Topo

Com gol contra, Ponte vence Boa e lidera. América-MG goleia Náutico e sonha

Do UOL, em Belo Horizonte

07/10/2014 21h23

Depois de ser dominada na etapa inicial, a Ponte Preta reagiu no segundo tempo e contou com um gol contra do volante Willian Magrão, aos 24 min, para vencer o Boa Esporte, por 1 a 0, na noite desta terça-feira, no Estádio Melão, em Varginha. Com o resultado, o time de Campinas passou a 53 pontos e manteve a liderança da Série B. Já o América-MG surpreendeu o Náutico, na Arena Pernambuco, ao golear por 4 a 1, mantendo remotas possibilidades de acesso à Série A em 2015.

O time americano, que perdeu seis pontos no Pleno do STJD, por escalação irregular do lateral esquerdo Eduardo, foi a 38, passando a ocupar a nona posição. O Náutico, por sua vez, continuou com 41 pontos, em oitavo lugar, e desperdiçou a oportunidade de se aproximar mais um pouco do G4. O time pernambucano teve interrompida sequência de três jogos invictos, com dois triunfos e um empate.

Na rodada anterior a Ponte Preta havia empatado, em 2 a 2, com o Paraná Esporte, mas conseguiu sua reação como visitante. Dessa forma, a equipe paulista seguirá na liderança, ao final da 28ª rodada, independente do resultado do jogo do vice-líder Avaí contra o ABC, no Frasqueirão, às 21h50. O Boa, por sua vez, sofreu a terceira derrota seguida, depois de ter perdido para Avaí e Santa Cruza, por 2 a 0 e 3 a 0, respectivamente, parando nos 41 pontos.

No primeiro tempo, a Ponte Preta quase só se defendeu. O Boa Esporte esteve melhor, em um jogo bastante truncado. O goleiro Roberto apareceu bem, com boas defesas. A melhor delas, aos 35 min, em chute forte de Diego. O time paulista se posicionou para tentar os contra-ataques, mas encontrou poucos espaços nos 45 minutos iniciais.

O panorama mudou na etapa final. A Ponte Preta passou a atacar mais, mesmo jogando como visitante, enquanto o Boa tentava contra-atacar. Aos 17 min, Clébson acertou a trave da Ponte Preta, depois que o goleiro Roberto desviou com a ponta dos dedos. Aos 22 min, foi a vez de Rafael Costa, que acabara de entrar, acertar o travessão do time mineiro. Mas, aos 24 min, Willian Magrão fez o gol contra que confirmou a sua derrota. Aos 33 min, o técnico Nedo Xavier ainda foi expulso, por reclamação.

América-MG devolve derrota do turno

Pressionado a vencer para não acabar de vez o sonho do acesso, o América começou acuado o jogo, na Arena Pernambuco. Tanto que o goleiro João Ricardo fez pelo menos três defesas difíceis, antes de Gilson, mais uma vez atuando no meio-campo, abrir o marcador, aos 21 min, logo na primeira vez que o time visitante atacou. Aos 30 min, Gilson fez o segundo gol, em bonito chute.

O Náutico voltou com duas modificações para a etapa final. O técnico Dado Cavalcante colocou Hélder Ribeiro e Bruno Fúrlan nos lugares de Elicarlos e Crislan. Mas as mudanças não evitaram novos gols americanos. Logo aos 4 min, Renan Oliveira recebe de Obina e marca 3 a 0. O quarto gol não demorou a sair. Aos 11 min, Obina aproveitou-se de falha do goleiro Júlio César.

Mesmo com a goleada, o goleiro João Ricardo teve atuação destacada. Além disso, os dois times mandaram bolas nas traves, em um jogo aberto. O Náutico marcou, aos 21 min, por meio de Renato Chaves. Com o resultado, a equipe americana devolveu a derrota do primeiro turno, quando o Náutico fez 3 a 1, em Muriaé, na zona da Mata mineira.