Topo

Avaí derrota Boa com gol contra de goleiro e é vice-líder; América-MG vence

Do UOL, em Belo Horizonte

27/09/2014 18h05

Com homenagem antes da partida a torcedor morto por causa de um pedrada durante a semana, o Avaí venceu o Boa Esporte, por 2 a 0, neste sábado, na Ressacada, e assumiu a vice-liderança da Série B com direito a gol contra de goleiro. Na capital mineira, o América-MG derrotou o Santa Cruz, por 1 a 0, e, devido aos 21 pontos perdidos, segue na última posição na tabela.

Depois de dois empates fora de casa contra Ceará e Paraná Clube, o Avaí voltou a vencer na Série B. Com o triunfo diante da torcida, o time catarinense chegou a 49 pontos e subiu para o segundo lugar, atrás apenas da Ponte Preta, que assumiu a liderança ao vencer o Ceará e ostentar ligeira vantagem no saldo de gols. Os dois ultrapassaram Vasco e Joinville, terceiro e quatro, respectivamente, ambos com 47 pontos.

O Boa Esporte encerrou a sequência de oito jogos invictos, com seis vitórias e dois empates. Com 41 pontos, o time mineiro permaneceu na sexta colocação, duas posições abaixo do G-4. Na sexta-feira, enfrenta o Santa Cruz na Arena Pernambuco. O Avaí encara o Náutico no sábado, novamente na Ressacada.

Em Belo Horizonte, o América-MG completou três jogos sem perder ao bater o Santa Cruz, neste sábado, no Independência, com gol de Elsinho. O time americano chegou a 19 pontos, mas permaneceu na lanterna da competição. O Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) tirou 21 pontos do clube mineiro, que já recorreu da decisão, por suposta irregularidade na escalação do lateral-esquerdo Eduardo.

O Santa Cruz, que vinha de uma vitória e um empate, permaneceu com 34 pontos no meio da tabela e agora tenta se recuperar diante do Boa Esporte. O América volta a jogar na sexta-feira, contra o Atlético-GO, novamente no Independência.

Homenagem a torcedor e gol contra do goleiro

O torcedor João Augusto Grah, que morreu ao ser atingido por uma pedra atirada contra o micro-ônibus em que viajava para assistir a um jogo do Avaí, foi homenageado antes da partida deste sábado. Os jogadores das duas equipes reuniram-se no círculo central do campo e, de mãos dadas, respeitaram o minuto de silêncio. A torcida também exibiu cartazes nas arquibancadas da Ressacada.

Quando a bola rolou, o Avaí do adversário e conseguiu abrir o placar aos 19min. O árbitro marcou pênalti do lateral Piauí sobre o atacante Anderson Lopes. Marquinhos cobrou no meio do gol, enquanto o goleiro João Carlos pulou para o canto esquerdo, para marcar.

No segundo tempo, o Boa equilibrou a partida e criou oportunidades para empatar a partida na Ressacada. O Avaí, que caiu de rendimento e deixou a torcida preocupada, conseguiu garantir a vitória que o deixou em boa situação na competição. Aos 43min, o time catarinense marcou o segundo num contra-ataque rápida. Na tentativa de evitar o gol, Josa cortou em cima da linha, a bola bateu na cabeça do goleiro João Carlos e entrou.