Topo

Ponte vence a Portuguesa e segue na ponta; Icasa empata com o Oeste

Do UOL, no Rio de Janeiro

17/10/2014 21h26

A Ponte Preta deu mais um passo para disputar a Série A na temporada de 2015 ao derrotar a Portuguesa por 3 a 0 nesta sexta-feira, no Canindé, pela 30ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. O time visitante, que marcou com Rafael Costa e Alexandro (dois), segue na ponta da competição com 57 pontos. Por outro lado, a equipe mandante segue na lanterna e se aproxima do rebaixamento.

Mesmo atuando fora de casa, a Ponte Preta parecia que jogava em seus domínios por conta da força de sua torcida. Os fãs da equipe de Campinas compareceram em bom número e cantaram muito durante a primeira etapa.

O time de Campinas tinha maior posse de bola e demonstrava maior organização. Mesmo assim, quem quase saiu na frente foi a Portuguesa, aos 11. Gabriel Xavier recebeu lançamento, finalizou de perna esquerda e Roberto salvou a Ponte Preta.

Os donos da casa perderam Lucas Caires, aos 27, após ele levar uma pancada na cabeça após uma dividida. O lateral esquerdo deixou o campo para entrada ao meio-campo Jean Mota. Lutando para evitar o rebaixamento, a Portuguesa ainda não tinha o apoio de sua torcida. Os poucos que compareceram ao Canindé fizeram diversos protestos contra a diretoria. No final da etapa, aos 46, Adrianinho, da Ponte, se envolveu em uma confusão com Diogo Orlando, da Lusa. O árbitro Marcelo Prieto aplicou cartão amarelo para os dois atletas. O primeiro tempo terminou empatado sem gols.

Bastou a segunda etapa começar para a Ponte Preta mostrar sua força e acabou abrindo o placar, aos oito. Jean Mota errou no meio-campo, a equipe de Campinas puxou um contra-ataque e Jonathan Cafu cruzou para Rafael Costa deixar sua marca.

O jogo era controlado pela Ponte Preta e a Portuguesa ainda teve Diogo Orlando expulso, aos 24, após entrar de bola após uma dividida com Fernando Bob. O time visitante acabou marcando mais um gol, aos 38, com Alexandro. Ainda deu tempo para o atacante fazer outro, aos 44, e dar números finais ao confronto.

Icasa e Oeste ficam no empate sem gols

Em um confronto que valia tentar ficar longe da zona de rebaixamento, Icasa e Oeste ficaram no empate sem gols, no Romeirão. O resultado acabou sendo ruim para os dois times. Os donos da casa chegou aos 29 pontos e continua longe de deixar a “degola.”

Por outro lado, os paulistas alcançaram os 35 pontos e perderam a chance de abrirem uma maior distância sobre as equipes ameaçadas de disputar a Série C em 2015.

O primeiro tempo foi marcado pelo equilíbrio porque os dois times marcaram forte e impediram o avanço do adversário. O lance mais claro aconteceu, aos 25, quando Zeca cobrou falta com perigo, mas a bola subiu demais.

A segunda etapa seguia equilibrada e o Icasa esteve mais próximo de marcar, aos sete. Lucas fez grande jogada pela esquerda, cruzou e a bola tocou em Dionísio antes de Daniel Gigante salvar em cima da linha. No entanto, os dois times continuavam pouco inspirados e o jogo terminou mesmo empatado sem gols.