Topo

Ceará recebe América-RN no Castelão para voltar ao G-4; Oeste visita Santa

Do UOL, em São Paulo

23/09/2014 06h00

Depois de passar 17 rodadas dentro do G-4, o Ceará deixou o grupo de acesso e, desde a semana passada não voltou mais. Portanto, o objetivo do time alvinegro na noite desta terça-feira é retornar ao local em que mais esteve na Série B, e para isso precisa superar o América-RN, time que briga para se afastar do descenso. O jogo acontece às 21h50, no Castelão.

Já são três jogos que o Ceará não sabe o que é vencer. Perdeu do Náutico na Arena Pernambuco, empatou com o Paraná na Vila Capanema e na rodada passada voltou a empatar, desta vez em pleno Castelão, contra o Avaí. Com 40 pontos, o time comandado por Sérgio Guedes precisa fazer a lição de casa e ainda torcer por um revés do Vasco para voltar ao G-4.

“Empate dentro de casa não é bom para quem quer subir. Mas não há tempo para lamentar. Temos outro jogo em casa de novo na sequência. Temos muito campeonato frente e temos que continuar conseguindo pontos para subir”, disse o lateral Samuel Xavier após o tropeço contra o Avaí no último fim de semana.

E pela frente, o Ceará terá uma equipe que não pode mais vacilar na competição se quiser permanecer na divisão de acesso em 2015. Fora isso, o América-RN busca se recuperar de uma sequência de oito jogos sem vitória na Série B. O último resultado positivo aconteceu há mais de um mês: 2 a 0 no Icasa, em Juazeiro do Norte. E o jejum incomoda os alvirrubros.

“Em uma competição como a Série B não pode vacilar. Os times são muito parelhos e não desistem de virar o jogo até o final da partida. Foi um vacilo nosso, mas que servirá de exemplo para as próximas partidas daqui em diante”, afirmou o técnico Marcelo Martelote.

Estreia de técnico para recuperar o Santa

Contratado na semana passada, Oliveira Canindé fará a sua estreia pelo Santa Cruz nesta terça-feira, ao lado da torcida, contra o Oeste, no Arruda. Substituto de Sérgio Guedes, o técnico chega para recolocar o time coral no caminho das vitórias – já são três rodadas sem vencer – e, quem sabe, voltar a sonhar com o acesso, que até então parece distante.

“Se o acesso é o que desejamos, vamos nos empenhar para conquistá-lo. Mas a resposta tem que ser dentro de campo, jogando e, espero que isso aconteça. Estamos longe da zona de rebaixamento e do G-4, mas neste momento o pensamento é de brigar pelo acesso”, disse.

O Oeste, por sua vez, tenta se recuperar da vexatória goleada sofrida contra a Ponte Preta, por 5 a 1. Com 27 pontos, o time é o 15º colocado da tabela e ainda precisa de muitos pontos para respirar e afastar de vez o rebaixamento.