Topo

Joinville sofre, empata com América, mas segue líder; Boa bate Luverdense

Do UOL, em Belo Horizonte

23/09/2014 21h28

Mesmo jogando desde o final do primeiro tempo com um jogador a mais, por causa da expulsão do atacante Obina, o Joinville custou a empatar com o América-MG, por 1 a 1, na estreia do técnico Givanildo Oliveira, em sua quarta passagem pelo clube, na noite desta terça-feira, na Arena Joinville. Apesar de não ter conseguido o triunfo, o Joinville manteve a liderança, com 47 pontos, beneficiando-se do empate do rival Avaí, com o Paraná, também em 1 a 1, que caiu para terceiro lugar. A Ponte Preta, que venceu o Vila Nova-GO, por 3 a 0, é o vice-líder..

O time americano, que fez 1 a 0 aos 19 min da fase inicial, resistiu até os 29 min da etapa final, quando deixou escapar a vitória, que funcionaria como uma espécie de vingança americana contra o seu delator ao Superior Tribunal de Justiça Esportiva, que em primeira instância lhe tirou 21 pontos. Com o resultado, o time mineiro continua na lanterna.

No Melão, em Varginha, o Boa Esporte ampliou para sete o número de jogos invictos, ao vencer o Luverdense, por 2 a 1, em seu 12º triunfo na Série B. No período sem derrotas, são cinco vitórias e dois empates, que o colocaram com 41 pontos, ficando bem mais perto do G4, na quinta posição. Já o representante mato-grossense, por sua vez, segue com 34 pontos, agora a sete de distância do seu adversário desta terça-feira e vendo o grupo de acesso à Série A ficar cada vez mais distante.

América-MG cede empate

Pouco antes do início do jogo, o América-MG sofreu nova derrota no STJD. O auditor Miguel Cançado, o mesmo que havia negado o pedido de efeito suspensivo, recusou novamente, nesta terça-feira, a solicitação de reconsideração feita pelo clube belo-horizontino. Dessa forma, o time americano terá de aguardar na zona de rebaixamento o julgamento do seu recurso pelo Pleno do órgão. O Joinville foi quem levantou a irregularidade na escalação do lateral esquerdo Eduardo e que custou a punição.

Depois de ficar cinco jogos sem vencer, com quatro derrotas consecutivas, o América havia vencido o Vila Nova-GO e a segunda vitória seguida como visitante, o tiraria da lanterna. Com o empate, chegou a a 16 pontos e segue em último lugar. Já o Joinville, com 47 pontos, segue na liderança. O gol americano foi marcado por Willians, em rápido contra-ataque, aos 19 min do primeiro tempo, depois de ter recebido assistência de Renan Oliveira. Após o gol, a equipe catarinense foi toda pressão.

E a situação se complicou para o América-MG, que ficou com 10 jogadores, aos 36 min da etapa inicial, quando Obina deixou o braço para trás e o árbitro Alisson Sidnei Furtado entendeu como cotovelada. O América-MG procurou resistir à ofensiva do adversário, que tentou tirar proveito de ter um atleta a mais e partiu definitivamente para a pressão.

Para deixar a equipe ainda mais ofensiva, o técnico Hemerson Maria colocou o atacante Edigar Júnior na vaga do volante Anselmo. E tome pressão. Em 10 minutos, o Joinville teve duas boas finalizações, uma em cabeçada de Jael defendida por João Ricardo e a outra em chute de Edson Ratinho. Encolhido, o América apenas se defendia, sem conseguir contra-atacar. Aos 29 min, Hugo, que havia entrado pouco antes, marcou o gol do empate. At´pe o final, a equipe mandante pressionou, mas não conseguiu o gol da virada.

Boa se aproxima do G4

O Boa Esporte aproveitou o mando de campo diante do Luverdense. O time começou com maior iniciativa do jogo, criando chances. Aos 30 min, Clébson bateu forte e o goleiro Gabriel Leite defendeu para escanteio. Após a cobrança, aos 31 min, Diego, de cabeça, fez o gol. O Luverdense empatou ainda no primeiro tempo, por meio de Rubinho, completando com bonito chute o passe dado por Misael.

O segundo tempo começou com o Boa Esporte no ataque, mas de forma desordenada, esbarrando no bom sistema defensivo do Luverdense e que levava perigo ao time mineiro em contragolpes. Mas, foi o Boa que desempatou, aos 20 min, por meio de Tomas. Nos acréscimos, o goleiro João Carlos evitou o empate em chute de Rubinho.