Topo

Boa vence Vila Nova, encerra série de 4 derrotas e afunda mais o adversário

Do UOL, em Belo Horizonte

14/10/2014 21h20

Com gols de Fernando Karanga, um em cada tempo, e de Tomas, na etapa final, o Boa Esporte venceu o Vila Nova-GO, por 3 a 0, na noite desta terça-feira, no Estádio Melão, em Varginha, interrompendo série de quatro derrotas consecutivas, sem marcar nenhum gol nesse período. Com o triunfo, o time mineiro, de acordo com o técnico Nedo Xavier, escolheu o seu caminho nas oito rodadas restantes da Série B do Brasileirão: voltar à briga pelo G4.

O Boa Esporte passou a ocupar a sexta posição, com 44 pontos e 13 vitórias, igualando-se ao Náutico, mas levando vantagem no saldo de gols. Já o Vila Nova-GO segue cada vez mais ameaçado pelo rebaixamento. O time goiano sofreu sua 21ª derrota e continua com 23 pontos, na penúltima colocação. Caso a Portuguesa vença a Ponte Preta, no Canindé, na próxima sexta-feira, ÀS 19h30, o Vila terminará a 30ª rodada na lanterna da Série B.

As fases do jogo: Mal havia começado a etapa inicial e o Boa Esporte já estava na frente, com gol marcado por Fernando Karanga, aos 3 min, em bela jogada individual, em que passou por dois adversários e tocou por cobertura sobre o goleiro Cléber Alves. Essa vantagem tranquilizou o time mineiro, que não marcava gols há quatro jogos, mas, depois de desestabilizar o Vila Nova, por algum tempo, serviu para estimular os visitantes a buscar o empate. A equipe goiana teve momentos de domínio, quando criou chances para empatar.

Aos 26 min, por exemplo, o lateral direito Arthur finalizou forte, mas errou o alvo. Pouco tempo depois, o Boa Esporte perdeu Ualisson Pikachu, contundido, sendo substituído por Diego. Mesmo sem forçar muito o ritmo, o representante de Varginha conseguiu reequilibrar a partida e teve chances para aumentar a vantagem, mas acabou desperdiçando-as. Aos 45 min, Ciro Sena fez falta, foi ao chão, mas Radamés o atingiu com o pé direito, revoltando o zagueiro do Boa: “Você está louco”, disse Ciro, que levou o amarelo. Radamés defendeu-se: “Não sou jogador maldoso, essa não é minha filosofia de trabalho”.

O Vila Nova voltou com duas alterações: Dimba no lugar de Ítallo e Lucas Sotero na vaga de Christiano, com a orientação do técnico Wladimir Araújo de tentar agredir mais o adversário. E logo no primeiro minuto, Dimba bateu cruzado e quase empatou. Quando a equipe goiana mais atacava, Fernando Karanga, de cabeça, aproveitou cruzamento da direita, feito por Diego e ampliou para 2 a 0. No restante da partida, o Vila tentou reagir, mas sem mostrar força suficiente, enquanto o Boa administrou a vantagem e marcou o terceiro, aos 36 min, por meio de Tomas.

O melhor: Fernando Karanga – Voltou a jogar depois de cinco partidas, em recuperação de lesão, e fez dois gols que levaram o Boa Esporte à sua 13ª vitória na competição. Além disso, enquanto esteve em campo deu trabalho à defesa do Vila Nova-GO. Foi substituído por Romão, que fez sua estreia pela equipe mineira.

O pior: Gabriel – O zagueiro Gabriel, do Vila Nova, teve atuação insegura na partida com o Boa e foi responsável direto pelo terceiro gol, quando vacilou, abaixou a cabeça e deixou Tomas livre para colocar a bola nas redes.

A chave do jogo: Gols no início dos tempos – O Boa Esporte não marcava gols há quatro jogos. Com a volta da dupla de ataque titular, formada por Fernando Karanga e Ualisson Pikachu, que há cinco desfalcava o time mineiro. Foram necessários apenas três minutos do primeiro tempo para a equipe anfitriã interromper a marca negativa. O gol logo no começo aumentou o desespero do Vila Nova-GO, vice-lanterna da Série B, que precisava da vitória e que até tentou ser mais agressivo em campo, mas não teve muito êxito. No início do segundo tempo, quando o time visitante dava a impressão de se aproximar do empate, Fernando Karanga marcou outro gol no começo do segundo tempo.

Toque dos técnicos: Nedo Xavier abriu mão do jogo com o Vasco, quando colocou em campo um time reserva, para descansar titulares e recuperar atletas importantes para o jogo com o Vila Nova, no Melão. O time perdeu para o clube carioca, por 2 a 0, mas ganhou força diante do combalido vice-lanterna da Série B, venceu, sem dificuldades, e voltou a sonhar com a possibilidade de acesso à Série A do Brasileiro em 2015.

Para lembrar:

Time diferente. Depois de poupar titulares e ter outros impedidos de jogar, o que o levou a lançar uma equipe quase inteiramente reserva na derrota para o Vasco, por 2 a 0, o técnico Nedo Xavier escalou 10 jogadores diferentes para enfrentar o Vila Nova-GO. Apenas o zagueiro Ciro Sena foi mantido. A estratégia foi positiva para o Boa Esporte, que voltou a vencer.

Bandeirão anima torcida. O Melão não recebeu um grande público, na noite desta terça-feira, mas os torcedores presentes estiveram animados, especialmente com um bandeirão, que ajudou na festa.

Pouco tempo em campo. Após cinco jogos ausente por causa de lesão, o atacante Ualisson Pikachu voltou a se contundir e ficou em campo somente por pouco mais de 30 minutos em campo, contra o Vila Nova-GO. Ele saiu de campo com dores na coxa esquerda e foi substituído por Diego.

Karanga e Tomas são artilheiros do Boa. Com os dois gols marcados diante do Vila Nova-GO, Fernando Karanga chegou a oito tentos, mesmo número do meia Tomas, que também marcou o seu nesta terça-feira, e ambos são artilheiros do Boa na Série B.

BOA ESPORTE 2 X 0 VILA NOVA-GO

Data: 14/10/2014 (terça-feira)
Local: Estádio Melão, em Varginha (MG)
Árbitro: Carlos Ronne Casas de Paiva - AC
Auxiliares: Rener Santos de Carvalho - AC e Carlos Eduardo do Rosário Depizzol - ES
Cartões amarelos: Ciro Sena, Fernando Karanga (BOA); Nenê Bonilha (VILA NOVA-GO)
Gols: Fernando Karanga, aos 3 min do primeiro tempo; Fernando Karanga, aos 10 min do segundo tempo

BOA ESPORTE
João Carlos; Tinga, Ciro Sena, Thiago Carvalho e Marinho Donizete; Vinícius Hess, Wellington, Tomas e Clebson (Morato); Ualisson Pikachu (Diego) e Fernando Karanga (Romão)
Técnico: Nedo Xavier

VILA NOVA-GO
Cléber Alves; Arthur, João Paulo, Gabriel e Alisson (Felipe Macena); Leonardo, Radamés, Paulinho, Nenê Bonilha e Christiano (Lucas Sotero); Ítallo (Dimba)
Técnico: Wladimir Araújo