Topo

América-MG visita Joinville, que o levou ao STJD; Boa recebe Luverdense

Do UOL, em Belo Horizonte

23/09/2014 06h00

Joinville e América-MG se enfrentam, nesta terça-feira, às 19h30, em Santa Catarina, em um confronto entre líder e lanterna da Série B, que promete ser diferente dos costumeiros encontros entre times em situações opostas na tabela. Isso porque o clube mineiro só é o último colocado em função de ter sido punido com a perda de 21 pontos no primeiro julgamento do STJD, pela escalação irregular do lateral esquerdo Eduardo. Para aumentar a expectativa pela partida, o time catarinense foi quem fez a acusação que iniciou o processo.

Antes da denúncia que foi apresentada oficialmente pela Procuradoria do STJD, a partir da notificação feita pelo Joinville, o América-MG era um dos principais concorrentes do seu adversário desta terça-feira a vaga no G4. O time americano chegou a ficar por 16 rodadas entre os quatro primeiros classificados da Série B do Brasileiro. Quando a Primeira Comissão Disciplinar do órgão puniu, o alviverde tinha 33 pontos e recuou para apenas 12.

Coincidência ou não, desde que começaram a comentar sobre a possível irregularidade, negada desde o início pela diretoria americana, em campo o time sentiu o baque, ficou cinco jogos sem vencer, com quatro derrotas consecutivas. Nesse período, houve a demissão de Moacir Júnior, substituído por Givanildo Oliveira, que fará sua estreia pelo América-MG. Nos dois últimos jogos, a equipe foi comandada pelo assistente Cláudio Prates, com derrota para o Bragantino e vitória sobre o Vila Nova-GO, por 1 a 0.

Ainda assim, o América-MG segue na lanterna, com 15 pontos, dois a menos que o time goiano. Já o Joinville, líder com 46 pontos, está invicto há oito jogos, com seis triunfos e dois empates. E a equipe catarinense quer manter o embalo e o América-MG na lanterna da competição. O Joinville já venceu 14 vezes contra 11 do time mineiro, que, no entanto, é o último colocado.

Enquanto o América-MG, que aguarda julgamento do seu recurso ao Pleno do STJD, tenta vencer para manter chances de deixar a zona de rebaixamento, o outro representante mineiro, o Boa Esporte recebe o Luverdense, também às 19h30, no Estádio Melão, em Varginha, para tentar seguir em sua caminhada gradual rumo ao G4.

Na sexta colocação, o Boa Esporte soma 38 pontos, quatro a mais do que o Luverdense, e cinco pontos a menos de Ponte Preta e Vasco, terceiro e quarto classificados, com 43 pontos. O time de Nedo Xavier não perde há seis jogos, com quatro vitórias e dois empates. Se vencer o Luverdense, contando com uma combinação de resultados, a diferença cairá para dois pontos. A equipe mato-grossense ocupa a oitava posição e vem de derrota para o Bragantino, por 2 a 0.