Topo

Auditor nega efeito suspensivo por perda de pontos e América fica em último

STJD nega pedido de efeito suspensivo e América-MG segue com apenas 12 pontos na Série B do Brasileio - Divulgação/América-MG
STJD nega pedido de efeito suspensivo e América-MG segue com apenas 12 pontos na Série B do Brasileio Imagem: Divulgação/América-MG

Do UOL, em Belo Horizonte

19/09/2014 18h13

O América-MG teve negado, nesta sexta-feira, pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) o pedido de efeito suspensivo pela punição importa na última segunda-feira pela primeira comissão disciplinar do órgão, que lhe retirou 21 pontos por utilização irregular do lateral esquerdo Eduardo. Dessa forma, o time americano segue na lanterna da Série B, com 12 pontos.

A negativa ao pedido de efeito suspensivo foi feita pelo auditor Miguel Cançado, encarregado pela Presidência do STJD de apreciar o recurso do clube mineiro, que, ainda irá a julgamento pelo Pleno do órgão, em data a ser posteriormente marcada.

O auditor Miguel Cançado negou o pedido de efeito suspensivo, mas suspendeu o pagamento da multa de R$ 4 mil, que foi aplicada também pela primeira comissão disciplinar no julgamento da última segunda-feira.

O clube mineiro foi julgado, na última segunda-feira, com base no artigo 214 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD) por “incluir na equipe, ou fazer constar da súmula ou documento equivalente, atleta em situação irregular para participar de partida, prova ou equivalente".

Eduardo, que já deixou o América-MG, sob a alegação de problemas pessoais, não poderia ter jogado pelo time na atual edição da Série B do Brasileiro, por já ter defendido outros dois clubes, São Bernardo e Portuguesa, na Copa do Brasil na Segundona do Brasileiro, respectivamente.

Com os 21 pontos perdidos no Tribunal, o América-MG caiu do oitavo para o último lugar, com apenas 12 pontos. Para piorar a situação americana, o time foi derrotado, na terça-feira passada, no Independência, pelo Bragantino, mantendo-se na lanterna. Neste sábado, às 16h10, o time americano tenta iniciar uma reação em campo, contra o Vila Nova-GO.