Topo

Ponte Preta busca empate contra o Santa Cruz e retoma liderança da Série B

Do UOL, em São Paulo

11/10/2014 18h06

Ultrapassada na última sexta-feira pelo Vasco, a Ponte Preta precisava ao menos um empate na tarde deste sábado, no Moisés Lucarelli, para recuperar a liderança da Série B. E foi justamente isso que conseguiu. Depois de sair perdendo do Santa Cruz, a equipe alvinegra buscou o empate com Cafu na etapa final e ficou no 1 a 1, em duelo válido pela 29ª rodada.

O resultado foi suficiente para recolocar a Ponte Preta na ponta da tabela. O time campineiro alcança os mesmos 54 pontos do Vasco, mas fica à frente por conta do número de vitórias (15 a 14). O Santa Cruz, por sua vez, vê o sonho do acesso ficar ainda mais distante. A equipe coral chegou aos 39 pontos, ficando a 11 da zona de acesso.

Fases do jogo: Não foi fácil correr debaixo de tanto sol. Na medida do possível, as duas equipes procuraram chegar ao gol adversário tocando a bola e se movimentando. Mas foram raras as vezes. Na maior parte do primeiro tempo, tanto Ponte Preta como Santa Cruz apostaram nas bolas aéreas para levar perigo, e foi desta forma inclusive que saiu o único gol antes do intervalo. Aos 20min, Tony cobrou falta da direita, ninguém do time alvinegro cortou e Éverton Sena apareceu já na pequena área para mandar de cabeça para as redes. 1 a 0. A Ponte chegou a bola para as redes aos 36min, mas Alexandro apareceu em posição de impedimento antes de finalizar, para revolta da torcida alvinegra.

Apesar da sombra que aos poucos foi tomando conta do campo Moisés Lucarelli, o panorama do jogo seguiu o mesmo. Com a bola rolando, pouca produtividade, mas pelo alto, susto para os setores defensivos. E esta arma foi fatal mais uma vez, agora a favor da Ponte Preta, que deixou tudo igual aos 23min. Fernando Bob cruzou para a área, Tiago Alves desviou e Cafu, de primeira, finalizou de perna direita no contrapé do goleiro para mandar às redes. 1 a 1. Gol que ‘incendiou’ a torcida da Ponte, que por pouco não virou logo depois com Rafael Costa aos 27min. Já aos 42min, Tiago Costa foi expulso e deixou o time da casa com um homem a mais. Mas não deu tempo de aproveitar.

O melhor: Cafu. Incansável, não se importou com o calor. Ainda mostrou ótima precisão ao finalizar de primeira dentro da área e garantir ao menos o empate para a Ponte Preta.

O pior: Adrianinho. Não fez o que a Ponte Preta precisava. Apagado, criou muito pouco, não conseguiu escapar da marcação e acabou substituído no início do segundo tempo.

Chave do jogo: Bola parada. Foi desta forma que as duas equipes conseguiram chegar aos seus gols. Com a bola rolando, os dois times praticamente não construíram chances de gol.

Para lembrar:

Forno! Termômetros marcaram 35 graus na região do Moisés Lucarelli. Sensação térmica chegou a quase 40 durante o jogo. Mesmo assim, não houve tempo técnico na etapa inicial.

PONTE PRETA 1 X 1 SANTA CRUZ

Local: Moisés Lucarelli, em Campinas (SP)
Data: 11/10/2014 (sábado)
Árbitro: Devarly Lira do Rosário (ES)
Assistentes: Leonardo Mendonça e Edson Glicerio dos Santos (ambos do ES)
Cartões amarelos: Adrianinho, Rodinei (Ponte Preta); Everton Sena (Santa Cruz)
Gols: Everton Sena, aos 20min do primeiro tempo; Cafu, aos 23min do segundo tempo

PONTE PRETA
Roberto; Rodinei, Tiago Alves (Rafael Silva), Gilvan e Bryan; Fernando Bob, Juninho, Tomaz (Rodolfo) e Adrianinho (Rafael Costa); Cafu e Alexandro
Técnico: Guto Ferreira

SANTA CRUZ
Tiago Cardoso; Tony (Aílton), Everton Sena, Renan Fonseca e Tiago Costa; Sandro Manoel, Bileu, Danilo Pires e Wescley; Léo Gamalho e Julinho (Keno) (Renatinho)
Técnico: Oliveira Canindé