Topo

Bragantino vence abalado América-MG e 'segura' adversário na lanterna

Do UOL, em Belo Horizonte

16/09/2014 21h18

O Bragantino conseguiu tirar proveito do abatimento dos jogadores do América-MG, um dia após a perda de 21 pontos pelo STJD, que deixou o time na lanterna da Série B, venceu por 2 a 0, na noite desta terça-feira, e impôs a quarta derrota seguida à equipe mineira. A punição pela escalação irregular do lateral esquerdo Eduardo, que até já saiu do clube, criou um clima de desânimo no Independência, que recebeu pequeno público e que não conseguiu incentivar os donos da casa.

A punição, que a diretoria do América-MG tenta reverter com recurso ao Pleno do STJD, tirou o time da briga pelo G4 e o colocou na última colocação, com 12 pontos, número que não se alterou em função da derrota desta noite. A equipe foi comandada pelo interino Cláudio Prates, após a demissão de Moacir Júnior. O Bragantino, que se beneficiou da pena do adversário, deixando a zona de rebaixamento, passou a 26 pontos, após sua segunda vitória consecutiva.

As fases do jogo: Os primeiros minutos mostraram o América-MG apático, dominado pelo Bragantino, que tomava a iniciativa do jogo. Essa situação não durou muito. O América criou boa chance, com Raul, chutando para fora, aos 7 min, dando a impressão que havia entrado no jogo. Mas nova reviravolta e o time visitante voltou a ameaçar o anfitrião. Aos 14 min, Sandro, driblou o marcador e, livre, chutou fraco, facilitando a defesa de João Ricardo.

O América-MG não se acertava em campo e o Bragantino era mais perigoso. Tanto que o time paulista saiu em vantagem, aos 30 min, em bela cobrança de falta de Sandro, que tirou as primeiras vaias da pequena torcida americana que compareceu ao Independência. Dois minutos depois, Robertinho só não fez o segundo gol, porque João Ricardo fez ótima defesa. Na reta final do primeiro tempo e na base da vontade, a equipe da casa partiu para a pressão. Willians, aos 42 min, desperdiçou boa chance para empatar.

O Bragantino voltou com Samuel na vaga de Robertinho. Enquanto o América voltou com a mesma formação, mas por apenas seis minutos, já que no sétimo Renan Oliveira saiu para a entrada de Júnior Lemos. O time americano seguiu errando muito, mostrando nervosismo em campo, enquanto o Bragantino mostrava tranquilidade para controlar a partida, evitando assim muitos riscos. No contra-ataque, aos 31 min, Samuel cruzou da direita e Cesinha, abaixou-se para cabecear e fazer 2 a 0.

O melhor:Sandro – Responsável pela criação da jogadas ofensivas do seu time, demonstrando boa técnica, fez um belo gol em cobrança de falta, que abriu o caminho para a vitória do Bragantino.

O pior: Renan Oliveira – Pouco produziu enquanto esteve em campo, errando muitos passes e não conseguindo criar boas jogadas ofensivas. Além disso, ao ser substituído no começo do segundo tempo, por Júnior Lemos, mostrou irritação.

A chave do jogo: Lado psicológico americano – Apesar de tentar blindar os jogadores do problema com o ‘tapetão’, o América entrou abatido em campo. Não faltou vontade, mas os jogadores erraram muito. “Claro que somos seres humanos. Não queremos errar ou falhar, mas acontece”, destacou o experiente volante Leandro Guerreiro. O Bragantino foi armado de forma a aproveitar o “momento conturbado” do adversário, como definiu o meia Sandro, e alternou momentos mais agressivos com outros em que jogou para explorar o erro do oponente, como aconteceu no segundo gol, marcado por Cesinha, que estava sem marcação.

Toque dos técnicos: “Um Bragantino inteligente. É assim que eu quero ver o time jogar”, afirmou o técnico Paulo César Gusmão, momentos antes da partida começar. E em boa parte do jogo conseguiu jogar de forma segura, sem sofrer grandes ameaças do desordenado adversário. Já Cláudio Prates trocou o esquema com dois meias por um outro com três volantes, na maioria do segundo tempo, mesmo precisando pontuar na partida.

Para lembrar:

Abalo por punição imposta pelo STJD. Para evitar o desânimo após a perda de 21 pontos, em julgamento na véspera, uma reunião entre diretoria, comissão técnica e jogadores foi realizada na manhã desta terça-feira. “Foi uma reunião bacana, para tirar o foco disso (punição). O grupo está motivado para a reviravolta”, salientou o técnico interino Cláudio Prates, momentos antes de a bola rolar contra o Bragantino. Durante o jogo ficou evidente que o esforço não foi bem-sucedido.

Renan não gosta de ser substituído. Substituído por Júnior Lemos, logo aos 7 min do segundo tempo, o meia Renan Oliveira não escondeu a insatisfação por ter deixado o campo. Lemos entrou na lateral direita e Pablo foi deslocado para o meio-campo.

Vaias e protestos. Os poucos torcedores americanos que compareceram ao Independência perderam a paciência com o clube. Logo após o gol do Bragantino, no primeiro tempo, surgiram algumas vaias, que aumentaram de intensidade no intervalo e, principalmente, durante a etapa final.

Torcedor punido por protesto. Um torcedor foi retirado das cadeiras do Independência, no segundo tempo da derrota do América-MG, por ter exibido um cartaz que ironizava o resultado do julgamento do STJD, com os seguintes dizeres: "SOS advogado do Flu".

AMÉRICA-MG 0 X 2 BRAGANTINO

Data: 16/9/2014 (terça-feira)
Local: Estádio Independência, em Belo Horizonte (MG)
Árbitro: Charles Hebert Cavalcante Ferreira (AL)
Auxiliares: Esdras Mariano de Lima Albuquerque (AL) e Rondinelle dos Santos Tavares (AL)
Cartões amarelos: Bruno Recife (Bragantino); Andrei Girotto, Obina (América-MG)
Gols: Sandro, aos 30 min do primeiro tempo; Cesinha, aos 31 min do segundo tempo

AMÉRICA-MG
João Ricardo; Pablo, Vitor Hugo, André e Raul; Leandro Guerreiro, Andrei Girotto, Mancini (Tchô) e Renan Oliveira (Júnior Lemos); Willians (Bruninho) e Obina
Técnico: Cláudio Prates (interino)

BRAGANTINO
Matheus; Robertinho (Samuel), Guilherme Mattis, Tobi e Bruno Recife; Geandro, Magnos Cruz, Sandro (Caio) e Cesinha; Uchôa e Mota (Lincom)
Técnico: PC Gusmão