou o América-MG, por 2 a 0, em pleno Independência, e chegou ao terceiro triunfo nas últimas quatro rodadas da Série B.

Com o resultado, o Boa chegou aos 34 pontos e assumiu a sexta posição, ao ultrapassar o próprio América. O time de Varginha, que está invicto há quatro jogos, com três vitórias e um empate, se aproximou do grupo de acesso à Série A. O América, que completou quatro jogos sem vencer, sofreu a terceira derrota seguida na competição e permaneceu com 33 pontos, que caiu para o oitava lugar e se afastou ainda mais do G-4.

As fases do jogo: O América começou melhor na partida, criando oportunidades e dando a impressão de que poderia abrir o placar a qualquer momento. O cenário se alterou aos 21min, quando o Boa marcou com Tomas. O meia recebeu na frente e tocou rasteiro para fazer 1 a 0. A equipe americana, que se mostrou muito nervosa durante a primeira etapa, caiu de rendimento. Aos 46min, Mancini cobrou falta e acertou o travessão.

No segundo tempo, o América voltou com a mesma postura da etapa inicial e acabou impacientando a torcida no Independência. Os torcedores chegaram a pegar no pé do técnico Moacir Júnior, que foi vaiado ao fazer mudanças na equipe. O Boa, que estava mais organizado em campo, passou a administrar o resultado e tentar surpreender nos contra-ataques. Aos 35min, Clebson fez boa jogada e tocou para Ualisson, que acertou a trave direita de Fernando Leal.

O América teve a chance de empatar aos 39min. Em boa e rara trama do ataque alviverde, Pablo tocou para Mancini, que deixou Tchô livre para marcar, mas o meia finalizou para fora e desperdiçou chance incrível. Aos 48min, o Boa selou a vitória com um gol de Fernando Karanga, que recebeu na área e finalizou na saída de Fernando Karanga.

O melhor: Fernando Karanga – Atacante incomodou bastante a defesa adversário e foi corado no final com o segundo gol do Boa já nos acréscimos

O pior: Renan Oliveira – O meia, que era o responsável por armar jogadas, teve atuação apagada e acabou substituído por Tchô no segundo tempo.

A chave do jogo: Forte marcação e ataque decisivo – O Boa Esporte aproveitou o nervosismo do América, que entrou em campo pressionado pela má fase, marcou forte o meio-campo adversário e não vacilou na hora de decidir na frente. O time do Sul de Minas controlou a partida com tranquilidade e mostrou que vai incomodar na competição.

AMÉRICA-MG 0 X 2 BOA ESPORTE

AMÉRICA-MG
Fernando Leal; Pablo, Vítor Hugo, Adalberto e Gílson; Leandro Guerreiro, Andrei Girotto (Ricardinho), Mancini e Renan Oliveira (Tchô); Willians e Júnior Negão (Rubens)
Técnico: Moacir Júnior

BOA ESPORTE
João Carlos; Tinga, Thiago Carvalho, Ciro Sena e Piauí (Betinho); Vinicius Hess, Wellington, Tomas (Josa) e Clébson (Morato); Ualisson e Fernando Karanga
Técnico: Nedo Xavier

Data: 13/9/2014 (sábado)
Local: Estádio Independência, em Belo Horizonte (MG)
Árbitro: Cleisson Veloso Pereira
Auxiliares: Frederico Soares Vilarinho e Luiz Antônio Barbosa
Cartões amarelos: Willians, Adalberto, Gilson, Mancini(AME); Ciro Sena, Vinicius Hess (BOA)
Gols: Tomas, aos 21min do primeiro tempo; Fernando Karanga, aos 48min do segundo tempo