Topo

Santa decide jogo no 1º tempo, bate Boa e vence primeira batalha pelo G-4

Do UOL, no Rio de Janeiro

03/10/2014 21h22

A primeira tarefa foi cumprida na série de jogos contra equipes postulantes ao G-4. Atuando com autoridade, o Santa Cruz decidiu a partida no primeiro tempo e derrotou o Boa Esporte por 3 a 0 nesta sexta-feira, na Arena Pernambuco, pela 27ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. Wescley, Danilo Pires e Léo Gamalho marcaram os gols que mantiveram viva a equipe pernambucana na luta pelo acesso. Por outro lado, os  mineiros perderam a chance de se aproximarem ainda mais do bloco de cima.

O Santa Cruz terá pela frente mais três equipes que sonham com a Série A. Os nordestinos enfrentam na sequência: Joinville, Ponte Preta e Vasco. Os mineiros pegam os paulistas e cariocas, além do lanterna Vila Nova.

Fases do jogo:
O jogo começou com o Santa Cruz tentando se impor na expectativa de abrir logo o placar. Com apenas três minutos, Tony cruzou rasteiro da direita e João Carlos fez a defesa. A zaga completou ao fazer o corte. Keno teve sua chance, aos nove, chance recebeu passe na área e obrigou o goleiro fazer boa intervenção.

O Boa Esporte tentava responder nos contra-ataques, mas quem acabou saindo na frente foi mesmo o Santa Cruz. Keno fez excelente jogada individual pelo lado esquerdo e rolou para Wescley girar antes de finalizar com o pé esquerdo, aos 22. Os donos da casa nem deram tempo para o adversário reagir porque fizeram o segundo gol no minuto seguinte. Após lançamento longo da defesa, Léo Gamalho desviou de cabeça e Danilo Pires chutou cruzado na direita para deixar sua marca.

A vantagem no placar não impediu que  o Santa Cruz perdesse a concentração e os contra-ataques eram muito perigosos. Danilo Pires perdeu sua chance de marcar mais um gol, aos 33, ao pegar rebote da defesa do Boa Esporte.

A pressão do Santa Cruz acabou surtindo efeito porque o terceiro gol saiu, aos 39. Bileu foi derrubado dentro da área por Marinho Donizete. O atacante Léo Gamalho cobrou o pênalti com perfeição e aumentou a vantagem dos pernambucanos. Os donos da casa mantiveram a posse de bola até o fim da etapa com a vitória parcial por 3 a 0.

Os mineiros iniciaram a segunda etapa com Franci no lugar de Diego. A expectativa de Nedo Xavier era aumentar a velocidade na frente. Entretanto, o Santa se defendia com qualidade e seguia perigoso nos contra-ataques. O placar se manteve e os donos da casa conseguiram cumprir o primeiro objetivo na luta pelo G-4.

O melhor:
Wescley.
O meia demonstrou boa qualidade com passes precisos, dribles com objetividade e ainda abriu o placar.

O pior:
Clébson.
O meio-campo do Boa Esporte esteve longe de mostrar um bom futebol e foi facilmente marcado pelo sistema defensivo do Santa. Ele saiu no segundo sem deixar saudade na torcida do time mineiro.

Chave do jogo:
O Santa Cruz mostrou objetividade e rapidez no ataque para dominar completamente o adversário e decidir a partida na primeira etapa. O time pernambucano fez dois gols em sequência

Para lembrar:

Suspenso.
O lateral direito Tony levou o terceiro cartão amarelo e desfalca o Santa Cruz na próxima semana.

Próxima rodada. Os dois times voltam a jogar na próxima terça-feira. O Boa Esporte enfrenta a Ponte Preta, às 19h30, no Melão. Por outro lado, o Santa Cruz visita o Joinville, às 21h50, na Arena Joinville.

SANTA CRUZ 3 x 0 BOA ESPORTE

Data:
3/10/2014 (sexta-feira)
Local: Arena Pernambuco, em São Lourenço da Mata (PE)
Árbitro: Luiz Flavio de Oliveira (SP)
Auxiliares: Vicente Romano Neto (SP) e Carlos Augusto Nogueira Junior (SP)
Cartões amarelos: Éverton Sena, Tony, Natan e Sandro Manoel (Santa Cruz); William Magrão e Franci (Boa Esporte)
Gols: Wescley, aos 22, e Danilo Pires, aos 23, e Léo Gamalho, aos 39 minutos do primeiro tempo

SANTA CRUZ
Tiago Cardoso; Tony (Nininho), Éverton Sena, Renan Fonseca e Tiago Costa (Julinho); Bileu, Sandro Manoel, Wescley e Danilo Pires (Natan); Keno e Léo Gamalho
Técnico: Oliveira Canindé

BOA ESPORTE
João Carlos, Tinga, Lula, Thiago Carvalho e Marinho Donizete; Josa (William Magrão), Wellington, Clébson (Morato) e Tomas; Pedro Augusto e Diego (Franci)
Técnico: Nedo Xavier