Topo

Punido pelo STJD e na lanterna da B, América pega Bragantino a quem ajudou

Do UOL, em Belo Horizonte

16/09/2014 06h00

Sob o impacto da perda de 21 pontos, que lhe foram tirado pela Primeira Comissão Disciplinar do Superior Tribunal de Justiça Desportiva, na véspera, pela escalação irregular do lateral esquerdo Eduardo, o América-MG recebe o Bragantino, nesta terça-feira, às 19h30, no Independência. O adversário americano é justamente o time que saiu, pelo menos provisoriamente, da zona do rebaixamento da Série B do Campeonato Brasileiro.

Após a perda de 21 pontos, que foi decidida por quatro votos a um dos auditores, o América-MG caiu para a lanterna da competição, com apenas 12 pontos. Dessa forma, o time americano, que vem de três derroas seguidas e demitiu o técnico Moacir Júnior, tem 11 pontos a menos que o Bragantino, agora, o 16º colocado e o primeiro fora da zona de degola, com 23 pontos.

A fase americana não é boa dentro e nem fora de campo. Desde que foi denunciado pelo Joinville – o Boa Esporte também atuou como terceiro interessado –, o América-MG acumulou derrotas para Vasco (3 a 2), Ceará (5 a 2) e Boa Esporte (2 a 0). O jejum de triunfos do time mineiro atinge as quatro partidas, já que antes da série de derrotas, houve empate com Sampaio Corrêa (0 a 0).

Nessas três derrotas, o América-MG sofreu 10 gols e marcou quatro. Após o jogo com o Boa Esporte, o clube mineiro demitiu Moacir Júnior, que chegou a levar a equipe à liderança da Série B. Contra o Bragantino, o comando interino será de Cláudio Prates, que comandou o primeiro treino já no domingo.

O Bragantino, por sua vez, vem de uma vitória sobre a Portuguesa, como visitante, quando se recuperou da goleada, em casa, sofrida para o Avaí, por 4 a 1, na rodada anterior. O time paulista não foi derrotado nos seus dois últimos jogos longe de seus domínios, já que empatou com o Náutico, em 0 a 0, no Recife, em sua penúltima partida como visitante.

O América-MG, que promete recurso ao Pleno do STJD, com pedido de feito suspensivo, foi punido por ter escalado Eduardo contra o ABC e ter colocado o jogador no banco em três outras ocasiões. O jogador já havia defendido o São Bernardo e a Portuguesa, nesta temporada, e um mesmo atleta não pode ser utilizado por três clubes diferentes.