Topo

Ceará busca empate contra líder Avaí e tira Vasco do G-4 da Série B

Do UOL, em São Paulo

19/09/2014 23h46

Uma igualdade para frustrar Avaí e Ceará. Em jogo que contou com mais dois gols do artilheiro Magno Alves, disputado na noite desta sexta-feira, no Castelão, as equipes apenas empataram em 2 a 2 e podem terminar esta 24ª rodada não da forma que imaginavam.

Com o empate, o Avaí chega apenas a 45 pontos e assim pode perder a liderança caso o Joinville – que soma 43 – faça a lição de casa e supere o Atlético-GO neste sábado. Por outro lado, conquista mais um ponto como visitante e chega a dez jogos de invencibilidade na Série B.

Já o Ceará vai a 40 e até retorna ao G-4, mas pode ver o grupo de acesso ficar mais distante caso Ponte Preta e Vasco – que têm a mesma pontuação – vençam suas partidas contra Oeste e Náutico, respectivamente. Mas ao menos por enquanto, o time carioca deixa o G-4, e cai para quinto.

Fases do jogo: O duelo entre primeiro e quinto colocados não poderia ser diferente. Bom futebol, muita movimentação e boas chances. E claro, gols. Ainda no primeiro tempo, aos 23min, Magno Alves abriu o placar. Ele tabelou com Vicente, recebeu dentro da área e, após fintar o zagueiro, bateu forte para mandar para as redes. 1 a 0. Mas a reação do Avaí não demorou. Três minutos depois, Marquinhos cabeceou na trave, Luis Carlos tocou com os dedos e mandou a bola na trave; no rebote, porém, apareceu Anderson Lopes, que completou. 1 a 1. Aos 32min, o ‘Magnata’ poderia ter ampliado em cobrança de pênalti, mas mandou na trave. O castigo veio aos 36min, quando Marquinhos deu ótima assistência para Marrone, que pegou de primeira e virou a partida. 2 a 1.

O jogo caiu de produção na volta do segundo tempo. Morno, voltou a esquentar quando Lulinha substituiu Souza aos 15min. Dois minutos depois, em sua primeira jogada, o ex-corintiano fez linda jogada pela direita, passou pelo defensor e cruzou rasteiro; Vágner fez o corte com a mão, mas mandou a bola nos pés de Magno Alves, que encheu o pé e deixou novamente tudo igual no Castelão. 2 a 2. Aos 30min, Diego Felipe – após mais um lançamento preciso de Marquinhos – teve a oportunidade de colocar o Avaí novamente à frente, mas finalizou para fora. Foi a última grande chance do confronto.

O melhor: Marquinhos. Participou dos dois gols do Avaí. No primeiro cabeceou na trave antes do rebote que Anderson Lopes completou para as redes. No segundo, deu ótima assistência para Marrone. Ainda deixou Diego Felipe na cara do gol no segundo tempo, mas ele desperdiçou.

O pior: Souza. Não foi a sua noite. O experiente meia tentou de tudo, mas errou demais. Foi vaiado pela torcida em alguns momentos do jogo, e acabou substituído no intervalo do segundo tempo.

Para lembrar:

Bateu na mão é pênalti? Mais um pênalti de bola na mão que certamente será bastante discutido. Aos 30min, Souza chutou de dentro da área e a bola pegou na mão de Pablo, que estava bem próximo ao meia, mas com o braço esticado. Na interpretação do árbitro, falta.

34 vezes Magnata. Poderiam ter sido três, não fosse o pênalti perdido no primeiro tempo. Magno Alves fez dois, chegou aos 15 gols na Série B e abriu três em relação ao vice-artilheiro Jael, do Joinville. Foi ainda o seu 34º gol na temporada.