Topo

Jogadores do Vasco enfrentam o Atlético-GO já doutrinados por Joel Santana

Bruno Braz

Do UOL, no Rio de Janeiro

13/09/2014 06h01

Com uma semana de trabalho, os jogadores do Vasco entrarão em campo contra o Atlético-GO, neste sábado, às 16h10, no Estádio Mané Garrincha, em Brasília (DF), pela Série B, já com um pouco da cara de Joel Santana.

Após sua estreia vitoriosa diante da Luverdense, o treinou aplicou seus métodos de trabalho e, ao que parece, os atletas têm absorvido bem. Além dos diálogos individuais, uma marca registrada do comandante, ele também deu bastante ênfase ao sistema defensivo.

O zagueiro Douglas Silva, por exemplo, revelou um detalhe importante que ele enfatizou bastante ao longo dos dias.

“Com o Joel, ficamos com dez jogadores dentro da área no escanteio. Ele não quer sofrer gol de escanteio de jeito nenhum”, declarou.

Um dos artifícios utilizados por Joel para policiar os jogadores é o chamado “paga dez”, que consiste em reprimir com flexões quem proporciona uma jogada desnecessária e sem objetivo, como uma firula ou um passe mais plástico. O curioso desta situação é que os próprios atletas agora já se cobram entre si.

“Agora eu já nem peço mais. Eles mesmos já aprenderam e já fazem. Jogador do Vasco não pode fazer uma jogada bisonha. Hoje, por exemplo, nem cobrei, o grupo cobrou. O jogador (Maxi Rodríguez) fez uma jogada, foi cobrado pelos outros e disse: “Tentei fazer isso”. E aí eu perguntei para o grupo: “Vocês entenderam?”. A resposta foi: “Não”. Então...(risos)”, disse, justificando as flexões do uruguaio.

Para a partida diante do Dragão, o treinador adotou o mistério. O comandante tem dúvidas entre Aranda ou Pedro Ken no meio de campo e Thalles ou Edmilson no ataque. O restante da equipe ele já adiantou que será a mesma das duas últimas partidas.

O lateral esquerdo Lorran, com inflamação na garganta, é dúvida, embora tenha participado normalmente do treino desta sexta-feira. Caso ele não tenha condições, seu provável substituto será Marlon.

Com 38 pontos, o Vasco ocupa a quarta colocação da Série B ao lado de Avaí e Ceará. O líder é o Joinville que tem apenas um ponto a mais.

Já o Atlético-GO chega em Brasília sem esconder sua escalação. Com o zagueiro Lino suspenso, o técnico Wagner Lopes escalará Artur. No ataque, Josimar, autor de dois gols na vitória sobre a Ponte Preta, ganha a vaga de Yago. O meia Luciano Sorriso retorna de suspensão, mas deverá ficar no banco de reservas.

O Dragão é o mandante do  jogo, mas preferiu alterar o local de Goiânia para Brasília de olho na renda, já que o Vasco possui muitos fãs na capital federal.

ATLÉTICO-GO X VASCO
Data: 13/09/2014, às 16h10 (de Brasília)
Local: Mané Garrincha, Brasília (DF)
Árbitro: Jean Pierre Gonçalves Lima (RS)
Auxiliares: Marcelo Bertanha Barison (RS) e Carlos Henrique Selbach (RS)

ATLÉTICO-GO
Márcio; Jonas, Artur, Adriano Alves e Thiago Feltri; Marcus Winícius, Pedro Bambu, Wagner Carioca e Jorginho; André Luís e Josimar
Técnico: Wagner Lopes

VASCO
Martin Silva, Diego Renan, Rodrigo, Douglas Silva e Lorran (Marlon); Guiñazu, Fabrício, Pedro Ken (Aranda), Douglas e Maxi Rodríguez; Thalles (Edmilson)
Técnico: Joel Santana