Topo

Pleno do STJD julga nesta 5ª recurso do América, que tenta recuperar pontos

América-MG tenta recuperar no Pleno do STJD pontos perdidos por escalação irregular do lateral esquerdo Eduardo - Divulgação/América-MG
América-MG tenta recuperar no Pleno do STJD pontos perdidos por escalação irregular do lateral esquerdo Eduardo Imagem: Divulgação/América-MG

Do UOL, em Belo Horizonte

01/10/2014 17h43

O América-MG ficará sabendo nesta quinta-feira se voltará a disputar vaga no G4 da Série B do Brasileiro ou se terá de seguir na luta contra o rebaixamento para a Terceira Divisão nacional em 2015. Nesta quinta-feira, o Pleno do Superior Tribunal de Justiça Desportiva julgará o recurso americano contra a decisão da Primeira Comissão Disciplinar do STJD, que lhe tirou 21 pontos e o colocou na lanterna da competição, posição que ainda ocupa.

O clube mineiro, que tinha 33 pontos quando foi julgado em primeira instância pelo STJD, caiu para 12, ao perder 21, em função da escalação irregular do lateral esquerdo Eduardo, que já deixou o América-MG sob alegação de problemas particulares. Dessa forma, o time americano passou a brigar contra o rebaixamento.

O América-MG teve dois pedidos de efeito suspensivo recusados pelo auditor Miguel Ângelo Cançado, relator do recurso que será avaliado pelo Pleno do STJD. A audiência tem início marcado para às 10h desta quinta-feira, mas o recurso do clube mineiro é o último, o 11º.

Como aconteceu no primeiro julgamento, a apreciação do recurso conta com Joinville e Boa Esporte como terceiros interessados no processo. Foi o time de Santa Catarina que levantou a possibilidade de utilização irregular de Eduardo, que já havia defendido São Bernardo e Portuguesa, pela Copa do Brasil e Série B, nesta temporada, não sendo permitido defender uma terceira equipe.

Marcus Salum, integrante do Conselho Administrativo do América-MG estará na sede do STJD para acompanhar o julgamento. Dessa forma, ele repete iniciativa dos presidentes de Atlético-MG e Cruzeiro, Alexandre Kalil e Gilvan de Pinho Tavares, que estiveram no julgamento de seus clubes pela Terceira Comissão Disciplinar, na quarta-feira. Os rivais mineiros foram punidos com a perda de um mando de campo cada e foram multados em R$ 50 mil.

Caso o América-MG consiga reaver os 21 pontos perdidos no primeiro julgamento, o clube sairá do 20º para o oitavo lugar, com 40 pontos. Se tiver confirmada a pena, o time atualmente comandado por Givanildo Oliveira tentará vencer o Atlético-GO, nesta sexta-feira, às 19h30, no Independência, para deixar a lanterna com o Vila Nova-GO, que foi goleado pelo Ceará, na rodada. Ele poderá ultrapassar também a Portuguesa, 18ª colocada, com 21 pontos.