Topo

Ponte Preta faz 3 a 1 no Ceará e assume a liderança; Bragantino leva virada

Do UOL, em São Paulo

27/09/2014 18h02

A Ponte Preta é o novo líder da Série B. Com o tropeço do Joinville na última sexta-feira, a equipe campineira ganhou a chance de assumir a primeira colocação pela primeira vez, e não desperdiçou. Com dois golaços – de Adrianinho e João Paulo – e mais um contra, venceu o Ceará por 3 a 1 e fez a festa da torcida que encheu o Moisés Lucarelli (mais de dez mil pessoas) na tarde deste sábado.

Mas mais importante ainda que a primeira colocação é a distância que a Ponte Preta abre em relação ao quinto colocado, o próprio Ceará. Com a vitória, o time campineiro chega aos 49 pontos, contra 43 da equipe comandada por Sérgio Soares, que fica a quatro do G-4.

Curiosamente, a Ponte Preta fica com a ponta da tabela por conta dos gols marcados, já que está igualado ao Avaí em pontos (49), número de vitórias (14) e até saldo de gols (17). Porém, a equipe alvinegra já foi 43 vezes às redes, contra 39 dos catarinenses.

É a quinta vitória seguida da Ponte Preta, que chegou a 17 gols nos últimos seis jogos: três na derrota para o Atlético-GO, um na vitória sobre o Luverdense, dois no triunfo sobre o ABC, cinco na goleada diante do Oeste, três contra o Vila Nova e outros três sobre o Ceará.

Por se tratar de terceiro (até então) e quinto colocados, já se esperava um jogo cheio de alternativas e chances de gol. E foi justamente o que aconteceu a partir do apito inicial, com as duas equipes revezando os ataques de perigo. Mas a Ponte Preta conseguiu ser mais efetiva, e aos 20min abriu o placar com um golaço de Adrianinho de fora da área, no ângulo. 1 a 0.

Sete minutos depois, Wellington Carvalho tentou cortar cruzamento de João Paulo da esquerda e acabou fazendo contra. 2 a 0. Ainda antes do intervalo, o time da casa por pouco não ampliou. Alexsandro recebeu dentro da área, fez o papel de pivô e deixou Cafu na cara do gol; o atacante, porém, pegou muito embaixo da bola e acabou carimbando o travessão.

Na etapa final, a Ponte Preta voltou ainda melhor, e precisou de apenas quatro minutos para ampliar, em cobrança de falta quase colada na grande área. João Paulo soltou o pé e estufou as redes, sem chances para o goleiro Luis Carlos. 3 a 0. Sandro descontou para o Ceará nos acréscimos, mas já era tarde.

Oeste vira sobre o Bragantino

O Bragantino entrou no estádio dos Amaros nesta tarde sonhando com a quinta vitória seguida, mas não conseguiu. Até saiu na frente, mas viu Roger Gaúcho (2), Serginho e João Denoni virarem o jogo para o Oeste (4 a 1). Com o resultado, o time de PC Gusmão estaciona nos 32 pontos, enquanto a equipe de Itápolis chega a 30 e se afasta ainda mais da degola.