Topo

Vasco supera Portuguesa "hipnotizada" e joga Lusa para lanterna da Série B

Do UOL, no Rio de Janeiro

07/10/2014 23h44

Agonizando na zona de rebaixamento da Série B do Campeonato Brasileiro, a Portuguesa contratou o hipnólogo Olimar Tesser para tentar se livrar da degola. Porém, o curioso trabalho psicológico não foi páreo para a superioridade do Vasco que, com boa atuação do meia Douglas, venceu em pleno Canindé (SP), nesta terça-feira, e deixou a Lusa em situação ainda mais caótica.

Tesser, que iniciou sua ajuda oficialmente na véspera da partida contra o Cruzmaltino, acompanhará a equipe paulista até o restante da competição. Ex-goleiro profissional, ele já foi contratado por clubes como Bahia, Náutico, Ponte Preta, Guarani, entre outros. No Atibaia, de São Paulo, utilizou um método pouco convencional de fazer com que os jogadores pisassem em cacos de vidro.


Fases do jogo: O técnico Joel Santana apostou num esquema com três volantes e iniciou a partida tendo o amplio domínio de jogo. Porém, com Douglas sobrecarregado na criação e com uma forte marcação da Lusa, o Cruzmaltino tinha dificuldades para construir oportunidades de gol. A etapa inicial foi se encaminhando de forma morosa, até que o lateral esquerdo Marlon fez um belo cruzamento, na cabeça do camisa 10 do Vasco que, ao melhor estilo atacante, testou para o fundo do gol.


No segundo tempo, o Cruzmaltino recuou demais e passou a sofrer pressão mesmo estando diante de um limitado time da Portuguesa. Errando muitos passes, a equipe carioca acabou cedendo boas oportunidades de gol para os paulistas, que careceram de uma melhor qualidade técnica para modificar o placar.


O melhor – Douglas: Distribuiu o jogo com sabedoria, dando belos passes e lançamentos e ainda tirou uma onda de atacante, fazendo um bonito gol de cabeça.

O pior – Allan Dias: Passou a maior parte do tempo preocupado em reclamar da arbitragem e esqueceu de fazer suas funções básicas dentro de campo. Foi substituído acabou sendo vaiado.


Chave do jogo: O Vasco apresentou um eficiente sistema de marcação, motivado pela escalação de três volantes. Bem compacto, o Cruzmaltino não deu espaços para a Portuguesa e dominou o meio de campo, fazendo com que o jogo ficasse sob seu controle.


Para lembrar: Mesmo atuando fora de casa, o Vasco teve uma torcida maior que a da Portuguesa na noite desta terça-feira no Estádio do Canindé, em São Paulo (SP).


PORTUGUESA 0 X 1 VASCO
Data/hora: 7/10/2014, às 21h50
Local: Canindé, em São Paulo (SP)
Árbitro: Arilson Bispo da Anunciação (BA)
Auxiliares: Fábio Pereira (TO) e Adson Marcio Lopes Leal (BA)
Cartões amarelos: Mateus Alonso, Renan (POR); Douglas Silva, Guiñazu (VAS)
Cartões vermelhos: Nenhum
Gols: Douglas, aos 37 minutos do primeiro tempo (VAS)


PORTUGUESA
Rafael Santos; Arnaldo, André Astorga (Luciano Castán), Mateus Alonso e Jean Mota; Renan, Diogo Orlando, Jocinei e Allan Dias (Léo Costa); Jânio e Aldave (Gabriel Xavier).
Técnico: Vagner Benazzi


VASCO
Jordi, Diego Renan, Rodrigo, Douglas Silva e Marlon; Guiñazu, Fabrício (Dakson), Pedro Ken e Douglas (Jhon Cley); Lucas Crispim (Maxi Rodríguez) e Kléber
Técnico: Joel Santana